Miami anuncia noite cultural com artistas visuais e músicos brasileiros

Divulgação

O Miami Hispanic Cultural Arts Center será palco, no próximo dia 13 de junho, de um encontro vibrante entre as artes visuais e a música brasileira contemporânea. A data marca a abertura da exposição “De-construcción”, que reúne obras produzidas pelos artistas goianos Gerson Fogaça e Sandro Tôrres, além da estreia internacional do show “Rock & Roots – Conexões Musicais Goiás”, liderado por Nila Branco e Almir Pessoa. Ambos os eventos têm entrada gratuita.

 

A mostra “De-construcción” chega a Miami após passar pela capital cubana, Havana, dando continuidade à sua proposta de diálogo entre culturas por meio da arte contemporânea. Com curadoria de Dayalis González Perdomo, a exposição apresenta cerca de 20 obras que exploram os processos de desconstrução e reconstrução da imagem na pintura contemporânea. Os artistas criam, através de fragmentações e recombinações visuais, narrativas que oscilam entre figuração e abstração, convidando o público a uma experiência sensorial e conceitual profunda.

 

Gerson Fogaça, nascido na cidade de Goiás, em 1967, é um artista plástico reconhecido por suas exposições nacionais e internacionais. Já participou de mostras em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, e em diversos países como Alemanha, México, Espanha, Bélgica, Argentina, Chile, Estados Unidos, França e Bolívia. Em 2024, expôs no MOCAA (Museum of Contemporary Art of the Americas), em Miami, e no Centro Cultural Futurama, na Cidade do México. Em 2025, apresentou a mostra “Liquid Cities” na Sanger Gallery, principal espaço do The Studios of Key West, na Flórida. Além da exposição em Miami, tem programadas mostras na Espanha, Argentina e México.

 

Sandro Tôrres, nascido em Goiânia, em 1970, é artista visual, escritor e mestre em História da Arte pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua formação plural inclui também passagens pelo Direito, Literatura, Cinema, Publicidade e Televisão. Tôrres desenvolveu uma carreira marcada por experimentações visuais e diálogos com diferentes linguagens, resultando em uma produção conceitual e múltipla. Participou de dezenas de exposições individuais e coletivas. Suas obras figuram em acervos públicos e privados, revelando uma abordagem sobre temas como identidade, memória e transformações urbanas.

Divulgação

 

Musicalidade

Para completar a programação, o show “Rock & Roots” traz uma fusão surpreendente entre o vigor do rock e a tradição da música caipira brasileira. No palco, a voz potente da cantora Nila Branco , que já teve músicas feitas para novelas Brasileiras – se encontra com a técnica refinada do violeiro Almir Pessoa, criando um espetáculo contemporâneo e popular, com versões ousadas de clássicos como Índia e Another Brick in the Wall. Após a estreia em Miami, o show segue para o Brasil com apresentações em Goiás e Goiânia.

Divulgação

 

A estreia internacional desses projetos marca uma nova fase de intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos, reforçando a potência e a diversidade da arte brasileira contemporânea. Os eventos contam com o apoio da G.A.L.A Foundation, sediada em Miami, que tem promovido ações de valorização das expressões artísticas latino-americanas em território norte-americano.

 

Serviço: Exposição “De-construcción” + Show “Rock & Roots”
Onde: Miami Hispanic Cultural Arts Center – 111 SW 5th Ave, Miami, FL
Quando: 13 de junho de 2025 A partir das 19h – Entrada gratuita

Related posts

Exposição gratuita “Amor Ódio” chega ao espaço MT Projetos de Arte com obras do jovem artista consagrado internacionalmente Jota

Exposição “Transformai as velhas formas do viver” chega à Casa Museu Eva Klabin nesta quarta-feira

Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro começa nesse domingo, 07/09