No dia 17 de novembro de 2024, às 16h, o Centro da Música Carioca Artur da Távola será palco da contação de história que celebra a vida de uma heroína pouco conhecida da nossa história: Maria Felipa, que queimou quarenta navios durante a Independência da Bahia, em 1823, contribuindo para a luta pela independência do Brasil.
O espetáculo nasceu a partir do questionamento da autora e narradora Paty Lopes: “Como essa história não chegou antes para mim?”. Desde então, Paty atravessa diversas formas de arte para apresentar essa figura histórica ao público, especialmente para as crianças, utilizando uma linguagem lúdica e interativa.
Após sucesso em São Paulo, incluindo apresentações no prestigiado Centro Cultural Fiesp e ser contemplada no edital da tradicional Cia. de Teatro Os Satyros, o projeto agora chega ao Rio de Janeiro, trazendo um espetáculo repleto de encanto e aprendizado.
A contação de história “Maria Felipa para Crianças” combina teatro de animação com personagens, como Dona Arraia e Peixe Riobaldo, que acompanham a heroína em sua jornada. A personagem de Maria Felipa ganha vida através da interpretação de Lucciana Laura. A autora destaca a importância de uma literatura antirracista, defendendo a necessidade de combater o racismo, inclusive nos conteúdos destinados ao público infantil.
O espetáculo também faz uso de figurinos e bonecos sustentáveis, criados por Ricardo Rocha, reforçando o compromisso com a preservação ambiental. As crianças são convidadas a cantar músicas de roda e interagir com os personagens, promovendo uma vivência lúdica que alia entretenimento e reflexão.
Sobre Paty Lopes Paty Lopes é crítica teatral, dramaturga premiada pelo Sesi Firjan e idealizadora de projetos como o “Rádio Negro”, uma exposição apresentada pelo Museu de Imagem e Som (MIS) em 2022, que homenageou o centenário do rádio e destacou o impacto de grandes vozes negras na sua história. Paty estudou com Sinara Rubia, mestra em Relações Étnico-Raciais, no curso de Contação de Histórias de Inspiração Griô e Literatura Infantojuvenil Negra, realizado no Sesc Tijuca.
Ficha Técnica
- Dramaturgia: Paty Lopes
- Direção cênica: Júlio Luz
- Elenco: Paty Lopes e Lucciana Laura
- Direção de Movimento: Bellas da Silveira
- Figurinos e elementos cênicos: Ricardo Rocha
- Realização: Lamparina Produções Culturais
Serviço
- Data: Domingo, 17 de novembro de 2024
- Horário: 16h
- Duração: 45 minutos
- Ingresso: R$ 40,00
- Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola
- Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro
- Informações: (21) 3238-3831
- Classificação etária: Livre
- Capacidade: 161 lugares
Vendas: https://riocultura.