Mostra de Cinemas Africanos estreia no CCBB RJ com programação entre 10 e 15 de setembro

Evento integra a Temporada França-Brasil 2025 e traz exibições inéditas, debates com realizadores e minicurso sobre o cinema nigeriano ao Centro Cultural Banco do Brasil

por Redação
Filme The Legend of the vagabond queen of Lagos_Dir. Agbajowo Collective_Fotografia Leo Purman

Entre os dias 10 e 15 de setembro de 2025, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro recebe pela primeira vez a Mostra de Cinemas Africanos (MCA), único festival continuado no Brasil dedicado exclusivamente à exibição de filmes africanos contemporâneos. A programação faz parte da Temporada França-Brasil 2025 e contempla, além do Rio de Janeiro, as cidades de Salvador (BA), Cachoeira (BA) e São Paulo (SP).

Em oito anos de atuação, a Mostra já percorreu seis cidades brasileiras e agora estreia no Rio com uma seleção de 15 longas e 5 curtas de 11 países africanos. Serão exibidos títulos que passaram por importantes festivais internacionais como Cannes, Locarno, Tribeca e Berlinale — a maioria inédita no Brasil. As sessões revelam a diversidade do continente, reunindo diferentes estéticas, temas e linguagens, com narrativas que transitam entre o drama político, o fantástico e a crítica social. A curadoria é assinada por Ana Camila Esteves, idealizadora da Mostra, e pela ganense Jacqueline Nsiah, integrante do comitê de seleção da Berlinale.

Entre os destaques estão o filme de abertura O Fardo da Nigéria (When Nigeria Happens, Nigéria, 2025), seguido de debate com a diretora Ema Edosio; Demba (Senegal, 2024), novo longa do premiado Mamadou Dia, que encerra o evento com a presença do cineasta; e o aclamado Sobre Quando Quebrei o Silêncio (On Becoming a Guinea Fowl, Zâmbia, EUA, 2024), produção da A24 dirigida por Rungano Nyoni, conhecida no Brasil por Eu Não Sou uma Bruxa. Com estreias mundiais nos festivais internacionais de Locarno 2025, Berlim 2024 e Cannes 2024, respectivamente, estes filmes ganham as telas brasileiras na programação da MCA.

Naija Focus: um recorte dedicado à Nigéria

Outro destaque da curadoria nesta edição é o foco especial na cinematografia nigeriana, batizado de Naija Focus. “Naija” é um apelido carinhoso que as nigerianas e os nigerianos usam para se referir ao seu país – uma palavra que carrega orgulho, identidade e pertencimento.

Além do filme de abertura, o foco traz outros três longas: A Lenda da Rainha Errante de Lagos (The Legend of the Vagabond Queen of Lagos, 2024), fantasia urbana do Agbajowo Collective que teve estreia mundial no TIFF; O Fim de Semana (The Weekend, 2024), de Daniel Oriahi, um suspense que investiga as dinâmicas da classe média nigeriana, exibido em Tribeca; e A Estrada da Liberdade (Freedom Way, 2024), de Afolabi Olalekan, que denuncia a corrupção policial e também passou pelo TIFF.

Naija Focus inclui ainda cinco curtas selecionados em parceria com o S16 Film Festival — evento de Lagos dedicado a novas vozes e linguagens — e uma sessão especial de Mami Wata (2023), de C.J. Obasi, com presença da diretora de fotografia brasileira Lílis Soares, premiada em Sundance por este trabalho. A mostra propõe, assim, um mergulho no imaginário nigeriano contemporâneo, que desafia estereótipos ao misturar crítica social e liberdade estética.

A programação no CCBB RJ conta também com um minicurso ministrado por Ana Camila Esteves sobre o cinema nigeriano. A atividade oferece uma imersão crítica em Nollywood — uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo — abordando seu contexto histórico, estratégias de mercado, narrativas populares e presença em plataformas de streaming.

No Rio de Janeiro, a Mostra de Cinemas Africanos integra a programação da Temporada França-Brasil 2025, é apresentado pelo Ministério da Cultura e Banco do Brasil e realização do Centro Cultural Banco do Brasil.

CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

Programação – Mostra de Cinemas Africanos – CCBB Rio de Janeiro

De 10 a 15 de setembro de 2025

10 de setembro (quarta-feira)

ABERTURA

→ tradução EN-PT consecutiva

 

Direção e roteiro: Ema Edosio Deelen e Bayo Oduwole

Elenco: Dominic Abella, Ruth El Phygo Felix, Jide Kene Achufusi, Toyin Oshinaike, Ego Ihenacho

Sinopse:Em Lagos, um grupo de jovens dançarinos enfrenta sacrifícios profundos para manter vivos seus sonhos, enquanto o peso implacável da Nigéria ameaça esmagar tudo o que amam. 

11 de setembro (quinta-feira)

  • 10h–12h

Minicurso: Cinema Nigeriano (com Ana Camila Esteves)

Direção e roteiro: Khadar Ayderus Ahmed

Elenco: Yasmin Warsame, Omar Abdi, Khadar Abdoul-Aziz Ibrahim

Sinopse:: Em Djibouti, Guled trabalha como fossoeiro — escavando tumbas para sustentar sua família humilde. Quando sua esposa, Nasra, é diagnosticada com insuficiência renal grave, ele decide voltar ao vilarejo natal, de onde foi exilado, em busca da herança familiar que pode salvar sua vida.

Direção e roteiro: Ntare Guma Mbaho Mwine

Elenco: Ntare Guma Mbaho Mwine

Sinopse: Ao descobrir um pequeno estúdio fotográfico em uma cidade do interior de Uganda, o cineasta Ntare Guma Mbaho Mwine inicia uma investigação sobre o legado de Kibaate Aloysius Ssalongo, fotógrafo que retratou gerações de casais e famílias desde os anos 1950.

Direção e roteiro: The Agbajowo Collective – Akinmuyiwa Bisola, Atinkpo Segun Elijah, Edukpo Tina, James Tayler, Mathew Cerf, Okechukwu Samuel, Ogungbamila Temitope

Elenco: Temi Ami-Williams, Debo Adedayo, Gerard Avlessi, Kachi Okechukwu, Teniola Adelesi, Adosu Segun “Eskim” Segara, Agunto Noray

Sinopse: Jawu, uma jovem mãe moradora de uma favela à beira-mar em Lagos, se depara com uma grande quantia de dinheiro sujo e corrupto, destinada a um empreendimento imobiliário que ameaça sua casa. Superando o isolamento e a tentação, ela precisa se posicionar como uma força unificadora em uma comunidade que está prestes a perder tudo.

12 de setembro (sexta-feira)

  • 10h–12h

Minicurso: Cinema Nigeriano (com Ana Camila Esteves) Nollywood – a indústria audiovisual que transformou a Nigéria

Direção e roteiro: Carlos Yuri Ceuninck, César Schofield

Elenco: Quirino Rodrigues, Maria Fortes Bia Gai, Maria Silva Bia Titoi

Sinopse: Na década de 1980, em Cabo Verde, na ilha de São Nicolau, após uma série de tragédias que assombram a comunidade, os habitantes decidem abandonar o local, exceto um homem: Quirino da Cruz, que escolhe permanecer sozinho em sua terra natal. Durante quatro décadas, ele resiste ao isolamento, à velhice e à inevitável mudança, até confrontar a decisão final entre morrer na terra que ama ou deixar seu lar – e sua história – para trás.

Direção: Daniel Oriahi

Roteiro: Egbewamei Sammy, Vanessa Kanu, Freddie O Anyaegbunam Jr

Elenco: Uzoamaka Aniunoh, Bucci Franklin, Meg Otanwa, Gloria Young, Keppy Ekpenyong, Damilola Ogunsi, James Gardiner

Sinopse:

Uma órfã que anseia por ter uma família visita a família aparentemente idílica de seu noivo e descobre o segredo sinistro deles.

Título original: On Becoming a Guinea Fowl l Zâmbia, Estados Unidos | 2024 | 99 min | Ficção | 14 anos

Direção e roteiro: Rungano Nyoni

Elenco: Susan Chardy, Elizabeth Chisela, and Henry B.J. Phiri

Sinopse: Ao encontrar o corpo do tio numa estrada deserta, Shula desencadeia revelações que obrigam sua família zambiana a confrontar segredos há muito enterrados.

13 de setembro (sábado)

Direção e roteiro: Mbabazi Sharangabo Philbert Aimé

Elenco: Aline Amike, Niyigena “Rwasibo Joe” Jean Pierre, Ganza Moise, Nasser Makala, Alice Amike

Sinopse: Após a morte do namorado, uma jovem cantora em Kigali transforma o luto em música e encontra consolo inesperado no melhor amigo dele.

Convidada: Eliane Ferreira (produtora do filme)

Direção: Meena Nanji e Zippy Kimundu

Sinopse: O filme conta a história de duas mulheres quenianas extraordinárias, mãe e filha, Mukami e Wanjugu, que compartilham a missão de investigar as atrocidades cometidas pelo governo colonial britânico contra o Quênia e seu povo

  • 17h30
    Mami Wata (Nigéria, 2023) | 107 min |14 anos
    Convidada: Lílis Soares (diretora de fotografia)

Direção e roteiro: C.J. Obasi

Elenco: Rita Edochie, Uzoamaka Aniunoh, Evelyne Ily, Emeka Amakeze, Kelechi Udegbe

Sinopse: Em uma aldeia costeira da África Ocidental, abalada pela perda de sua líder espiritual e pelo avanço de forças externas, duas irmãs lutam para proteger as tradições ancestrais ligadas à deusa Mami Wata e decidir o futuro de seu povo.

14 de setembro (domingo)

Direção: Afolabi Olalekan

Roteiro: Blessing Uzzi

Elenco: Adebowale Adebayo, Jable Ogranya, Jesse Suntele, Mike Afolarin, Femi Jacobs, Bimbo Akintola

Sinopse: Uma start-up é boicotada por leis governamentais desfavoráveis, causando um efeito dominó na vida de nove pessoas e colocando-as em rota de colisão.

Direção e roteiro: Cyrielle Raingou

Sinopse: No coração de uma zona de conflito em Camarões, crianças encontram força para resistir à violência do Boko Haram, enquanto tentam preservar a infância marcada por perdas e traumas.

Direção e roteiro: Imran Hamdulay

Elenco: Abduragman Adams, Ridaa Adams, Keenan Arrison, Ayden Croy, Melissa de Vries, Eb Inglis, Loren Loubser, Luna Louw, Dean Marais, Troy Paulse, Danielle Rhoda, Danny Ross, Robyn Rossouw, Lincoln Van Wyk

Sinopse: Quando seu filho desaparece durante um churrasco, a busca desesperada de Ryan expõe segredos antigos e abala suas relações.

15 de setembro (segunda-feira)

Direção e roteiro: Dika Ofoma

Elenco: Onyinye Odokoro, Uzochukwu Nnadi, Ego Nworji, Michelle Okwosha

Sinopse: Uma jovem viúva luta para conciliar suas crenças católicas com as exigências da tradição depois que o irmão de seu falecido marido lhe faz uma proposta.

Direção e roteiro: Rashida Seriki

Elenco: Motunrayo Abiola-Oloke, Sheila Atim, Tobi Bakre, Tomi Ojo

Sinopse: Durante uma viagem de carro até o aeroporto, Fade questiona se a saída de sua sobrinha da Nigéria é realmente para melhor.

Direção e roteiro: Nosazemen Agbontaen, Rete Poki

Elenco: Uzoamaka Aniunoh, Funmbi Toye

Sinopse: O que acontece quando uma força imparável encontra um obstáculo inamovível?

Direção, Roteiro e Produção: Fluid Lagos Collective: Justine Chima Unanka, Kamnelechukwu Obasi, Kenneth ‘Laboomz’ Donatus, Lateefah Mayaki, Morola Odufuwa, Nora Mandray, Peace Olatunji ‘Dopay’, Ramon Shitta, Uwana Anthony ‘Churchy’, Wami Aluko

Elenco: Osan Kola, Tola Adu

Sinopse: Somos todos corpos d’água. FLUID LAGOS investiga o que isso significa—em imagem e metáfora—na cidade de Lagos, na Nigéria, a partir dos pontos de vista de um barqueiro, de uma embarcação e de uma passageira

Direção e roteiro: Tomisin Adepeju

Elenco: Olalekan Babalola, Golda John, Gbolahan Obisesan, Femi Ogunjobi, Tunde Bella, Funke Bella

Sinopse: É o último dia de trabalho de Bade. Ele finalmente está pronto para voltar para casa. Essa história pessoal reflete sobre identidade cultural, luto e o significado de “lar”.

Direção e roteiro: Rafiki Fariala

Elenco: Nestor Ngbandi Ngouyou, Aaron Koyasoukpengo, Benjamin Kongbo Sombot

Sinopse: Nestor, Aaron, Benjamin e Rafiki são estudantes de economia da Universidade de Bangui. Navegando entre as salas de aula superlotadas, os pequenos negócios que permitem que os alunos sobrevivam, o suborno à espreita por toda parte, Rafiki nos mostra como é a vida dos alunos na República Centro-Africana, uma sociedade destruída onde a juventude continua sonhando com um futuro melhor para seu país.

  • 17h30
    ENCERRAMENTO
    Filme: Demba (Senegal, Alemanha, Catar 2024) | 116 min | 14 anos
    Convidado: Mamadou Dia (diretor)
    → tradução EN-PT consecutiva

Direção e roteiro: Mamadou Dia

Elenco: Ben Mahmoud Mbow, Awa Djiga Kane, Mamadou Sylla, Aicha Talla, Saikou Lo, Mamadou Bayo Sarr

Sinopse: À medida que a saúde mental de Demba se deteriora após a morte da esposa, ele descobre uma nova conexão com o filho, antes distante.

SERVIÇO
Mostra de Cinemas Africanos – Rio de Janeiro

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend