No mês da Consciência Negra, o Polo Educacional Sesc, em Jacarepaguá, homenageia a cultura afro-brasileira com uma programação dedicada, vibrante e totalmente gratuita. Um dos destaques é o espetáculo “Herança”, que celebra os 50 anos de carreira do percussionista, cantor e ator Maurício Tizumba, homenageado pelo Palco Giratório 2024.
A peça é dirigida por Grace Passô e resgata a herança afro-brasileira por meio da história de três artistas em cena — Tizumba, Júlia Tizumba e Sérgio Pererê — que trazem suas vivências para o palco. Após a apresentação, o elenco participa de uma conversa com o público, abordando o teatro negro e suas inspirações, como Abdias Nascimento e Leda Maria Martins.
A peça será apresentada nos dias seis e sete de novembro, às 15 e 20h respectivamente, no Polo Cultural da Escola Sesc de Ensino Médio, que fica na Av. Ayrton Senna, 5.677, em Jacarepaguá.
A programação do Polo Educacional em novembro tem também a oficina de percussão “Ritmos da Cultura Afro-brasileira” (5/11, às 9h50) e uma roda de conversa sobre a influência africana nos ritmos brasileiros, com mediação do cantor Pedro Lima (7/11, às 18h50).
No encerramento do mês, alunos da Escola Sesc de Artes Dramáticas apresentam uma adaptação da “Ópera dos Três Vinténs”, de Bertold Brecht.
O Polo Educacional oferece estacionamento no local, sujeito à lotação. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início de cada atividade.