Marcia Castro lança o álbum “Roda de Samba Reggae” com duas apresentações no Teatro Nelson Rodrigues

Márcia Castro por Pedrita

Homenageando o samba reggae e as batidas das história, enquanto pilar fundamental musical da Bahia, a cantora Marcia Castro dá início, no final de novembro, ao lançamento do álbum “Roda de Samba Reggae”, com dois shows na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues, na sexta-feira (29) e no sábado (30). No palco, a cantora apresenta o repertório do álbum, que será lançado oficialmente nas plataformas digitais no dia 05 de dezembro e que traz uma cuidadosa seleção de canções que marcam a trajetória de vida e carreira da artista, incluindo faixas como “Madagascar”, “Jeito Faceiro” e “Faraó”. Nesse novo trabalho, Marcia Castro faz uma ampla homenagem aos ícones da música baiana que consagraram o samba reggae mundialmente, como os blocos afros Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza, Banda Mel, Banda Reflexu’s, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, entre outros.

No dia 29 (sexta), a apresentação se inicia às 19h e, no dia 30 (sábado), às 18h. A entrada dos shows é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria da CAIXA Cultural 30 minutos antes do início das apresentações.

Projeto autoral que marcou o último verão, a “Roda de Samba Reggae” de Marcia Castro reafirma a relevância do ritmo musical como símbolo de luta, pertencimento e celebração da cultura negra, fazendo um passeio pela originalidade da música da Bahia, celebrando o samba reggae criado pelo Mestre Neguinho do Samba, fundador do Olodum. Produzido pelo talentoso baixista e historiador Fabrício Mota, o álbum completo, que conta com 21 faixas, ganhou registro audiovisual em março deste ano durante as comemorações dos 475 anos de Salvador, com participações especiais do Cortejo Afro, Pierre Onassis e Anderson do Samba.

“Bebo dessa fonte desde criança, quando escutava as canções no rádio, até me tornar foliã, na adolescência, e formatar minha base artística a partir desse repertório. Fazer a ‘Roda de Samba Reggae’ é resgatar músicas que fazem parte da memória das pessoas que viveram a década de 80. Às vezes, músicas que não são nem tão conhecidas, mas estão ali no nosso inconsciente, sobrevoando as nossas memórias”, explica Marcia Castro.

Para além do repertório musical, o projeto assinado pela Isé Música Criativa, traz estética potente e permeada de afro-baianidade na assinatura de cenografia e figurinos, com estampas assinadas pelo artista plástico Alberto Pitta, fundador do Cortejo Afro, e design de moda de Zedu Carvalho, contando, também, com a direção de arte de Alice Freire.

Marcia Castro, que já dividiu o palco com ícones da música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Elza Soares e Baby do Brasil, lançou em 2021 o seu quinto disco de carreira, intitulado “Axé”, que contou com participações de Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes. Com “Roda de Samba Reggae”, ela utiliza sua voz poderosa para dar voz à valorização da cultura que fundamenta a música baiana, reafirmando seu papel como uma das grandes intérpretes da cena musical brasileira.

“Esse trabalho traz um fluxo espontâneo de canções que pertencem à nossa baianidade tão forte e que integram a identidade cultural brasileira. É muito além de estar ali cantando algumas músicas, é trazer sentido realmente de memória e de afeto que vai da gente e passa para o público”, completa a artista.

SERVIÇO “RODA DE SAMBA REGGAE”

  • Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
  • Endereço: Avenida República do Paraguai, 230 – Centro (Próximo à estação Carioca do Metrô)
  • Datas: De 29 e 30 de novembro de 2024
  • Horário: 29/11 as 19h e 30/11 as 18h
  • Ingressos Gratuito, retira 30 minutos antes na bilheteria
  • Classificação indicativa: livre
  • Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio