Início » Mostra “Caminhos da Arte Moderna Brasileira”, do ArtRio Educação, chega a shoppings do Rio de Janeiro

Mostra “Caminhos da Arte Moderna Brasileira”, do ArtRio Educação, chega a shoppings do Rio de Janeiro

Projeto tem curadoria de Fernanda Pontes e é realizado em parceria entre a ArtRio e a administradora de shopping centers Aliansce Sonae

por Redação
Abapuru Tarsila do Amaral 1928

Levar a arte e o possibilitar o conhecimento sobre artistas e movimentos para os mais diversos públicos. Esse é um dos compromissos do projeto ArtRio Educação, realizado pela ArtRio e pela Aliansce Sonae, que chega a seu quarto ano de atuação. Em 2022, o projeto vai celebrar o centenário da Semana de Art Moderna com a mostra “Caminhos da Arte Moderna Brasileira”. Com curadoria da professora e doutora em História da Arte Fernanda Lopes, a mostra vai percorrer percorres cinco shoppings do estado do Rio de Janeiro de junho a setembro.

A mostra tem nove totens que contam a história da arte moderna no Brasil, destacando obras de nove artistas: Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica, Vicente do Rego Monteiro, Heitor dos Prazeres, Djanira da Motta e Silva, Maria Martins, Flávia Carvalho, Waldemar Cordeiro e Abdias Nascimento. Totalmente interativa, a mostra é instalada em formato de labirinto, com instalações. Para incentivar a participação do público infantil, serão realizadas diversas atividades com monitores.

Agenda ArtRio Educação 2022

Shopping Grande Rio – R. Maria Soares Sendas, 111 – Parque Barreto, São João de Meriti

De 06 a 26 de junho

Caxias Shopping — Rodovia Washington Luíz, 2895 – Parque Duque, Duque de Caxias
De 27 de junho a 17 de julho

Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
De 18 de julho a 07 de agosto

Bangu Shopping – R. Fonseca, 240 – Bangu 
De 08 a 28 de agosto

Carioca Shopping – Av. Vicente de Carvalho, 909 – Vila da Penha
De 29 de agosto a 18 de setembro

Conheça os artistas da mostra Caminhos da Arte Moderna Brasileira

TARSILA DO AMARAL (1886 — 1973)

Um dos mais importantes nomes do modernismo brasileiro dos anos 1920, tem sua obra Abaporu (1928) com uma das principais representações da arte desse período.

VICENTE DO REGO MONTEIRO (1899 — 1970)

A obra desse pintor pernambucano é marcada pelo forte interesse pelas lendas, costumes e a visualidade amazônica. Uma de suas mais importantes contribuições para o pensamento sobre o Brasil foi seu olhar para os povos originários.

HEITOR DOS PRAZERES (1898 — 1966)

Descendente de negros baianos que migraram para o Rio de Janeiro, em sua produção como músico e pintor exaltou cenas do cotidiano da população negra no subúrbio da cidade, em momentos como carnaval, as rodas de samba e os rituais do candomblé, entre outras cenas.

DJANIRA DA MOTA E SILVA (1914-1979)

As obras de Djanira refletem a pluralidade brasileira, incluindo as manifestações culturais e religiosas.

MARIA MARTINS (1894 — 1973)

A artista se destaca pela produção de esculturas, com figuras híbridas, próximas do surrealismo, num diálogo que une as mitologias afro-brasileiras, indígenas amazônicas e também uma mitologia pessoal.

FLAVIO DE CARVALHO (1899 — 1973)

Um artista que se dedicou a pensar a ideia que temos sobre Brasil e como ela foi construída.

WALDEMAR CORDEIRO (1925 — 1973)

Foi um dos fundadores e principal teórico do Grupo Ruptura (1952), marco do início da arte geométrica abstrata brasileira em São Paulo.

ABDIAS NASCIMENTO (1914 — 2011)

Reconhecido por sua luta pela igualdade racial, democracia e direitos humanos, Abdias fundou a Frente Negra Brasileira, foi deputado federal e senador. Sua obra reflete seu esforço em construir uma brasilidade mais ampla e inclusiva.

HELIO OITICICA (1937 — 1980)

Sua obra é um dos marcos da passagem da arte moderna para a arte contemporânea no Brasil. Buscou romper com todos os limites e clichês da arte no país e transformou o espectador como parte fundamental da obra.

ArtRio 2022

Chegando a sua 12ª edição, a ArtRio acontecerá de 14 a 18 de setembro na Marina da Glória. Seguindo o modelo realizado nos últimos anos, a feira terá edição presencial e também formato virtual dentro da plataforma da ArtRio.

A ArtRio tem um forte compromisso com a divulgação da arte brasileira, do trabalho de galerias e artistas. Durante todo o ano, a ArtRio atua de forma incessante na comunicação de notícias relacionadas ao mundo da arte, com a produção de um rico conteúdo publicado em seu site, cobertura de eventos como exposições e mostras, e forte atuação nas redes sociais.

A ArtRio 2022 é apresentada pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Cultural Vale e tem patrocínio da Beck´s. A feira tem apoio da Aliansce Sonae, Movida e Rio Galeão, e apoio institucional de Osklen e Sauer. Hotéis Windsor é a rede oficial do evento e o Shopping Leblon, o shopping oficial. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via