A Fundição Progresso recebe o Monobloco para dois grandes ensaios abertos de pré-carnaval, reafirmando a tradição da Casa de Todas as Tribos como um dos principais pontos de encontro da folia carioca. As apresentações acontecem nos dias 6 e 13 de fevereiro, reunindo a bateria completa do bloco e convidados especiais.
Os ensaios vão dar uma prévia do tema escolhido para o Carnaval do Monobloco em 2026 – “Pode entrar que a casa é sua”, um convite aos foliões para mais um cortejo inesquecível e inclusivo. Para o desfile deste ano, no Circuito Preta Gil, o Monobloco promete clássicos que não podem faltar, como “Taj Mahal”, “Fio Maravilha” e “Explode Coração”, além de novidades. O compositor Arlindo Cruz será homenageado com sambas como “O Show Tem Que Continuar” e “Samba de Arerê”, e Preta Gil será lembrada com hits como “Só o Amor” e “Sinais de Fogo”. Sambas que estão no novo álbum do Monobloco, “Mar de Aragão”, só com composições do mestre Jorge Aragão, também se destacam no repertório do 26º Carnaval do bloco.
Criado em 2000 a partir de uma oficina de percussão no Rio de Janeiro, o Monobloco nasceu com o objetivo de resgatar o movimento dos blocos de rua e rapidamente se transformou em um dos maiores fenômenos do carnaval brasileiro. Ao longo dos anos, o grupo ampliou seu público, mudou de itinerários e passou a arrastar multidões, consolidando-se como referência musical e formativa.
No dia 6 de fevereiro, além do Monobloco, a noite conta com a participação do Samba que Elas Querem. Criado em 2017, o “Samba Que Elas Querem” é um grupo feminino formado por oito mulheres que, desde sua fundação, ocupa as ruas e os espaços historicamente masculinos do samba carioca. O repertório tem o ideal de movimentar e incentivar a representação feminina dentro da música, através do tom de resistência que o samba e sua poesia carregam.
Já no dia 13, o convidado é o Bloco Estratégia. Nascido do carnaval, o bloco completa 14 anos celebrando a música e a cultura negra na cidade. O BlocoShow, surgido em 2015, constrói um som que cruza o suingue dos bailes black, os batuques de terreiro, o samba, o xote, o maculelê e as linguagens urbanas contemporâneas. O repertório reverencia mestres como Jorge Ben, homenageado do carnaval do bloco este ano, e Bezerra da Silva, unidos a vozes e estéticas atuais, como Liniker e Os Garotin de São Gonçalo.
O clima de festa segue com set da DJ Nicole Nandes, que comanda a pista nas duas noites.
Serviço:
Monobloco – Ensaios de Pré-Carnaval 2026
Local: Fundição Progresso – Arena
Endereço: Rua dos Arcos, 24 – Lapa – Rio de Janeiro
06 de fevereiro de 2026 (sexta)
Atrações: Monobloco (bateria completa) + Samba que Elas Querem
DJ: Nicole Nandes
Abertura da casa: 20h
13 de fevereiro de 2026 (sexta)
Atrações: Monobloco (bateria completa) + Bloco Estratégia
DJ: Nicole Nandes
Abertura da casa: 20h
Ingressos:
Informações e vendas: www.fundicaoprogresso.com.br
Classificação etária: 18 anos