A Vingança de Shakespeare

Montagem inspirada no teatro do absurdo, A Vingança de Shakespeare estreia no Teatro Vannucci

Espetáculo com texto e direção do cineasta e roteirista, André Costa

por Redação

No dia 18 de março, sexta-feira, às 21 horas, estreia A Vingança de Shakespeare no Teatro Vannucci, na Gávea. Espetáculo com texto e direção de André Costa e elenco composto por Carlos Bonow, Priscila Ubba, Sérgio Abreu, Renatta Pirillo, Camila Mayrink, e o ator convidado, Roberto Pirillo, que dão vida a uma confraria de atores que se reúnem para prestar homenagem a Dionísio. No encontro, encenam a tragédia de Romeu e Julieta e celebram a chegada de um novo membro, que guarda um segredo fascinante, como a misteriosa confraria.

Inspirado no gênero do teatro do absurdo, A Vingança de Shakespeare é um suspense tragicômico que se passa na noite do encontro da confraria de atores. Se reúnem regularmente para prestar homenagem a Dionísio, quando encenam, para eles próprios, uma tragédia. Sem saber de antemão seus personagens, os atores podem recorrer ao improviso e à espontaneidade, sem jamais alterar o rumo e o desenlace do texto original.

“Shakespeare e o teatro do absurdo é uma abordagem que tem muito a ver com os tempos de polarizações que estamos vivendo. Na peça, uma confraria de atores é criada para homenagear o legado do teatro. O que seria algo altamente positivo e dignificante se desdobra no seu oposto. Trata-se de crítica direta a todos que acreditam na radicalização das “boas ideias” como maximização do “bem comum”. O resultado alcançado, a história não deixa dúvidas, é sempre o da tragédia”, reflete o autor.

Com trama ambientada na década de 1920, A Vingança de Shakespeare, através da desconstrução de Julieta, também honra a história da luta das mulheres por seus direitos. “Por isso a escolha de passar nos anos 1920. Na história dos direitos humanos, a década é considerada a época de maior avanço das liberdades e conquistas feministas. Do direito ao voto aos vestidos justos ao corpo, encurtamento dos cabelos e liberdade para fumarem em público”, declara André, mestre em direitos humanos e direito Internacional que já concluiu a versão literária do texto do espetáculo para o inglês, com lançamento previsto para abril em países de língua inglesa.

Como escritor e cineasta, André é autor, dentre outros, do livro de ciência política lançado no Brasil, “O Fracasso da Globalização” (Ideias e Letras) e do romance “The Search for Mukurob. Além de diretor e roteirista dos longas-metragens “Cold Night”, produzido na Dinamarca e estrelado pela renomada atriz sueca Rebecca Ferguson e “Where Beauty Reigns”, na Namibia, ambos distribuídos pela Amazon Prime dos EUA e países de língua inglesa.

SINOPSE:
Confraria de atores que se reúnem para prestar homenagem a Dionísio. No encontro, encenam a tragédia de Romeu e Julieta e celebram a chegada de um novo membro, que guarda um segredo fascinante, como a misteriosa confraria.

FICHA TÉCNICA:
Texto e direção: André Costa

Elenco:
Carlos Bonow
Priscila Ubba
Sérgio Abreu
Renatta Pirillo
Camila Mayrink
Ator convidado: Roberto Pirillo

Diretor de Arte, Cenógrafo e Figurinista: Ronald Teixeira
Iluminador: Felício Mafra
Trilha Sonora: Celso Rangel
Fotos: Renato Mangolin
Produção: Deborah Aguiar e Mila Madsen
Realização: The Bridge Film Company

SERVIÇO:

A VINGANÇA DE SHAKESPEARE
Elenco: Carlos Bonow | Priscila Ubba | Sérgio Abreu | Renatta Pirillo | Camila Mayrink | Ator convidado: Roberto Pirillo
Local: Teatro Vannucci | Shopping da Gávea
Temporada: de 18 de março a 15 de maio de 2022 | sextas, sábados e domingos
Horário: sexta e sábado, às 21h | domingo, às 20h30
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º andar, loja 371, Gávea, Rio de Janeiro/RJ.
Ingresso: R$ 50,00 (Meia) / R$ 100 (Inteira)
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Vendas pelo Symplahttps://bileto.sympla.com.br/event/71645

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via