Monolena chega a Nova Friburgo no dia 30 com sessão especial no SESC

A MUSA Cia Teatral segue em novembro com a turnê de MONOLENA pelas unidades do SESC RJ no interior do Rio de Janeiro. Depois de uma temporada muito bem recebida no Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca (RJ), e de apresentações nos SESC’s de Duque de Caxias, Ramos, São João de Meriti e Campos, o espetáculo agora concentra atenção na próxima parada no Centro-norte Fluminense: domingo, 30 de novembro, no SESC Nova Friburgo, às 16h. Esta será a última sessão da circulação, reforçando a proposta de democratizar o acesso ao teatro no interior do estado.

MONOLENA acompanha Madalena, menina que tem sua vida transformada após a morte do pai, e apresenta reflexões sensíveis sobre relações familiares, adaptação a novas realidades, bullying, autoestima e convivência. A personagem cria uma conexão imaginária com Frida Kahlo, usando a artista mexicana como referência afetiva em seu processo de amadurecimento e descoberta.

A circulação de MONOLENA foi contemplada pelo edital Sesc Pulsar 2025, fortalecendo a difusão de produções cênicas contemporâneas no estado do Rio de Janeiro.

A sessão tem ingressos a preços populares.

Monolena – Foto: Aloysio Araripe

Sinopse:

MONOLENA conta a história de uma menina que, depois da morte do pai, muda-se com a mãe para uma cidade maior passando “sozinha” pelo processo do luto, da adaptação de casa, comunidade, escola e, sobretudo, da relação com a mãe e da cura através da identificação com as manifestações artísticas. A peça trata da dificuldade de comunicação entre pais e filhos, do choque geracional que sempre pauta essa relação e, com grande ênfase, da convivência com o diferente a partir da experiência de Madalena e sua monocelha na nova escola.

Transformando Frida Kahlo em uma amiga imaginária de Madalena, a peça traça um paralelo entre os vários processos de autoaceitação da artista mexicana e os que atravessam a menina. Os espectadores aprendem junto com Madalena que a crise faz parte do processo de amadurecimento que inclui fases como a negação, o reconhecimento, o trabalho e a cura ou a aceitação.

Ao tocar nesses temas, a peça ainda traz para discussão uma reflexão sobre o bullying e sobre o olhar da educação para essa questão, ressaltando a função do acolhimento da amizade e que a força bruta usada para reprimir “o diferente” jamais será a solução.

Sinopse

MONOLENA conta a história de uma menina que, depois da morte do pai, muda-se com a mãe para uma cidade maior e, para enfrentar o processo de adaptação, cria uma amiga imaginária que é, ninguém menos que a artista mexicana Frida Kahlo, que vai ajudá-la no processo de autoaceitação e no atravessamento de momentos críticos como o luto e o bullying.

Serviço:

“Monolena” – inspirado no imaginário de Frida Kahlo

Duração: 55 minutos

Apresentações nas unidades do SESC RJ:

25/10 (sábado) – Sesc Duque de Caxias

26/10 (domingo) – Sesc Ramos

16/11 (domingo) – Sesc São João de Meriti

23/11 (domingo) – Sesc Campos

30/11 (domingo) – Sesc Nova Friburgo

Sempre às 16h

Preços populares

Classificação indicativa: Livre

Ficha técnica:

  • Idealização e correalização: MUSA Cia Teatral
  • Realização e coprodução: ColetivA DELAS
  • Dramaturgia: Jorran Souza
  • Direção e Colaboração dramatúrgica: Jefferson Almeida
  • Composições e Direção musical: Renato Frazão
  • Direção de movimento e Coreografia: Fabiana Valor
  • Elenco: Cheila Oliveira, Laura de Castro e Michelle Guimarães
  • Cenário, Figurino e direção de palco: Taísa Magalhães
  • Contrarregra: Lucas Flores
  • Iluminação e Operação de luz: Livs
  • Visagismo: Paula Sholl
  • Caixas mágicas – Criação e confecção: Gustavo Campos (Ed)
  • Desenhos: Marcos Paulo e Taísa Magalhães
  • Direção de palco: Taísa Magalhães
  • Operação de som:  Laura Lenzi
  • Designer: ColetivA DELAS e MSL Digital
  • Assessoria de imprensa: Agir Comunicação
  • Agradecimento especial: Yndara Barbosa

MUSA Cia. Teatral

A MUSA Cia. Teatral foi fundada em 2013 por Sotiris Karamesinis e, dentre os demais integrantes, Cheila Oliveira, atriz e cofundadora, segue à frente da Cia desde 2018.

A Musa trabalha com o seu próprio método educativo de interpretação – Sistema Musical de Atuação@2008, desenvolvido por Karamesinis.

Desde 2015 desenvolve trabalho na formação dos alunos da ONG Solar Meninos de Luz – RJ e, em 2022, integra o projeto Um Novo Amanhã, realizado pelo ambulatório Providência e Leoninna, com cursos de capacitação para jovens.

Principais trabalhos artísticos: 

  • “HAPPY PRINCES” – 2017 documentário ficcional grego, sobre o trabalho que a Cia. desenvolve no Solar Meninos de Luz, direção de Panos Deligiannis, conta com mais de 10 PRÊMIOS DE MELHOR DOCUMENTÁRIO;
  • Participação no Festival Brave Kids, na Eslováquia e Polônia, em 2017;
  • Matéria “Emoções transformam” – REVISTA GUIA DO PROFESSOR, sobre a pesquisa da professora Cheila Oliveira sobre inteligência emocional abordada no espetáculo: “NO RITMO DO CORAÇÃO” e na exposição fotográfica, “O QUE TE CAUSA”, 2020;
  • Curta metragem: “O Príncipe Feliz”, 2020 – 4° lugar no Festival “Feste e Arte”, 2021;
  • Média metragem: “A Misteriosa Luz da Casa Verde”, 2021
  • Espetáculo “Por Trás do Sonho”, inspirado em Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, em circulação em teatros municipais do RJ e selecionado como suplente para o 33° FITUB – Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau- SC, 2022.
  • O Nariz, de Nikolai Gógol – Direção: Cheila Oliveira: Espetáculo selecionado em primeiro lugar para representar a região Sudeste no 2º Festival Nacional Nova Cena – SC (2023) e também fez parte da programação do 17º Festival Nacional de Duque de Caxias – RJ (2023), além de fazer a circulação com teatros e arenas cariocas (2022/2023).
  • A Margem invisível, de Maria Monteiro – direção Cheila Oliveira: Espetáculo ganhador do edital para integrar a programação do 3o Festival Nacional feito por estudantes de Teatro – NOVA CENA em Itajaí – SC, sendo convidado para fazer a abertura oficial do evento, em agosto de 2025, além de fazer a circulação em teatros, escolas e arenas cariocas (2024/2025).

Todos desenvolvidos com alunos da escola de teatro Meninos de Luz.

Siga a MUSA Cia Teatral nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/musaciateatral/

Facebook: https://www.facebook.com/musaciateatral

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCDfkYUClAxO9WGYSCzlwtVA

Related posts

Grupo vocal Ordinarius celebra a diversidade da composição brasileira em ‘Brasuca’

Guarda! Ensaio aberto no Centro Coreográfico explora a relação entre corpo e objetos

Teatro Dulcina recebe o espetáculo “Seu Zé – uma peça ritual de teatro”