Moradores do Grajaú lutam para salvar árvores do bairro

Ato neste sábado (24) manifesta revolta contra o corte de 55 árvores em empreendimento imobiliário onde era clube

por Redação
Moradores do Grajaú lutam para salvar árvores do bairro

Convocados pela AMAGRAJA (Associação de Moradores e Amigos do Grajaú), moradores do bairro e de várias localidades da cidade farão um ato neste sábado (24/01), 9h, na Praça Malvino Reis (Rua Professor Valadares, 2), contra o corte de 55 árvores que estavam no terreno onde será construído um empreendimento imobiliário, na Rua Barão do Bom Retiro, 2002, próximo ao local da manifestação.

Ali funcionava a Associação Atlética Light, conhecida como Clube da Light, que chegou a ser tombado provisoriamente pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decreto este posteriormente revogado para dar condições legais ao empreendimento que será erguido ali.

Os manifestantes caminharão até o estande de vendas do empreendimento para protestar contra o que chamam de “ecocídio”. Um abaixo-assinado online está sendo divulgado entre os interessados em assinar, no endereço https://c.org/mtPD4VVbG5. Quase 700 pessoas já assinaram a petição.

“Recentemente aconteceu a mesma situação no antigo terreno do Colégio Bennet, no Flamengo. Infelizmente, tem sido recorrente a autorização da Prefeitura para este tipo de empreendimento imobiliário, sem levar em conta o corte de dezenas de árvores. No caso do Grajaú, o Prefeito chegou a tombar o local, mas voltou atrás, o que consideramos uma atitude no mínimo estranha. O Clube da Light perdeu sua proteção e dará lugar a este megacondomínio”, lamenta Gustavo Bueno, Diretor de Comunicação da AMAGRAJA.

O endereço, que abrigou um dos clubes mais tradicionais da Zona Norte, receberá este projeto da construtora Cyrela/Living, que prevê a construção de 380 apartamentos, distribuídos em quatro blocos. Os moradores do Grajau também estão preocupados com a rede de esgoto, que pode não dar vazão, e o trânsito no local. “A rede de esgoto local foi construída nos anos 30 do século passado, é bem antiga. No segundo caso, os veículos chegam ao bairro vindo da Estrada Grajaú-Jacarepaguá e do Grande Méier, desembocando exatamente neste local, no quarteirão que pega as ruas Barão do Bom Retiro e José do Patrocínio, onde ficará o condomínio”, ressalta Gustavo.

Imagens de antes e depois do antigo Clube já mostram que foram retiradas algumas árvores de onde será o Living Welness Grajaú, que já está sendo divulgado pela construtora com apartamentos de dois e três quartos. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, a incorporadora CBR124 recebeu autorização para a retirada da vegetação – 55 árvores – em dezembro do ano passado. Como contrapartida, a empresa assumiu o compromisso de plantar 1.960 novas árvores, medida compensatória que deverá ser cumprida em até 90 dias. “Nada justifica retirar árvores adultas e sãs para plantar mudas que nem sabem se vingarão e ainda demorarão a crescer! Além disso, muitas das árvores estavam na divisa do terreno, poderiam tranquilamente ser incorporadas ao projeto”, reclama Gustavo.

A venda do terreno à construtora já havia sido aprovada em 2024 pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas o negócio ainda enfrentava entraves. O avanço do empreendimento só se tornou possível após a revogação do tombamento provisório do imóvel, assinada pelo prefeito Eduardo Paes em outubro do ano passado. O ato original, publicado em 2016, havia garantido a proteção do clube por sua importância para o lazer, a socialização dos moradores da região e o incentivo à prática esportiva, inclusive de modalidades olímpicas. Com a revogação, o imóvel deixou de ter qualquer proteção patrimonial.

Clube da Light

Fundado em 30 de maio de 1933 por funcionários da antiga Companhia de Carris, Força e Luz do Rio de Janeiro Ltda., o Light Athletico Club teve papel relevante na história esportiva da cidade. Inicialmente chamado de Light Rua Larga Sport Club, a agremiação adotou o nome definitivo dois anos depois. A primeira sede funcionou na Rua Mariz e Barros, na Tijuca, antes da mudança para a Barão do Bom Retiro, onde o clube se consolidou como referência de lazer na região como Associação Atlética Light.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend