MIMO Festival retorna a Amarante, em Portugal, com patrocínio da Embratur, Município de Amarante e Heineken, com idealização e curadoria de Lu Araújo

Amarante - Foto: Município de Amarante

O MIMO Festival, renomado evento cultural com 20 anos de história, retorna a Amarante, em Portugal, de 19 a 21 de julho, oferecendo uma experiência artística diversificada e inclusiva. Este ano, o festival conta com o Município de Amarante como promotor e o  patrocínio da Embratur, entidade brasileira que promove o turismo internacional, e Heineken, com a curadoria de Lu Araújo, idealizadora do evento. Esta é a primeira vez que o festival conta com o patrocínio de uma empresa brasileira em sua edição no exterior. 

Com mais de 2 milhões de espectadores em 60 edições realizadas em 12 cidades históricas do Brasil e da Europa, o MIMO Festival é reconhecido pelo seu alto padrão artístico, técnico e de infraestrutura e pela ampla variedade de atrações gratuitas. Desde 2016, Amarante tem sido palco deste evento, que promove a acessibilidade e a diversidade cultural, apresentando o melhor da música atual de Portugal e do mundo, com nomes consagrados e novos talentos. 

Entre os artistas que se apresentarão este ano, destacam-se Jaques Morelenbaum & Fred Martins feat Joana Amendoeira, trazendo uma fusão de Bossa Nova e Fado que promete emocionar o público. Além disso, a programação inclui o grupo A Cor do Som feat Carminho, uma das grandes vozes do Fado e uma das artistas portuguesas com maior projeção internacional., e a renomada cantora e compositora maliana Fatoumata Diawara, conhecida por sua poderosa voz e performances cativantes.

O artista Marcelo D2 inicia sua turnê na Europa pelo MIMO Festival e fará, além de seu show no palco principal, uma exibição de seu curta-metragem IBORU – O FILME, dirigido por ele e Luiza Machado, dentro da Ocupação IBORU, uma exposição coletiva que reúne obras de artistas plásticos da nova geração, selecionados pelo rapper brasileiro, como Ana Paula Sirino, Apolo Torres, Juan Calvet, Emerson Rocha, Ilustrablack, Manuela Navas, Yeda Affini, Heloisa Hariadne e Rodrigo Ladeira.

Português de origem cabo-verdiana, Dino D’Santiago, um dos protagonistas da atual música feita em Portugal e que gravou recentemente com o BaianaSystem, encerra o festival no domingo, dia 21. Já a celebração da música afrobeat ficará por conta do coletivo chileno Newen Afrobeat feat Dele Sosimi. Outros destaques são Kebra Ethiopia Sound System, que traz a energia vibrante do reggae de Johanesburgo; Bassekou Kouyate & Band, que mistura sons tradicionais do Mali com influências contemporâneas; e a celebração dos 50 anos do Ilê Ayê, com um show no palco principal e um cortejo que homenageia a rica cultura afro-brasileira. Para o line-up completo, siga as redes @mimofestival. 

A edição deste ano mantém a tradição de democratizar o acesso à cultura, oferecendo uma programação rica e abrangente que inclui concertos, palestras, workshops, oficinas, exposições, performances, cinema, roteiros sustentáveis, feira de produtos criativos e atividades de bem-estar. É um MIMO de sonoridades, estéticas e texturas singulares, em que a música ocupa não só os palcos, mas toda a cidade. 

A diretora e fundadora do MIMO Festival, Lu Araújo, destaca a importância do apoio da Embratur: “Esta parceria fortalece o compromisso do MIMO com a promoção da cultura e do turismo do Brasil no exterior, atraindo um público diversificado e proporcionando uma experiência única e inesquecível. Além disso, ressalta a conexão cultural entre Brasil e Portugal, valorizando as raízes do festival que nasceu em Olinda, e se tornou um dos mais importantes festivais de Portugal, sempre com o objetivo de valorizar também os patrimônios históricos”. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do evento para a divulgação da cultura brasileira na Europa. “Esse festival tem como proposta o diálogo cultural, e traz para a Europa a inventividade de nossos talentos, com toda a diversidade de sonoridades e ritmos produzidos no Brasil. Quem for ao MIMO vai sair com vontade de vir conhecer o nosso país”, destacou.

Pensando em ampliar ainda mais o ambiente harmonioso e descontraído que o festival proporciona, o MIMO Amarante investe pela primeira vez em atividades diurnas, voltadas para o bem-estar do público, através da música e de terapias complementares. Na programação, aula de meditação no Parque Florestal com Thomaz Morales, oficina “Movimento Ritual Terapêutico” comandada por Priscila Lobianco, e perfomance set “Mensageira de Memórias” com Samantha Caldato. .Já a “artivista” sonora Djiiva apresentará o DJ SET M.O.V.E – Movendo Organicamente a sua energia vital, oferecendo ferramentas para aguçar a percepção e assim inspirar, revitalizar e preparar os participantes para abraçar as aventuras da vida com renovado vigor.

Já passaram pelas edições portuguesas do MIMO Festival artistas como  Egberto Gismonti, Herbie Hancock, Tom Zé, Mário Laginha e Pedro Burmester, Pat Metheny e Ron Carter, Tinariwen, Selma Uamusse, Três Tristes Tigres, Ricardo Ribeiro, Goran Bregovic, Rodrigo Amarante, Manel Cruz, Rui Veloso, Dead Combo, BaianaSystem, Bruno Pernadas, Salif Keita, Samuel Úria, Seun Kuti & Egypt 80, Criolo, Mayra Andrade, Chico César, Mário Lúcio & os Kriols, Ray Lema, Branko, Don Letts e Emicida, entre muitos outros.

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital