Espectadores de 17 cidades ainda têm como assistir aos longas-metragens da 16ª edição do Festival de Cinema Francês do Brasil. Alguns exibidores participam da repescagem com sessões se estendendo até 21 de dezembro. As cidades participantes são Balneário Camburiú (RS), Búzios (RJ), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Itaipava (RJ), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Niterói (RJ), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP). Confira AQUI a programação com os cinemas, filmes e as datas de exibição.
Único evento francês de âmbito nacional e simultâneo, com mais de dois milhões de espectadores desde sua criação, o festival – realizado entre 27 de novembro e 10 de dezembro – traz um clássico, A Cabra, e 20 obras recentes de gêneros variados como dramas, comédias românticas e animação. Algumas delas foram exibidas e premiadas nos principais festivais do mundo deste ano, como Cannes e Veneza.
Ainda dá tempo de conferir obras de diretores consagrados como O Estrangeiro, de François Ozon, e Jovens Mães, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne; de cineastas reconhecidos como Vizinhos Bárbaros, de Julie Delpy; Mãos à Obra, de Valérie Donzelli – vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2025; O Apego, de Carine Tardieu e 13 Dias, 13 Noites, de Martin Bourboulon. Ou da nova geração como O Segredo da Chef, de Amélie Bonnin – que abriu o Festival de Cannes 2025 – e Os Bastidores do Amor, de Victor Rodenbach.
Os filmes trazem também atuações memoráveis de artistas como Isabelle Huppert – convidada de honra do festival – em A Mulher Mais Rica do Mundo; Omar Sy e Vanessa Paradis em Fora de Controle; Bastien Bouillon em Mãos à Obra e O Segredo da Chef; Pio Marmaï em O Apego; Roschdy Zem em 13 dias e 13 noites e Eu, Que Te Amei; e Pierre Richard – homenageado desta edição – em Sonho, Logo Existo, filme que também dirige. Confira as sinopses dos filmes AQUI.
O Festival de Cinema Francês do Brasil tem apoio de Varilux – marca do grupo Essilor Luxottica – como “patrocinador master” e patrocínios do banco BNP PARIBAS, da EDENRED, da VOLTALIA, do FAIRMONT e da AIR FRANCE, além do Ministério da Cultura – por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros essenciais são as Alianças Francesas, a Embaixada da França no Brasil, além das distribuidoras dos filmes, os exibidores de cinema independente e as grandes redes de cinema comercial.
Siga FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL nas redes:
Instagram / TikTok / Facebook / Youtube / Giphy / Spotify: @FestCineFrancesBR
hashtag: #FestCineFrancêsBR
A BONFILM
Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Festival Varilux de Cinema Francês) que, nos últimos 15 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 2 milhões de espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e contou com uma edição recente em São Paulo em 2024. A produtora Bonfilm também é idealizadora, em São Paulo, do Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual, integralmente dedicado a exposições culturais em realidade virtual, como ‘Uma Noite com os Impressionistas’ e ‘Mundos Desaparecidos’.
