Mesa ao Vivo Rio: cerveja também é gastronomia

Evento inclui harmonizações e degustação guiada de cervejas artesanais - Foto: Camila Sugai
Evento inclui harmonizações e degustação guiada de cervejas artesanais - Foto: Camila Sugai

A cerveja artesanal, com suas cores, aromas, sabores e texturas estará presente no Mesa Ao Vivo Rio, nos dias 18 e 19 de março, no VillageMall. A presença da cerveja em aulas com harmonizações e na feira #FarofadoBrasil durante um dos principais eventos de gastronomia do país é resultado de parceria entre a Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, a startup MeuChope e o Mundo Mesa.

“A cerveja, como bebida democrática, também precisa ocupar seu espaço nas mesas dos restaurantes e na alta gastronomia assim como nos bares, na praia, festivais e churrascos. Participar do circuito Mesa ao Vivo é mais uma etapa desta missão de mostrar cerveja é gastronomia”, explica Gilberto Tarantino, presidente a Abracerva.

Com o apoio da MeuChope, 20 cervejarias fluminenses irão expor e comercializar seus produtos na feira gastronômica #FarofadoBrasil, que tem como tema “a voz, a força e o sabor da cozinha carioca” e acontece no Deck do VillageMall (Piso L3), das 15 às 22h, com entrada gratuita. A venda de cerveja será por meio do aplicativo MeuChope e do sistema de autosserviço InTap que permite ao consumidor degustar os chopes no volume que desejar e de forma autônoma.

Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva
Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva

Em parceria com a Abracerva, a MeuChope também está oferecendo até R$ 20 mil em vouchers para cada cervejaria artesanal associada à Abracerva bonificar seus pontos de venda para compras de produtos pelo aplicativo MeuChope Marketplace. A plataforma integra cervejarias com bares, restaurantes, empórios e também com o cliente final, com o objetivo de democratizar a cerveja artesanal.

Participam da feira as cervejarias Botto Bier, Brewing 2 go, Búzios, Carioca, Centenária, Complexo Cervejeiro, Esplendido, Hocus Pocus, Indigo Brewing, Masterpiece, Matisse, Noi, Pakas, Paranoide, Praya, Story Brew, The Doctors, Three Monkeys, Viquim, Xingu.

“Essa parceria vem em um ótimo momento. Estamos lançando um pacote de incentivo de R$ 5 milhões em vouchers para fomentar o mercado Cervejeiro Artesanal. Queremos fazer com que o APP MeuChope Marketplace seja o principal aliado dos estabelecimentos para redução de custos com taxa 0% e para aumentar seu mix de produtos com cervejarias locais.”, afirma o fundador e CO-CEO da MeuChope. Augusto Sato.

Priscilla Colares, coordenadora do núcleo de sommeliers da Abracerva - Foto: Carlos Hauck
Priscilla Colares, coordenadora do núcleo de sommeliers da Abracerva – Foto: Carlos Hauck

Além de levar dezenas de estilos de cervejas artesanais fluminenses para a feira gastronômica, a Abracerva estará presente aproximando o universo da cerveja ao da gastronomia por meio de uma degustação e duas harmonizações que compõem a programação de aulas do Mesa Ao Vivo Rio.

No sábado (18) a sommelière de cervejas Priscilla Colares, coordenadora no núcleo de sommelieria da Abracerva, irá guiar as harmonizações para as criações de Bianca Barbosa e Rodrigo Galvão, na aula que tem como tema “quitutes, afetos e movimentos: das raízes dos ingredientes à inovação da experiência”, com início às 19 horas. No domingo (19) a harmonização será para os pratos da aula “Sud e Rafa, a vida em constante fermentação”, de Rafa Brito e Roberta Sudbrack, também às 19h.

Mais cedo no domingo, às 17h, as cervejas artesanais serão as protagonistas da degustação “Explorando os sabores das cervejas artesanais”, também conduzido por Priscilla Colares. As harmonizações e a degustação exigem inscrições prévias que devem ser realizadas no site mesaaovivorio.com.br.

O evento
O Mesa Ao Vivo Rio tem entrada gratuita e marca a abertura das comemorações de 20 Anos da Revista Prazeres da Mesa. O evento é composto pela #FarofadoBrasil, feira gastronômica que inclui cervejas artesanais, comidas, vinhos, azeites, drinques e música ao vivo, com acesso livre e gratuito. Um dos pontos altos do Mesa ao Vivo são as aulas e degustações ao vivo com alguns dos maiores chefs regionais e nacionais, no sábado e domingo das 14 às 19h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site oficial mesaaovivorio.com.br. O evento inclui ainda o Jantar Magno, dia 17, a partir das 20h, no Restaurante Skylab do Rio Othon Palace, mediante reserva.

ABRACERVA
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br/.

Programação:
Mesa Ao Vivo, 18 e 19/03, das 14h às 19h, Shopping VillageMall (entrada gratuita, inscrição obrigatória).
#FarofadoBrasil, 18 e 19/03, das 15h às 22h, Deck do Shopping VillageMall, (entrada gratuita).
Coquetel e Jantar Magno, 17/03, 19h, Restaurante Skylab do Rio Othon Palace, mediante reserva.
Inscrições pelo site: www.mesaaovivorio.com.br
Realização: Mundo Mesa e Prazeres da Mesa
Correalização: Village Mall – Multiplan
Patrocínio Institucional: EGG Educa
Patrocínio Prata: Azeites de Oliva da Espanha
Patrocínio Bronze: Abracerva e MeuChope e DUO Gourmet
Apoio: Abrasel, TRES, Fazenda Verde e Decanter
Apoio Educacional: Le Cordon Bleu Brasil
Hotel Oficial: Othon Palace
Participação: Asa Gourmet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui