Mar Aberto: Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita no dia 21 de setembro

No sábado, dia 21 de setembro, as portas do Museu de Arte do Rio estarão abertas, sem cobrança de ingresso, a todos que quiserem conhecer as exposições e ainda participarem das atividades que celebram o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. O MAR Aberto é um oferecimento da Equinor, empresa patrocinadora master do Museu. Na ocasião será realizado o III Fórum de Acessibilidade e Inclusão MAR 2024 que terá na sua programação uma conversa com convidados, oficina de dança e batalha de passinho.

“Aumentar o acesso dos brasileiros a iniciativas culturais está em plena sintonia com os objetivos da Equinor. Acreditamos que, por meio da educação, do esporte e da cultura, podemos contribuir para a criação de valor local sustentável e para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e justa. Desde 2018, o MAR tem sido um parceiro estratégico nesse esforço, oferecendo uma oportunidade singular para que nossos valores se materializem. Integrar a agenda de diversidade em um espaço tão relevante para o Rio de Janeiro e para o Brasil nos enche de orgulho e satisfação,” destaca Veronica Coelho, Presidente da Equinor no Brasil.

Na mesa de abertura do III Fórum de Acessibilidade e Inclusão do MAR, além do lançamento dos últimos recursos de acessibilidade do museu, será realizada uma conversa sobre a cultura DEF, que são os produtos culturais, como música, arte, peças teatrais e filmes produzidos por pessoas com deficiência e também sobre movimentos anticapacitistas na arte, na cultura e no mundo corporativo. E ainda, será feito o lançamento carioca do Mapeamento Acessa Mais, iniciativa em parceria da SEFLI/Ministério da Cultura em parceria com a UFBA. A proposta da pesquisa é mapear os profissionais com deficiências da cultura e acessibilidade cultural do Brasil. 

No período da tarde será realizada a oficina de passinho ministrada por Celly IDD, referência no movimento funk que vêm investigando sobre os caminhos de interação dos graves do batidão com a corporeidade surda. A oficina será aberta para surdos e ouvintes. Ainda durante a programação haverá uma Batalha de dança All Style, onde todos os estilos de danças urbanas serão contemplados. À frente da Batalha teremos o grupo Imperadores da Dança convocando todos os corpos que dançam para batalhar e concorrer a um prêmio. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público. O MAR Aberto vai expandir o acesso do público às exposições e ao Museu como um todo. “Garantir o acesso aos bens culturais demanda um esforço conjunto de diversos setores, além de investimentos e políticas voltadas para a democratização da cultura. Por isso, é uma grande satisfação para nós celebrar a gratuidade do MAR, em parceria com a Equinor, nossa patrocinadora Master. Somos um espaço plural, onde a convergência de diferentes protagonismos se torna cada vez mais evidente. A gratuidade oferecida pelo MAR Aberto reforça a missão do Museu de Arte do Rio de proporcionar conhecimento, cultura e arte a todos os públicos”, afirma Sandra Sérgio, diretora executiva do Museu.

EQUINOR

A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. Com portfólio que abrange petróleo, gás, energias renováveis e soluções de baixo carbono, a Equinor é a principal operadora na plataforma continental norueguesa.

No Brasil, área estratégica internacionalmente para a companhia, o portfólio crescente conta com ativos em óleo e gás (O&G) e energias renováveis. Em O&G, a companhia tem projetos em desenvolvimento, incluindo Raia e Bacalhau, e ativos em produção, como Peregrino e Roncador. Em renováveis, a empresa conta com ativos em energia solar em operação – as plantas solares Apodi e Mendubim, além de ter adquirido em 2023 a Rio Energy, empresa líder em energia renovável onshore no país.

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

 ”Para a OEI, o Museu de Arte do Rio (MAR) é um espaço fundamental que conecta a cultura carioca ao mundo, preservando e valorizando as expressões artísticas locais. Por meio de suas exposições e iniciativas educativas, o MAR não apenas promove o acesso à cultura, mas representa um convite ao diálogo e à pluralidade, algo de extrema importância para a coesão de nossa sociedade”, comenta Rodrigo Rossi, Diretor da OEI no Brasil. Em 2024, a OEI e o Instituto Arte Cidadania (IAC) celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o IAC passa a auxiliar na correalização da programação.

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor e a Globo como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta.

A Machado Meyer Advogados e a Wilson Sons também apoiam o MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

PROGRAMAÇÃO – 21 de setembro

MAR ABERTO: sábado gratuito

Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: 11h às 18h (última entrada às 17h)

10h30 – 12h

Anticapacitismo e Cultura DEF + Lançamento RJ do Mapeamento Acessa Mais

Representante Able Equinor;

Amanda Lyra;

Aline Zeymer – MinC

Mediação: Rita Valentim

Auditório

13h30 – 15h

Oficina Funk e Passinho – para surdos e ouvintes 

Celly Idd e convidado

Sala 2.2

15h30 – 18h

Batalha de dança All Style com Idd  

Imperadores da Dança;

Felipe Berty

Pilotis

 

 

Related posts

Jantar de Ano Novo no Xerelete 

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024