Início » Montagem inspirada no teatro do absurdo, A Vingança de Shakespeare estreia no Teatro Vannucci

Montagem inspirada no teatro do absurdo, A Vingança de Shakespeare estreia no Teatro Vannucci

Espetáculo com texto e direção do cineasta e roteirista, André Costa

por Redação
A Vingança de Shakespeare

No dia 18 de março, sexta-feira, às 21 horas, estreia A Vingança de Shakespeare no Teatro Vannucci, na Gávea. Espetáculo com texto e direção de André Costa e elenco composto por Carlos Bonow, Priscila Ubba, Sérgio Abreu, Renatta Pirillo, Camila Mayrink, e o ator convidado, Roberto Pirillo, que dão vida a uma confraria de atores que se reúnem para prestar homenagem a Dionísio. No encontro, encenam a tragédia de Romeu e Julieta e celebram a chegada de um novo membro, que guarda um segredo fascinante, como a misteriosa confraria.

Inspirado no gênero do teatro do absurdo, A Vingança de Shakespeare é um suspense tragicômico que se passa na noite do encontro da confraria de atores. Se reúnem regularmente para prestar homenagem a Dionísio, quando encenam, para eles próprios, uma tragédia. Sem saber de antemão seus personagens, os atores podem recorrer ao improviso e à espontaneidade, sem jamais alterar o rumo e o desenlace do texto original.

“Shakespeare e o teatro do absurdo é uma abordagem que tem muito a ver com os tempos de polarizações que estamos vivendo. Na peça, uma confraria de atores é criada para homenagear o legado do teatro. O que seria algo altamente positivo e dignificante se desdobra no seu oposto. Trata-se de crítica direta a todos que acreditam na radicalização das “boas ideias” como maximização do “bem comum”. O resultado alcançado, a história não deixa dúvidas, é sempre o da tragédia”, reflete o autor.

Com trama ambientada na década de 1920, A Vingança de Shakespeare, através da desconstrução de Julieta, também honra a história da luta das mulheres por seus direitos. “Por isso a escolha de passar nos anos 1920. Na história dos direitos humanos, a década é considerada a época de maior avanço das liberdades e conquistas feministas. Do direito ao voto aos vestidos justos ao corpo, encurtamento dos cabelos e liberdade para fumarem em público”, declara André, mestre em direitos humanos e direito Internacional que já concluiu a versão literária do texto do espetáculo para o inglês, com lançamento previsto para abril em países de língua inglesa.

Como escritor e cineasta, André é autor, dentre outros, do livro de ciência política lançado no Brasil, “O Fracasso da Globalização” (Ideias e Letras) e do romance “The Search for Mukurob. Além de diretor e roteirista dos longas-metragens “Cold Night”, produzido na Dinamarca e estrelado pela renomada atriz sueca Rebecca Ferguson e “Where Beauty Reigns”, na Namibia, ambos distribuídos pela Amazon Prime dos EUA e países de língua inglesa.

SINOPSE:
Confraria de atores que se reúnem para prestar homenagem a Dionísio. No encontro, encenam a tragédia de Romeu e Julieta e celebram a chegada de um novo membro, que guarda um segredo fascinante, como a misteriosa confraria.

FICHA TÉCNICA:
Texto e direção: André Costa

Elenco:
Carlos Bonow
Priscila Ubba
Sérgio Abreu
Renatta Pirillo
Camila Mayrink
Ator convidado: Roberto Pirillo

Diretor de Arte, Cenógrafo e Figurinista: Ronald Teixeira
Iluminador: Felício Mafra
Trilha Sonora: Celso Rangel
Fotos: Renato Mangolin
Produção: Deborah Aguiar e Mila Madsen
Realização: The Bridge Film Company

SERVIÇO:

A VINGANÇA DE SHAKESPEARE
Elenco: Carlos Bonow | Priscila Ubba | Sérgio Abreu | Renatta Pirillo | Camila Mayrink | Ator convidado: Roberto Pirillo
Local: Teatro Vannucci | Shopping da Gávea
Temporada: de 18 de março a 15 de maio de 2022 | sextas, sábados e domingos
Horário: sexta e sábado, às 21h | domingo, às 20h30
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º andar, loja 371, Gávea, Rio de Janeiro/RJ.
Ingresso: R$ 50,00 (Meia) / R$ 100 (Inteira)
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Vendas pelo Symplahttps://bileto.sympla.com.br/event/71645

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via