A fotógrafa e artista visual, Marina S. Alves expõe “Amamentamos Esse País”, composta por obras inspiradas em memórias afetivas de mães que perderam seus filhos pela violência do Estado

Foto; Marina S. Alves

A Exposição “Amamentamos esse País”, da fotógrafa e artista visual, Marina S. Alves,  foi conduzido por cinco anos, fruto de uma imersão com quatro mães, Mônica Cunha, Bruna da Silva, Nívia Borges e Nádia dos Santos, que se apoiam após dividirem a dor da perda dos seus filhos para a violência do Estado. Ela pode ser visitada gratuitamente até dia 28 de setembro no Retratos Espaço Cultural,  na Glória – Rua Benjamin Constant, 115 A.

Com curadoria de Nana Moraes, a exposição é compostas por fotografias, instalações e fotomontagem que suturam memórias afetivas nas histórias de cada menino e seus sonhos, os cuidados que foram recebidos durante a infância, a carteira de vacinação, a de trabalho, o retrato 3×4, tudo de uma forma singular. Quem foram aqueles meninos durante a vida? “O processo de concepção do trabalho foi realizado por uma metodologia que trouxe através dos objetos histórias de vida. Um exercício de escuta criativa e valorização de memórias saudáveis. É um trabalho que fala sobre entre mundos e sobre interrupções de trajetórias. Eu não criei esse trabalho sozinha, as mães assinam comigo. As palavras delas deram o rumo para a construção das imagens, elas foram o contexto”, afirma Marina.

“Amamentamos esse País” também faz uma referência a vestígios históricos que conectam as dinâmicas sociais dessas mães na luta pela sobrevivência à vivência das amas de leite de outros tempos.  “Essas mães saem de suas casas, muitas delas das favelas, deixando seus filhos vulneráveis à violência local para cuidar do bem estar dos mais favorecidos economicamente”, questiona Marina, que completa: “Como não lembrar das mães pretas que tiveram seus filhos, se não assassinados, retirados de seus seios de forma tão precoce para alimentar os filhos dos barões?”

SERVIÇO:

De Quarta a sexta – De 17h às 22h./ Sábado – De 13h às 22h./Domingo 13h às 21h. Gratuita.

Retrato Espaço Cultural – Rua Benjamin Constant, 115 A – Glória. Visita Guiada e Informações: (21) 99228-1071 (Lígia).

Related posts

Exposição antológica de Maria Bonomi acontece no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, de 6 de setembro a 16 de novembro

Últimas semanas da exposição Expedição, de Susanne Schirato, no Centro Cultural Correios RJ

Debaixo da terra, um segredo canta