InícioMúsicaMaria Marcella homenageia Dolores Duran com o single ‘Por Causa de Você’,...

Postagens relacionadas

Maria Marcella homenageia Dolores Duran com o single ‘Por Causa de Você’, que chega dia 5 de maio nas plataformas

Dolores Duran sempre foi uma forte influência musical para a cantora Maria Marcella. Quanto mais ouvia e conhecia a história da artista, mais ela se apaixonava pela compositora, mulher forte, marcante e responsável por verdadeiros hinos da MPB. Agora, toda essa admiração vai virar homenagem com o projeto “Maria Marcella Canta as Dores de Dolores Duran”, cujo primeiro single, “Por Causa de Você”, faixa composta em 1957 por Dolores e Antônio Carlos Jobim, tem lançamento marcado para 5 de maio em todas as plataformas, via Kuarup.

Em 19 de maio, Maria Marcella lançará a gravação de “A Banca do Distinto”, e no dia 2 de junho, sai o álbum, o terceiro da artista, com nove versões. A produção musical e os arranjos são de Patrick Angello.

SHOW DE LANÇAMENTO: Para celebrar o lançamento do projeto e comemorar a vida de Dolores Duran, Maria Marcella fará um show dia 8 de junho de 2023, na casa que leva o nome da homenageada, o Dolores Club, no Rio de Janeiro, próximo à data em que a cantora e compositora, se estivesse viva, completaria 93 anos. Será uma estreia marcante para o local, que receberá pela primeira vez um show exclusivo em homenagem à Dolores.

Com um repertório cuidadosamente selecionado, o projeto “Maria Marcella canta as dores de Dolores Duran” traz uma mistura de clássicos e músicas menos conhecidas, todas executadas com paixão e admiração. Para dar início aos lançamentos, Maria Marcella optou por um hit, que traz também uma história curiosa.

Tom Jobim contava que “Por Causa de Você” tinha melodia sua e receberia uma letra de Vinícius de Moraes. O compositor, então, tocou a canção para sua amiga Dolores. Após ouvir, em menos de cinco minutos, ela escreveu (com lápis de maquiagem) uma letra que encantou Tom, e também Vinícius, que acabou gentilmente desistindo dos seus versos. Tom dizia que era uma das melhores letras que já fizeram para ele.

“Além da canção ser uma das mais conhecidas, ‘Por Causa de Você’ é a que eu mais amo. Inclusive, já gravei ela para colocar no YouTube há alguns anos, mas toda vez que ouço, tenho vontade de gravar novamente. É como se fosse uma paixão que reaparece e eu me apaixono de novo, de novo e de novo”, diz.

A admiração de Maria Marcella por Dolores Duran vai muito além do âmbito musical e passa também pela ousadia da cantora e compositora. Dolores era uma mulher negra, de personalidade forte, que cantava na noite e vivia intensamente, enfrentando o conservadorismo da época. Dolores também não se importava com o corpo fora dos padrões, algo que também gera identificação em Maria Marcella.

“Nos anos 50, ela era uma mulher muito à frente do seu tempo. Frequentava festas, trabalhava e era boêmia. Por outro lado, também era romântica, sentimental, sociável, bem-humorada… Eu gosto dessa dualidade e ousadia pela vida. Eu também sou assim. Quando se escolhe homenagear a obra de uma artista, é necessário um envolvimento que vai muito além do musical”, analisa.

Para as fotos de divulgação do projeto, Maria Marcella decidiu reviver capas icônicas de Dolores Duran, que vão estampar os lançamentos até junho.

“É a minha forma de reverenciá-la por ter nos deixado uma obra única. Ela é uma inspiração. Eu preciso cantar Dolores. Eu desabafo com Dolores, eu me liberto, eu me sinto mais feliz cantando ela”.

Maria Marcella quer apresentar a obra de Dolores Duran às novas gerações

Para Maria Marcella, Dolores Duran merece um destaque maior entre as novas gerações e ela sente que uma das missões do projeto também é apresentá-la aos que ainda não a conhecem:

“Apesar de toda a importância e relevância de Dolores Duran para a história da música brasileira e em ser ainda hoje a compositora brasileira mais gravada, a artista não é tão homenageada quanto deveria”, opina a cantora que tem como influências musicais divas como Dalva de Oliveira, Billie Holiday e intérpretes de jazz dos anos 50.

Dolores Duran compôs canções famosas, como “Por Causa de Você” e “A Noite do Meu Bem”, que também estará no projeto. Elas foram regravadas por diversos artistas e se tornaram clássicos ao longo dos anos. Dolores abriu portas para que diversas cantoras e artistas brasileiras se sobressaíssem no cenário nacional, criando protagonismo num lugar que, até então, era somente masculino. Morreu em 1959, aos 29 anos.

SOBRE MARIA MARCELLA: Nascida no Rio de Janeiro em dezembro de 1992, Maria Marcella é formada em Canto Popular e Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música- RJ. A cantora profissional, intérprete e educadora musical possui em seu histórico parcerias ilustres como Dori Caymmi, Gilson Peranzzetta e João Coutinho. Atualmente, com quatro obras disponíveis nas plataformas digitais. Lançou seu 1º álbum intitulado “Maresia” em 2017, o 2º álbum em parceria com músico renomado, Dori Caymmi, intitulado “Dentro D’Água”, o 3º em 2021, no formato de EP “Mudanças do Amor” contendo 4 canções, sendo 2 em parceria com o pianista Gilson Peranzzetta. Seu último EP, “Maria Canta João”, com direção musical e arranjo de Patrick Angello, foi lançado em abril de 2022, em homenagem ao repertório de João Bosco, João Donato e João Gilberto.

FICHA TÉCNICA:

  • Voz: Maria Marcella
  • Violão/Produção Musical/Arranjos: Patrick Angello
  • Percussão: Edgar Araujo
  • Baixo Acústico: Adriano Giffoni
  • Piano: João Coutinho
  • Bandolim: Luis Barcelos
  • Estúdio Araras: Sérgio Lima Netto
  • Mixagem e masterização: Sérgio Lima Netto e Patrick Angello
  • Gravadora: Kuarup 
  • Fotografia: Clarissa Ribeiro
  • Maquiagem: Patrícia Soares

SIGA MARIA MARCELLA:

Instagram: https://www.instagram.com/cantoramariamarcella/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/68hbRf6pvg1WZ9lGX68zgh

Youtube: https://www.youtube.com/@cantoramariamarcella7562

Últimas postagens

Compartilhe
Send this to a friend