“MAR de Música” retorna à programação do Museu de Arte do Rio com rodas de choro e samba

MAR

O “MAR de Música” está de volta com a temporada “Sons do Rio”. As apresentações musicais são dedicadas especialmente aos ritmos característicos do Rio de Janeiro, como o choro e o samba. A retomada do projeto acontece na próxima terça-feira, 22 de outubro, no Pilotis do Museu de Arte do Rio. Quem comanda a nova temporada é a roda de samba de Raoni Ventapane & Mestre Wallan, sempre com convidados especiais. Nesta terça (22) quem faz a participação especial é o cantor e compositor Zé Luiz, intérprete da escola de samba Império Serrano. A entrada é gratuita, assim como o acesso às exposições, no horário de funcionamento do MAR. 

Numa combinação única, as rodas de samba e de choro serão alternadas, sempre às terças-feiras e prometem animar o público com algumas das mais emblemáticas músicas do cancioneiro popular brasileiro. No dia 29 de outubro será a vez da roda de choro Grapiúna se apresentar no MAR. Em novembro, por conta das atividades do G20, os shows acontecem no dia 05 com Roda de Samba de Raoni Ventapane & Mestre Wallan e o convidado da Portela, Wanderley Monteiro. Já no dia 26 de novembro, o grupo Choro Novo promete trazer a beleza da sonoridade instrumental ao Pilotis do Museu. 

Em dezembro serão três apresentações: no dia 03 de dezembro, Raoni e o Mestre Wallan recebem Bico Doce da Mangueira. Na terça, 10 de dezembro, é a vez do grupo Ernestos’s no Choro receberem o Sexteto da Orquestra Jovem de Choro Jonas Barros. Finalizando a temporada, a apresentação do dia 17 dezembro fica por conta do Terreiro de Criolo, com a participação de Gera com a Bateria da escola de samba Vila Isabel.

O projeto, criado em 2014, nasceu com o objetivo de aproximar a linguagem musical do espaço do museu, e assim unir as artes visuais e a música. Ao todo, já foram realizadas 52 edições, levando aos pilotis do MAR um público de mais de mais de 55 mil pessoas. Vários artistas já passaram pelo MAR de Música, entre eles, Elza Soares, Otto, Diogo Nogueira, Linn da Quebrada, o rapper BK, o grupo Samba Que Elas Querem e Galocantô. O MAR de Música retorna a programação do museu e terá ao todo 7 edições até o final de 2024. O evento, que acontece às terças-feiras, é gratuito e sujeito a lotação. Em todas as terças, a entrada para a visitação das exposições do MAR também é gratuita.

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

 ”Para a OEI, o Museu de Arte do Rio (MAR) é um espaço fundamental que conecta a cultura carioca ao mundo, preservando e valorizando as expressões artísticas locais. Por meio de suas exposições e iniciativas educativas, o MAR não apenas promove o acesso à cultura, mas representa um convite ao diálogo e à pluralidade, algo de extrema importância para a coesão de nossa sociedade”, comenta Rodrigo Rossi, Diretor da OEI no Brasil. Em 2024, a OEI e o Instituto Arte Cidadania (IAC) celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o IAC passa a auxiliar na correalização da programação.

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor e a Globo como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta.

A Machado Meyer Advogados e a Wilson Sons também apoiam o MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

SERVIÇO
Local: Museu de Arte do Rio – MAR
Endereço: Praça Mauá, 5, Centro
MAR de Música – Sons do Rio
Praça Mauá, 5 – Centro/ RJ
Pilotis do MAR
Horário: 18h – evento sujeito a lotação

22/10 -SAMBA

  • Nome do grupo: Roda de samba do Raoni Ventapane & Mestre Wallan
  • Convidado: Zé Luiz do Império

29/10 – CHORO

  • Nome do grupo: Grapiúna 

05/11 – SAMBA

  • Nome do grupo:  Roda de samba do Raoni Ventapane & Mestre Wallan
  • Convidado: Wanderley Monteiro (Portela)

26/11 – CHORO

  • Nome do grupo: Choro Novo

03/12 – SAMBA

  • Nome do grupo:  Roda de samba do Raoni Ventapane & Mestre Wallan
  • Convidado: Bico Doce (Mangueira)

10/12 – CHORO

  • Nome do grupo: Ernestos’s no Choro
  • Convidado: Sexteto da Orquestra Jovem de Choro Jonas Barros

17/12 -SAMBA

  • Terreiro de Crioulo
  • Encerramento Bateria com Gera (Vila Isabel)

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio