Maioria dos cariocas vai fazer refeições em casa neste carnaval

Pesquisa realizada pela ASSERJ, com moradores da cidade do Rio, revelou que, além de dar preferência por comer em casa, refeições leves superaram a feijoada

por Redação

Uma das datas mais celebradas e aguardadas pelo carioca, o feriado de Carnaval mexe com o turismo, a economia e com os supermercados, que reforçam seus estoques para atender os foliões. Pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) revelou que, para 49,7% dos moradores da cidade, neste Carnaval, as refeições principais serão realizadas em casa, por conta do custo elevado de comer na rua. Outros 39,3% dos pesquisados devem optar por fazer parte da alimentação em casa e outra com lanches rápidos na rua. Apenas 11% afirmaram preferir comer na rua.

Uma tradição do Carnaval, a feijoada, perdeu o posto de preferência entre os moradores da cidade do Rio. O levantamento mostrou que, além de se alimentar em casa, os 42,8% dos foliões querem fazer refeições mais leves, como salada e alguma proteína. Para 36,5%, o churrasco com carne, frango e linguiça será a opção principal. Cerca de 13,5% vão optar pela praticidade, com alimentos congelados e de fácil preparo. A feijoada só deve entrar no cardápio de 8,2% dos cariocas.

Quando o assunto é a bebida alcoólica, para maiores de 18 anos, a cerveja é a escolha principal de 59,4% dos pesquisados. Seguido pelas bebidas destiladas (vodca, cachaça, entre outras) com 25,5%. Vinhos e espumante só entrarão nas compras de 15,1% dos foliões neste Carnaval. Quando questionados sobre quais bebidas não alcoólicas são a preferência da família, a liderança ficou com os refrigerantes (37,7%), seguido pela água (34,3%) e pelos sucos (28%).

Sobre a ida aos supermercados, para abastecer a despensa e se preparar para a folia, os cariocas estão divididos. Para 50,6% dos entrevistados, a visita ao supermercado deve ocorrer mais em cima da hora. Outros 49,4% já planejaram previamente suas compras de Carnaval.

Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, o Carnaval deste ano mostra que os cariocas estão atentos e que devem economizar realizando mais refeições em casa. “Durante o carnaval, mais foliões pretendem se alimentar em casa, impacto direto do valor mais elevado das refeições fora do lar. Vale destacar que os cariocas também estão mais conscientes e vão dar preferência para comidas mais leves, como saladas e proteínas, desbancando o churrasco e a feijoada, provavelmente impactados com o surto de calor que a cidade vem enfrentando”, finaliza o executivo.    

ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/

Instagram: @asserjsupermercados 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
Send this to a friend