Uma enxurrada de lama e lixo leva a pré-adolescente Nora para o inóspito Mundo do Fim do Mundo. Com os amigos e perigos que encontra pelo caminho, a jornada de Nora na tentativa de voltar para casa é um chamado à diversão e a responsabilidade de todos. Usando do encantamento das fábulas infantis para falar sério sobre sustentabilidade, “Meio Ambiente é com a Gente” é uma peça sobre colaboração, esperança e renascimento, que fica em cartaz até o dia quatro de maio, no teatro Eco Villa Ri Happy, no Jardim Botânico, com sessões aos sábados e domingos às 16h.
Estudiosa das mudanças climáticas, Nora é testada na prática a convencer seus aliados a enfrentarem todo o lixo e o negacionismo acumulados em seu entorno. Refletir sobre questões à cerca do meio ambiente é fundamental e urgente. Considerando que os jovens são as maiores vítimas em potencial da destruição ambiental, já que o futuro pode não chegar, eles são também a grande usina de reciclagem de ideias e comportamentos, que pode nos trazer de volta do Mundo do Fim do Mundo. Nora e
seus amigos só conseguem sair de lá, quando entendem que cada um precisa abrir mão de certas vontades e de que todos devem trabalhar juntos pela preservação da vida.
A protagonista da história é vivida pela atriz e bailarina Carol Rangel que divide o palco com Alcemar Vieira, Gio de Toni, Larissa Venturini e Bernardo Coimbra. Este espetáculo marca a estreia da produtora Joana Motta na direção: “ É muito importante falar com as crianças sobre o meio ambiente. E com esse grupo competente, comprometido e amoroso que se formou, tenho certeza de que essa peça linda vai encantar todos que assistirem. Vejo a arte como uma missão”, diz a diretora-produtora que convidou o maestro Alexandre Elias para a direção musical e a bailarina Paula Águas para fazer a preparação corporal e a direção de movimento da peça.
O mantra que Nora repete em diversos momentos de sua trajetória- “Meio Ambiente é com a Gente” batiza um dos projetos da MagicGEO, uma plataforma educacional que tem como missão disponibilizar métodos de ensino gratuito para crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Maria Duha-Klinger, autora do livro “Meio Ambiente é com a Gente”, é a criadora desta plataforma e a idealizadora do espetáculo.
O texto de Pedro Motta Gueiros reúne informações importantes de forma lúdica e sensível. A partir da aventura vivida pela protagonista, mesclando ciência com fantasia, o espetáculo traz a esperança de um mundo melhor, desde que cada um lide com a natureza de forma consciente e que assuma a responsabilidade de suas ações, o que incentiva a nova geração a ser autora de mudanças frente à relação do homem com o meio ambiente.
SINOPSE: Nora tem tido pesadelos recorrentes com as tragédias causadas pelas mudanças climáticas e é obrigada a botar em ação todo o conhecimento que aprendeu na escola. Depois de uma enxurrada, sozinha em meio à destruição, Nora encontra, um rato que se chama Gato, uma gata que se chama Rata, e o Genro, um menino com delírios de grandeza. O grupo só consegue retornar do Mundo do Fim do Mundo quando entende que não há soluções mágicas e que todos devem trabalhar juntos pela preservação da natureza e da humanidade comum.
FICHA TÉCNICA:
- Texto: Pedro Motta Gueiros
- Idealização: Maria Duha-Klinger
- Direção e Produção Geral: Joana Motta
- Assistência de Direção e Produção: Bels Ferrari
- Elenco: Gio de Toni, Alcemar Vieira, Carol Rangel, Larissa Venturini, Bernardo Coimbra.
- Direção de Movimento e Preparação Corporal: Paula Águas
- Direção Musical: Alexandre Elias
- Projeções Cênicas: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
- Cenário e Programação Visual: Antonia Motta
- Figurino: Ronald Teixeira e Pedro Stamford
- Desenho de luz: Elisa Tandeta
- Fotógrafa: Veronica Peixoto
- Assessoria de Imprensa: Leila Meirelles
- Comunicação & marketing digital: Toró Filmes
- Tráfego: Toró Filmes e MB Marketing
- Jurídico: Joaquim Motta
- Financeiro: Bruno Langer
- Realização: Motta Produções e MagicGEO
SERVIÇO:
- Peça: Meio Ambiente é com a Gente
- Estreia: 12/4
- Temporada: de 12/4 a 4/5, sábados e domingos às 16 horas
- Teatro: EcoVilla Ri Happy. R. Jardim Botânico, 1008. Telefone:(21) 3553-2616
- Ingressos: R$80,00 (inteira), R$40,00 (meia)
- Venda online: https://www.ingresso.com/espetaculos/meio-ambiente-e-com-a-gente
- Duração: 60 min
- Gênero: Infantil
- Classificação indicativa: Livre