Mestre Cerimônia: a importância dessa função em eventos

Renata Costa - Foto: Luan Frontin / Cenário: Fazenda Portobello

A produção de eventos de pequeno, médio e de grande porte, diariamente, é um mercado desafiador. E muito mais que planejar o passo a passo, é preciso estudar a estrutura, portanto, como essas celebrações serão mostradas, diante do público-alvo. Nessas horas, os cerimonialistas assumem o seu papel. Eles irão redigir o roteiro da cerimônia, que conterá as seguintes informações: o tema em questão, a ordem da palavra de cada pessoa envolvida, o tempo de fala, a menção de palestrantes e de mediadores, em palestras; e de premiados, em premiações; ambas feitas por meio de uma mini biografia, com a trajetória profissional. Vale ressaltar que a linguagem utilizada é, sempre, atraente e dinâmica, a fim de despertar a atenção dos presentes, passar segurança e, principalmente, credibilidade. 

Mas, não basta apenas escrever e organizar o formato. Alguém é necessário a fim de transmitir essa mensagem. Assim, o mestre-cerimônia entrará em ação para conduzir a solenidade. Na ocasião, irá conversar, interagir com os convidados, além de explicá-los, de forma clara, os propósitos daquele acontecimento. Precisa, ainda, ficar por dentro de tudo e, a todo instante, demonstrar carinho e simpatia. Quanto ao traje, o uso é de acordo com o contexto: esportivos, corporativos, sociais, entretenimento, educacionais ou religiosos. É conveniente que os MCs dispensem cores chamativas ou acessórios espalhafatosos (mulheres). 

Recentemente, Renata Costa, vivenciou isso. A empresária, da Equipe 10, ficou responsável pela apresentação da Inauguração da Usina Fotovoltaica, da Fazenda Portobello (do Grupo Portobello), em Mangaratiba, RJ. Emocionada, relata: “Apresentar um evento é uma experiência repleta de emoção e essa trouxe um significado especial, pois se tratou desta inauguração, cujo projeto é pautado na sustentabilidade. Uma honra ter estado ao lado de pessoas inspiradoras e, também, compartilhar momentos únicos”, finaliza Renata. 

Related posts

Pesquisa inédita vai revelar como circulam os recursos culturais na Zona Oeste e Sudoeste do Rio

São Gonçalo Shopping promove programação especial de férias com teatros e musicais gratuitos para crianças

Festival Àgbádó 2026 celebra ancestralidade e diversidade no Museu da República