Mayra Andrade escolheu retornar à essência de seu processo de criação, num processo interno. Em Reencanto, acompanhada do guitarrista Djodje Almeida, a cantora e compositora cabo-verdiana revisita seu repertório no mais simples despojamento.
A ideia nasceu em 2022, durante a turnê de divulgação de seu álbum anterior, Manga, quando surgiu a vontade de voltar à fórmula essencial: a voz e o violão – base da música cabo-verdiana e também o formato com o qual, aos 15 anos, em Praia, ela deu seus primeiros passos. É igualmente a forma que acompanha o início da composição, onde notas dedilhadas ou percutidas recebem as emoções e as palavras. Um ambiente sem a participação de muitos músicos ou da mecânica da gravação em estúdio.
Registrado num show em Londres, marca tanto o início quanto o fim de um ciclo para a artista, pois havia acabado de se tornar mãe. “Com essa nova vida que nasceu, surgiu a necessidade de redescobrir minha própria voz, meu canto, nessas canções criadas há tantos anos. O projeto Reencanto criou um espaço onde pude revisitar meu repertório e compartilhar as histórias que inspiraram essas músicas.”, conta a cantora.
Após os quatro primeiros shows de 2022, em Portugal, tiveram cerca de quinze apresentações em toda a Europa em 2023. O público respondeu sedento de um encantamento que desacelera o tempo, provocado pela sua dimensão de luz e sombra e, sobretudo, cria uma conversa sem intermediários, onde a catarse atinge o ápice
Mayra explica: “Algo muito particular acontecia entre o palco e o público. Era como uma viagem extremamente profunda e comovente. Foi então que percebi que havia algo maior ali, e que era preciso deixar um registro dessa troca.”
Em 2024, Reencanto foi apresentado em Cabo Verde, nos Estados Unidos, no Brasil e por toda a Europa, em uma turnê com mais de 20 apresentações. Retorna ao Brasil agora em 2025.
Essa troca deve muito ao seu parceiro no palco, que conheceu durante a participação em uma peça de dança contemporânea: “Djodje é um músico também cabo-verdiano, dotado de grande talento e humildade. Seu conhecimento versátil da música tradicional de Cabo Verde e de outros gêneros nos permitiu uma grande liberdade musical e uma verdadeira alquimia.”
Nesse projeto, consolidou-se uma relação de amizade e cumplicidade. Assim, Reencanto celebra a simbiose de um duo em uma experiência real com o público, marcada pelo compartilhamento e por intensa emoção.
SERVIÇO VIVO RIO
Evento: Mayra Andrade
Data: 07 de dezembro (domingo)
Horário: 21h – a casa abre 2h antes
Local: VIVO RIO – Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo – Rio de Janeiro
Ingressos:
ingressos a partir de R$160,00 (inteira) R$80,00 (meia)
Site Vivo Rio ( www.vivorio.com.br) e bilheteria que funciona em dias de espetáculos das 16h até o início do evento e pelo totem que se encontra no foyer, em dias de shows até o fechamento da casa.
Classificação etária: 18 anos
MEIA-ENTRADA: Obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.