Monólogo ‘Antes Que Seja Tarde’, com Vânia de Brito, reestreia dia 7 de agosto no Teatro Fashion Mall

Antes Que Seja Tarde - foto Guga Melgar

Inspirado no best-seller “Cuide de Seus Pais Antes Que Seja Tarde” (Bertrand, 2018), de Fabrício Carpinejar, o monólogo “Antes Que Seja Tarde” está de volta aos palcos. A partir de 7 de agosto, o espetáculo estará em cartaz todas as quintas, às 20h30, até o dia 21 de agosto, na Sala Rosamaria Murtinho, do Teatro Fashion Mall. A peça vem emocionando plateias em todo o Brasil com uma mensagem potente sobre afeto, cuidado e presença. Protagonizado por Vânia de Brito, o espetáculo é um verdadeiro sucesso de público e crítica, celebrando vínculos familiares e convidando à reconexão em tempos de pressa e distração.

Com adaptação dramatúrgica do diretor teatral Antonio Januzelli e do ator Rodolfo Amorim, e direção de Delson Antunes, a peça fala do quanto os filhos, mesmo quando bem intencionados, acabam por negligenciar o cuidado com os pais na velhice. “O livro me pegou pelo coração. Tenho uma mãe de 92 anos. Foi o que me motivou a fazer essa volta aos palcos”, conta Vânia, que ficou 16 anos afastada do teatro antes de retornar com “Antes Que Seja Tarde”, em 2023.

Em cena, ela dá voz à consciência coletiva que habita cada um de nós. Com entrega, sensibilidade e uma atuação que transita entre a leveza e a intensidade, a atriz conduz o público por uma jornada íntima, tocante e necessária — despertando memórias, saudades e, sobretudo, reflexões.

“Antes Que Seja Tarde não é sobre perdas, mas sobre amor. É um convite a agir enquanto ainda há tempo: ouvir com calma, olhar nos olhos, segurar as mãos que um dia nos ensinaram a caminhar. Um espetáculo para rir, chorar e sair transformado — com vontade de ligar para os pais, visitar um avô ou simplesmente estar mais presente”, diz a atriz.

No cenário minimalista assinado pelo premiado José Dias, onde se destaca uma cadeira antiga e poucos objetos cênicos, a atriz assume a personalidade de Carpinejar na condução da narrativa, ao mesmo tempo em que mistura memórias próprias às do autor na elaboração da dramaturgia.

Ao longo do espetáculo, lembranças evocadas desde a infância até a vida adulta revelam as idiossincrasias das relações parentais e prometem criar identificação com a plateia: “Mesmo com os detalhes específicos da história de cada um, muitas situações abordadas são comuns à vida de todos e vão despertar muitas lembranças no público”, aposta o diretor Delson Antunes, que conta com o desenho de luz do igualmente premiado Aurélio de Simoni para destacar as várias nuances do espetáculo.

A peça já teve três temporadas no Rio de Janeiro, com muito sucesso, além de uma turnê nacional, com apresentações em Búzios, São José dos Campos (com duas temporadas devido à enorme procura), Belo Horizonte e Niterói (Sala Nelson Pereira dos Santos). Em 2025, o espetáculo também retornou a Niterói para apresentações especiais no emblemático Theatro Municipal da cidade.

Com direção sutil e texto profundamente humano, a montagem reafirma a potência da mensagem de Carpinejar, consolidando “Antes Que Seja Tarde” como uma das experiências teatrais mais importantes em cartaz no país.

Sinopse: Vânia de Brito protagoniza um solo sensível sobre a relação entre filhos e pais idosos, inspirado no best-seller “Cuide dos pais antes que seja tarde”, de Fabrício Carpinejar. O espetáculo entrelaça memórias da atriz com as do autor para refletir sobre afeto, negligência e a urgência do cuidado na velhice, tocando o público com situações universais em um cenário minimalista e intimista.

Ficha técnica:

  • Direção: Delson Antunes
  • Produção e figurino: Vânia de Brito
  • Adaptação: Antonio Januzelli e Rodolfo Amorim
  • Cenário: José Dias
  • Trilha sonora: Beatriz Parisi Pinheiro
  • Iluminação: Aurélio de Simoni

Serviço:

  • Estreia: 7 de agosto de 2025
  • Temporada: de 7 a 21 de agosto de 2025
  • Quando: quintas, às 20h30
  • Valores: R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)
  • Antecipados: https://bileto.sympla.com.br/event/108594/d/329211/s/2247138
  • Local: Sala Rosamaria Murtinho – Teatro Fashion Mall
  • Endereço: Estrada da Gávea, 899, sala 213, São Conrado, Rio de Janeiro/RJ.
  • Telefone: (21) 99857-8677
  • 12 anos. 60 minutos.

Related posts

Drift Rio 2025: O maior evento de drift e cultura automotiva do estado retorna em novembro

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia