MAR lança edital para o Projeto Percursos Formativos 2024

Aprender sobre o funcionamento de um dos maiores Museus brasileiros e ainda ganhar capacitação profissional em aulas ministradas por colaboradores da instituição são alguns dos principais pontos do projeto Percursos Formativos, que será lançado na quinta-feira (02/05). O Museu de Arte do Rio irá publicar o edital do projeto que visa formar e promover a qualificação de jovens da rede pública de ensino e de regiões periféricas do município do Rio de Janeiro na produção da arte e da cultura. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 02 a 20 de maio de 2024.

No programa, o Museu de Arte do Rio oferece bolsas de estudo para jovens da rede pública de ensino e de regiões periféricas do município do Rio de Janeiro que queiram participar de uma imersão artística e cultural. Ao longo dos seis meses de Percursos Formativos, os estudantes mergulham no universo da produção e gestão cultural e conhecem todas as áreas do museu, seus bastidores e processos criativos. Desta maneira, o MAR contribui para a  pesquisa e profissionalização teórico-prática de jovens que desejam atuar no setor da arte, fornecendo o conhecimento necessário e inserindo-os numa rede de networking

A nova edição será destinada a 10 jovens com idade de 16 a 21 anos, moradores de Barra de Guaratiba, Guaratiba e Pedra de Guaratiba, que sejam atualmente estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade de 16 a 21 anos que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. Nesta edição, 60% das vagas oferecidas serão reservadas à jovens que, além de cumprirem os requisitos acima, tenham concluído o projeto Pacto Pela Juventude (PPJ), na Trilha Formativa de Cultura, nos Núcleos Territoriais de Guaratiba e de Pedra de Guaratiba, promovido pela a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUV-RIO). Devendo os 40% demais das vagas serem preenchidas pelo público da ampla concorrência. “Nós, da Secretaria da Juventude, estamos muito orgulhosos de nossa parceria com a Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio por meio do projeto Percursos Formativos. Desde 2019, este projeto tem sido fundamental para a formação e promoção de jovens da rede pública e de regiões periféricas do Rio de Janeiro na arte e cultura. Esta parceria representa um passo significativo em nossa missão de oferecer oportunidades transformadoras para a juventude carioca, capacitando-os e incentivando seu crescimento pessoal e profissional”, destaca Gabriella Rodrigues, Secretária  da Juventude. 

O formato do Projeto é composto por 9 (nove) percursos formativos, no sentido literal de percorrer as diversas áreas e processos de um museu com seus representantes  para entender competências como:  pesquisa e curadoria, práticas artísticas, museologia, educação, comunicação, produção cultural e administração. Em 2024, sob a gestão da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o projeto Percursos Formativos também consolida o seu aspecto profissionalizante, oferecendo um módulo voltado para boas práticas de gestão cultural, como conhecimentos sobre aplicação para editais e leis de incentivo, construção de portfólio, e outros aspectos importantes para promoção profissional. 

Esta é a 6ª edição do projeto, que desde 2019 já selecionou jovens dos bairros de Santa Cruz, Pavuna e da Zona Portuária. Cada edição costuma ter até 10 alunos e conta com cerca de 180 horas de estudo presencial e 80 de ensino à distância. Como resultado final, os selecionados tomam a iniciativa de desenvolver dispositivos artísticos: entre os realizados nos últimos cinco anos, destacam-se a produção de livros, documentários, curtas e festivais de arte que retratam, impactam e beneficiam as áreas de origem dos seus criadores.

A Co.liga é parceira  com cursos auto instrucionais, disponíveis em plataforma digital. Amparados por aulas, oficinas, mentorias, palestras, visitas, mão-na-massa, e outras experiências, os 10 alunos que forem selecionados para a edição de 2024 do Percursos Formativos vão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) ao longo dos seis meses de duração do projeto. A Escola do Olhar tem por objetivo com o projeto Percursos Formativos oferecer qualificação e aperfeiçoamento aos jovens em situação de vulnerabilidade econômica. “Ações como o Projeto Percursos Formativos reforçam o nosso compromisso em contribuir para a formação e inserção profissional das juventudes nas áreas de arte, educação e cultura. O Museu de Arte do Rio, por meio do importante trabalho realizado pela Escola do Olhar, tem promovido a inclusão dos jovens em imersões de qualificação que ampliam perspectivas e horizontes. A parceria com a Secretaria de Juventude, juntamente com a Co.liga, é fundamental para descentralizar as oportunidades e alcançar jovens de outros territórios. Nosso papel vai além da promoção da cultura; somos um equipamento comprometido em gerar oportunidades significativas para as novas gerações”, afirma Sandra Sérgio, Diretora Executiva do Museu de Arte do Rio e Coordenadora Nacional de Projetos Especiais da OEI no Brasil

Os interessados poderão se inscrever entre os dias 02 a 20 de maio de 2024 por meio do formulário digital disponível no link:

 https://forms.gle/H31N35stwqEtqXGu6.

ACESSE O EDITAL:  

https://museudeartedorio.org.br/wp-content/uploads/2024/05/MAR_ESCOLA-OLHAR_percursos-formativos_2024_EDITAL_final.pdf

Museu de Arte do Rio

O MAR é um museu da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Roberto Marinho. “Nosso papel enquanto museu é incomodar. Gerar experiências que nos tirem do lugar de conforto”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero. “Um museu como o MAR é parte do compromisso de nossa gestão com a cultura. Mais do que isso, com a cultura como vetor de inclusão e transformação. Exposições fazem com que as pessoas se vejam refletidas em suas trajetórias e são um convite para que estes espaços sejam também lugar de afeto.”

Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.  “O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Leonardo Barchini, Diretor da OEI no Brasil. Em 2024, a OEI e o Instituto Arte Cidadania (IAC) celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o IAC passa a auxiliar na correalização da programação.

O MAR é mantido com recursos próprios da Prefeitura do Rio, tendo, igualmente, o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor e a Globo como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta. A Machado Meyer Advogados e a Wilson Sons também apoiam o MAR. 

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Related posts

Tom na Fazenda em temporada popular Teatro Carlos Gomes

29º Cartório de Ofício de Notas oferece atendimento em horário especial neste feriado de São Sebastião

Colônia de férias gratuita no Caju: projeto social oferece atividades para crianças acima de 6 anos