Como parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio De Janeiro, a Sala Funarte Sidney Miller recebe nesta quinta-feira, 22/12, o espetáculo “Mestres do Samba Jazz”, com o compositor e pianista Adaury Mothé. A apresentação, marcada para as 19h, tem ingressos gratuitos, que podem ser retirados pela plataforma Sympla ou diretamente na Sala, no momento do show, com entrada sujeita à lotação (160 poltronas). A Mostra integra o programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
Com o repertório baseado em seu disco de mesmo nome, “Mestres do Samba Jazz” é uma homenagem do pianista e compositor Adaury Mothé a alguns dos principais pianistas do gênero surgido no início dos anos 1960. O programa inclui músicas de Dom Salvador, Haroldo Mauro Jr., Luiz Eça, Tânia Maria, Tenório Jr. e Walter Wanderley, passando por obras como Você Vai Ver, de Tom Jobim; Fim de Semana em Eldorado, de Johnny Alf; e Os Grilos, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, numa releitura dos arranjos originais, sem perder as características fundamentais do estilo. No palco, Adaury terá a companhia de Berval Moraes (contrabaixo) e Vitor Vieira (bateria).
O artista
Pianista, compositor e arranjador, nascido em Campos dos Goytacazes e radicado no Rio de Janeiro há mais de 20 anos, Adaury Mothé é graduado em MPB/Arranjo pela UNIRIO e completou três décadas de carreira profissional. Sua música passeia por diversos estilos, trazendo para a bossa nova, o jazz, o samba jazz, o choro e o baião, uma linguagem contemporânea e ímpar através de suas composições e releituras.
Sala Funarte Sidney Miller
Fechada há seis anos, a Sala Funarte Sidney Miller foi reinaugurada em 1º de dezembro, totalmente modernizada, com acessibilidade, mais conforto e novo projeto acústico. O espaço fora originalmente inaugurado em 26 de maio de 1978 e, em 1980, recebeu o nome Sala Funarte Sidney Miller em homenagem ao compositor, produtor musical, poeta e cantor Sidney Álvaro Miller Filho.
Carioca de Santa Teresa, Sidney Miller trabalhava no departamento de Projetos Especiais da Funarte quando faleceu, no dia 16 de julho de 1980. A Sala já abrigou espetáculos de música popular, erudita, dança, teatro, cinema e seminários ligados à cultura. Sua programação sempre se destacou no meio cultural do país como um espaço de experimentação de novas linguagens musicais, além de ter sido um palco aberto tanto a artistas consagrados quanto aos que estavam fora da mídia. O espaço recebeu apresentações que revelaram artistas como Elba Ramalho, Angela Ro Ro, Leila Pinheiro e Zizi Possi; e outros tantos nomes importantes da música brasileira, como Monarco e Nelson Sargento. Projetos como Seis e Meia, Vitrine, Série Carnavalesca e Ciclos de Música Brasileira Erudita, entre outros, foram recorrentes.
Arte de Toda Gente
O programa Arte de Toda Gente – ATG (artedetodagente.com.br) foi criado por meio de uma parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade. Ele é composto pelos projetos Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br), Um Novo Olhar (www.umnovoolhar.art.br) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e envolve artistas e educadores, compartilhando cultura e conhecimento.
Serviço: Adaury Mothé apresenta “Mestres do Samba Jazz”
Quando: 22 de dezembro (quinta-feira), às 19h
Onde: Sala Funarte Sidney Miller – Rua da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Lotação: 160 poltronas
Entrada Gratuita (ingressos disponíveis no Sympla ou diretamente na Sala)
Classificação livre
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Informações sobre esse e outros programas da Funarte: gov.br/funarte
Mais informações para a imprensa:
Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br
Assessoria de Comunicação da Funarte: ccom@funarte.gov.br