Início » Martin Pizzarelli Trio traz clássicos do swing ao Manouche e ao Soberano Itaipava

Martin Pizzarelli Trio traz clássicos do swing ao Manouche e ao Soberano Itaipava

por Redação
Trio Martin Pizzarelli

“Spot on Swing” reúne o Martin Pizzarelli Trio, o contrabaixista acústico, – respectivamente filho e irmão das lendas Bucky e John Pizzarelli – mais o pianista Larry Fuller e o cantor/guitarrista Ricardo Baldacci. O trio chega pela primeira vez ao Brasil e se apresenta na noite CJUB Jazz Nights no Manouche no dia 17 de setembro, sábado, e no Soberano Itaipava no domingo, dia 18/09.

O trio sem bateria, a-la Nat King Cole, de maneira moderna e com muita propriedade, interpreta os clássicos do Swing, estilo popular de jazz, que foi base para difusão do cancioneiro popular norte-americano e celeiro para grandes improvisadores do estilo.

Os três têm, e muito, pedigree no jazz. Martin Pizzarelli é, como citado acima, filho e irmão das lendas Bucky e John Pizzarelli, Larry Fuller, incendiário pianista de ícones do jazz como Ray Brown, Ernestine Anderson e o próprio John Pizzarelli, e o cantor e guitarrista Ricardo Baldacci, é brasileiro com enorme carreira internacional e amplo domínio do idioma do swing.

Em fevereiro de 2017 Pizzarelli, Baldacci e Fuller e se reuniram numa tarde no estúdio de gravação Trading 8s em New Jersey, para, sem compromisso, gravarem algumas faixas na companhia do engenheiro de som Bill Moss.

Este encontro se transformou no CD “Spot On Swing” que integra o nome do trio batizado por Martin, faz menção ao momentâneo e espontâneo, tal como se deu o encontro entre amigos que decidiram o repertório, criaram os arranjos e gravaram um disco (que nem estava programado) em três horas. Assim como se registrava o jazz nos tempos dourados da Era do Rádio.

O grupo é uma consequência do álbum “Brothers in Swing”, feito em Nova Iorque em 2015, que contava também com Baldacci como líder, o pianista australiano Konrad Pazskudzki e o lendário e saudoso guitarrista de jazz norte-americano Bucky Pizzarelli, falecido em 2020 aos 94 anos.

Agora em 2022, finalmente o trio conseguem se reunir para uma turnê que contará com o repertório do CD, números especiais de Larry Fuller e um tributo à Bucky Pizzarelli. Partindo do repertório deste seu álbum de estreia, “Spot on Swing”, o trio apresenta suas swingadas releituras de clássicos como “Stormy Monday”, “Body and soul” e “Sweet Lorraine”, entre outros.

Nascido em Paterson, Nova Jersey, Martin Pizzarelli é filho de Bucky Pizzarelli e irmão mais novo de John Pizzarelli. Martin viajou o mundo ao lado do irmão fazendo parte do John Pizzarelli Trio e do John Pizzarelli Quarteto por décadas. O contrabaixista coleciona dezenas de discos gravados, a maioria na companhia de pianistas como Larry Fuller e Ray Kennedy. Seu estilo de tocar contrabaixo frequentemente é comparado aos seus ídolos Milton Hinton e Ray Brown.

Natural de Toledo, Ohio, Larry Fuller é considerado como um dos melhores pianistas de mainstream jazz da sua geração. Por anos, acompanhou o lendário contrabaixista Ray Brown, o baterista Jeff Hamilton e o cantor-guitarrista John Pizzarelli. Seu trabalho como pianista e diretor musical com a icônica cantora Ernestine Anderson foi indicado ao Grammy.

Ricardo Baldacci é natural de São Paulo, em sua jovem carreira tem dois discos lançados e apresentações memoráveis nos EUA, Suécia, Paraguai e Argentina. Baldacci já foi citado como referência do Swing Jazz no Brasil (Jornal A Tarde, Salvador). Seu estilo de tocar já foi comparado a John e Bucky Pizzarelli (Jornal A Tribuna, Santos) e seu jeito de cantar faz referência a Nat King Cole (ABC, Assunção, Paraguai). No projeto “Spot on Swing”, Baldacci tem a chance de tocar lado a lado com os seus ídolos.

Serviços:

Show: “Spot on Swing” com Martin Pizzarelli Trio

Manouche

  • Data e horário: 17 de setembro, sábado, às 20h30
  • Endereço: Rua Jardim Botânico, 983 (subsolo da Casa Camolese)
  • Ingressos: R$ 200,00 (solidário com 1kg de alimento não perecível, estudante e idoso) e R$ 400 (inteira)
  • Vendas: https://linktr.ee/clubemanouche

Soberano Itaipava

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via