De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, entre as prioridades de consumo da Geração Z e dos Millennials estão as compras de alimentos sofisticados, ultrapassando gastos com moda, entretenimento e até viagens. Outros fatores também vêm influenciando no sucesso dos produtos gourmet, como a ascensão da Classe C e o “boom” dos programas de culinária – segundo dados da FGV social.
Remando a favor das estatísticas, a Massa X, pioneira no setor de pão de queijo congelado no Brasil, acaba de fechar parceria com as marcas Catupiry, Frimesa e Ceratti. O objetivo é ampliar seu portfólio e oferecer para o consumidor produtos mais elaborados e com padrão gourmet. A marca, que já conta com cerca de 70 produtos em seu portfólio, ganha novas opções como o Pão de Batata com recheio de Catupiry, Pão de Batata de Frango com Requeijão, Pão de Batata com presunto e Queijo, Esfiha de Calabresa, Esfiha de Frango, Pão de Queijo Empanado, Palito de Queijo com Bacon Ceratti, Mini-Churros com Doce de Leite Frimesa e Mini Croissant de Queijo.
“Diante de tanta oscilação da inflação no setor de alimentação, estudamos internamente que o mais justo com o nosso consumidor final seria mais do que ele pagar por um produto – e sim levar uma experiência gourmet para dentro de sua casa. Ele está levando para casa um produto que tem qualidade, desde a etapa de fabricação até o toque final, que chegam com as parcerias com grandes players do mercado. A nossa expectativa é que, com a iniciativa, as vendas aumentem em 5%”, explica Giovana Tung, Diretora comercial e de marketing.
Com aproximadamente 3000m² e mais de 70 funcionários, a fábrica da Massa X, em Suzano (SP), vende quase 200 toneladas de pão de queijo e salgados congelados por mês para mais de 1400 clientes, como a gigante rede de supermercados Dia, em SP. Só no ano passado, a empresa familiar faturou aproximadamente R$ 21MM fornecendo pães de queijo e salgados congelados. E para 2025 os planos são ainda mais audaciosos – com o lançamento da sua marca própria de congelados para os supermercados (B2C), a Klok, a expectativa dos irmãos Tung é fechar o ano com crescimento de quase 20%, com a ampliação do portfólio, nova certificação e participação em renomadas feiras do segmento, nacionais e internacionais.