Match! – Exposição de desenhos reflete sobre performatividade masculina em plataformas do tipo Tinder

Com humor e ironia, mostra de Júnia Azevedo abraça temas como identidade, corpos, afetos e subjetividades no Centro de Arte UFF, em Niterói. A curadoria é de Renato Rezende

por Redação

Homens maduros se apresentam em sites virtuais de paquera. A partir dessa premissa, a artista Júnia Azevedo criou uma série de desenhos bem-humorados que abraçam temas como identidade, corpos, afetos e subjetividades. Esse é o coração da exposição Match!, que acontece na Galeria de Arte UFF, em Niterói, com curadoria de Renato Rezende. A mostra abre no dia 21 de maio (quarta-feira), às 18h, e pode ser visitada diariamente até 13 de julho, com entrada franca. A exposição faz parte da 1ª Temporada do Programa de Exposições 2025, lançada pelo Edital de Chamada Pública nº 01/2025 de Artes Visuais para ocupação da Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos e do Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada.

Na mostra, Júnia Azevedo reúne de 10 retratos com textos, feitos em grafite sobre papel algodão, no formato de 29 cm X 22 cm. Como em plataformas de namoro virtual tipo Tinder, homens distintos apresentam seus perfis conforme seus interesses – sexo, amizade, uma parceira amorosa ou a busca da alma gêmea. “Há algo de machista e patético na forma como esses homens nos olham (olham para as mulheres) e se descrevem. Ao mesmo tempo, eles nos comovem. São pessoas solitárias, que carregam em seus rostos as marcas do tempo, e buscam ser felizes, como é de seu direito, a partir de seus princípios e conceitos de amor e sexo. As obras de Júnia nos provocam, desestabilizando-nos entre o repúdio e o terno, entre o estético e o ético, entre o trágico e o risível”, diz o curador Renato Rezende.

Os desenhos apresentam com ironia e humor a maneira como homens heterossexuais de meia-idade se expõem e se posicionam em aplicativos de relacionamento. “Com traço preciso e sutileza crítica, a artista revela os discursos afetivo-sexuais e políticos que esses homens — em sua maioria brancos e urbanos — mobilizam ao se apresentarem nessas plataformas. Ao provocar o riso, suas obras também abrem um espaço de crítica sobre a performatividade masculina em contextos digitais”, explica Fernando Lima, diretor da Galeria de Arte UFF.

No mesmo dia e horário, abrem também no Centro de Artes UFF as exposições “Abismo”, de Rodrigo Pedrosa; “Afiyé”, da dupla Jão&Jota; e “É no silêncio que meu corpo grita”, de Nawi da Mata. As mostras são produzidas pela Divisão de Artes Visuais do Centro de Artes UFF, que tem como objetivo a promoção e divulgação de arte contemporânea, com vistas a fomentar a pesquisa, estimular novos processos investigativos e experimentações de linguagens, além de fortalecer as dinâmicas sociais da arte.

SERVIÇO

Exposição de arte contemporânea
Título: Match!
Artista: Júnia Azevedo
Curador: Renato Rezende
Abertura: 21 de maio, das 18h às 21h
Período expositivo: de 21 de maio a 13 de julho de 2025
Local: Centro de Artes UFF – Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados e domingos, das 13h às 21h
Entrada franca
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói
Contato: [email protected]

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend