Mostra de Cinema Gratuita: CasaBloco chega à 5ª edição com exibição de 12 filmes na Cinemateca do MAM, entre eles: “Fevereiros”, “Andança” e “Salgueiro – Um Casal Diferente”

por Redação

De casa nova, CasaBloco ocupa pilotis, jardins, salão e cinemateca do MAM em 2024, com shows, blocos, intervenções, moda, cinema, gastronomia e rodas de conversa

Itinerante: Pela primeira vez, a estreia da CasaBloco será realizada no pré-carnaval de Olinda, dias 13 e 14/01, chegando ao Rio de Janeiro nos dias 25, 26, 27 e 28

De graça: programação diurna será totalmente gratuita, com oficinas, cinema, feira e intervenções artísticas nos pilotis

“Minha carne é de carnaval, meu coração é igual”. A CasaBloco chega à sua 5ª edição inovando e trazendo muitas novidades. De casa nova, o projeto vai ocupar os jardins, pilotis, salão e cinemateca do Museu de Arte Moderna, o MAM, levando toda a pluralidade do carnaval para um espaço que tem tradição no carnaval de rua. Nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro de 2024, serão 12 horas de programação, parte gratuita, com shows, oficinas, rodas de conversa, mostra de filmes de carnaval, feira de moda e muitas apresentações.

Em 2024 acontece a 2ª Mostra de Cinema da CasaBloco de 25 a 28/01, com exibição de 12 filmes selecionados, entre curtas e longas, que contam a história de blocos tradicionais da cidade, personalidades do samba e do universo carnavalesco. Entre os destaques estão “Fevereiros”, documentário com direção de Marcio Debellian, que registra a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, que apresentou um enredo em homenagem à cantora baiana Maria Bethânia, “Salgueiro – Um Casa Diferente”, com direção de Pedro Monteiro e Daniel Brunet, que mostra o retorno do casal de mestre sala e porta bandeira que mais tempo esteve à frente da Acadêmicos do Salgueiro e Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, que conta a história da Madrinha do Samba, com direção de Pedro Bronz, entre outros.

A edição 2024 da CasaBloco conta com patrocínio master da Ambev, através da marca Brahma, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com os patrocínios da Seafood from Norway – Bacalhau da Noruega O autêntico e da Cedae.

“2ª Mostra de Cinema CasaBloco” | PROGRAMAÇÃO

Sessão 01: quinta, dia 25 de janeiro, às 14h

Filme: Dia de Alforria

Duração: 11m | Gênero: Documentário | Realização: Cine-TV. Audio Visual LTDA.

Direção: Zózimo BulBul | Roteiro: Aniceto de Menezes, Zózimo BulBul, e Silva Júnior.

Sinopse: A trajetória do compositor Aniceto do Império Serrano: fundador de uma Escola de Samba e militante no Cais do Porto. Observação: O filme de Zózimo Bulbul é dedicado a Zumbi dos Palmares e a todos os quilombolas mortos e vivos. Retrata a vida de Aniceto, que tinha 72 anos na época: um líder sindical, um estivador no porto do Rio de Janeiro e fundador da Escola de Samba Império Serrano.

Classificação: LIVRE

 

Filme: Egili – Rainha Retinta no Carnaval

Duração: 1h 20m | Gênero: Documentário

Direção: Caroline Reucker | Roteiro: Caroline Reucker | Realização: Caroline Reucker

Sinopse: Egili Oliveira se prepara para o Carnaval de 2022 no Rio de Janeiro. Ela participa da competição da segunda divisão do carnaval carioca (série Ouro). É um longo e árduo caminho até que a sambista se transforme na deslumbrante rainha, a Rainha de Bateria da escola de samba Acadêmicos de Vigário Geral. A história de uma mulher preta e poderosa que, aos 42 anos, ainda luta por seu lugar na sociedade brasileira e no carnaval.

Observação: Filme selecionado para o Festival do Rio 2023

Classificação: LIVRE

 

Sessão 02: quinta, dia 25 de janeiro, às 16h

Filme: Fevereiros

Duração: 1h 14m | Gênero: Documentário | Realização: Debê Produções

Direção: Marcio Debellian | Roteiro: Diana Vasconcellos e Marcio Debellian

Sinopse: Documentário sobre a homenagem da Mangueira no carnaval de 2016 a Maria Bethânia, mostrando a escola de samba, os preparativos no barracão, e também a cantora baiana em Santo Amaro, nas festas de Nossa Senhora da Purificação.

Observação: Melhor Filme do IN – EDIT – Brasil 2018/ Menção especial do júri no Festival do Internacional do Uruguai 2018.

Classificação: LIVRE

 

Sessão 03: sexta, dia 26 de janeiro, às 14h

Filme: 82 minutos

Duração: 2h 05m | Gênero: Ficção | Realização: Comunicação Alternativa LTDA

Direção: Nelson Hoineff | Roteiro: Nelson Hoineff

Sinopse: Bastidores de uma jornada rumo ao desfile carnavalesco da Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba.

Classificação: 12 ANOS

 

Sessão 04: sexta, dia 26 de janeiro, às 16h

Filme: Na Veia (Clipe)

Duração: 3m | Gênero: Ficção

Direção: Lucas Carvalho | Roteiro: Lucas Carvalho | Realização: Lucas Carvalho

Sinopse: Clipe musical da Banda Eddie

Classificação: LIVRE

 

Filme: Fim de Festa

Duração: 1h34min | Gênero: Ficção | Realização: Carnaval Filmes e REC Filmes

Direção: Hilton Lacerda | Roteiro: Hilton Lacerda

Sinopse: Retornando cedo das férias após o Carnaval para investigar o assassinato de um jovem turista francês, Breno Wanderley se depara com possíveis reflexos de sua própria história dos quais não consegue fugir. Entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo pós-Carnaval, Breno tenta desvendar o crime e vê no filho, também chamado de Breno, uma chance de se reinventar em uma cidade quebrada e taciturna. ​

Observação: Melhor filme no Festival do Rio 2019; Melhor atriz no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021; Melhor ator e trilha Sonora no Prêmio Guarani 2020.

Classificação: 16 ANOS

 

Sessão 05: sábado, dia 27 de janeiro, às 14h

Filme: Gigantes de Pedra

Duração: 29 minutos | Direção: Guilherme Souza | Realização: Fábrica de Gigantes

Roteiro: Guilherme Souza e Raquel Potí

Sinopse: A Pernalta do carnaval carioca Raquel Potí já realizou diversas oficinas de perna de pau pela cidade do Rio de Janeiro e em outros estados, mas nunca em seu bairro natal, Pedra de Guaratiba. Com a ajuda de artistas e personalidades locais de Pedra, Potí realizará uma oficina de perna de pau repleta de significados especiais com o objetivo de criar o primeiro grupo de perna de pau da zona oeste do Rio, o Gigantes de Pedra.

Classificação: LIVRE

 

Filme: De Você Fiz Meu Samba

Duração: 1h 12m | Gênero: Documentário | Produção: Conspiração | Coprodução: Hysteria

Direção: Isabel Nascimento Silva | Roteiro: Isabel De Luca e Mariana Filgueiras

Sinopse: “De Você Fiz Meu Samba” acompanha a rotina das viúvas de cinco baluartes do samba carioca que em um trabalho invisível se tornaram guardiãs de parte fundamental da história musical brasileira. Um documentário sobre amor, parceria e saudade que defende uma história feminina sobre a cultura nacional e trabalha com um limite tênue entre o quanto elas eram parceiras importantes na carreira desses grandes sambistas e o quanto abriram mão da própria vida para viver o sonho do outro, uma questão determinante até hoje para essa geração de mulheres.

Observação: Exibido no Festival do Rio 2022; 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Festival Internacional do Documentário Musical – In Edit Brasil, Los Angeles Brazilian Film Festival 2023, Inffinito Film Festival 2023, Mostra: Brazilian Film Festival 2023.

Classificação: 10 ANOS

 

Sessão 06: sábado, dia 27 de janeiro, às 16h

Filme: Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho

Duração: 1h55min | Gênero: Documentário | Realização: Tv Zero

Direção: Pedro Bronz | Roteiro: Leonardo Bruno e Pedro Bronz

Co-produção: Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil

Sinopse: Beth Carvalho, a “Madrinha do Samba”, foi uma das maiores sambistas do Brasil, ajudou a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. Seus outros talentos e sua sensível capacidade de percepção da realidade que a cercava fez com que ela própria documentasse os ilustres encontros ao longo dos 53 anos de palcos e pagode. As imagens do documentário são parte desse vasto acervo nas mais diferentes mídias: super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotos. O filme se debruça sobre esse material de Beth Carvalho para traçar um recorte único, íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.

Observação: Melhor Filme pelo Júri Popular 17º FestAruanda; 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes ; Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; 24º Festival do Rio

Exibido no Festival do Rio 2022; 46*Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Classificação: 12 anos.

 

Sessão 07: domingo, dia 28 de janeiro, às 14h

Filme: Na Veia (Clipe)

Duração: 3m | Gênero: Ficção

Direção: Lucas Carvalho | Roteiro: Lucas Carvalho | Realização: Lucas Carvalho

Sinopse: Clipe musical da Banda Eddie

Classificação: LIVRE

Filme: Cubango – Território de Memórias

Ano: 2023 | Duração: 1h11min | Gênero: Documentário | Realização: Carretera Filmes

Direção: Levi Regis e Bruno dos Santos | Roteiro: Levi Regis e Bruno dos Santos

Sinopse: Cubango – Território de Memórias é um documentário longa-metragem, composto por muitas vozes, que mostra o conflito entre memória e apagamento a partir do avanço do mercado imobiliário e a gradual diminuição dos limites territoriais do bairro do Cubango, localizado em Niterói, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. O filme reúne recordações de velhos moradores, memórias de infância, livros e pesquisas acadêmicas e manifestações artísticas do samba ao funk, que revelam o orgulho e a identificação que os cubanguenses têm pelo bairro e por suas raízes. É nesse contexto que a Escola Acadêmicos do Cubango brilha como símbolo do orgulho e como um agente da cultura em um bairro abandonado. 

Observação: O filme é uma produção independente.

Classificação: 10 anos

Sessão 08: domingo, dia 28 de janeiro, às 16h

Filme: A Alma Das Coisas

Duração: 20min | Gênero: Documentário | Realização: Acalante Filmes

Direção: Douglas Soares e Felipe Herzog | Roteiro: Douglas Soares

Sinopse: Atrelado à mitologia dos Orixás contida no enredo Igbá – A Alma das Coisas e a Arte dos Milagres, da escola de samba Acadêmicos do Cubango, o filme propõe uma metáfora da criação através do boneco Babalotim, um ídolo-menino que já viveu muitos carnavais. Observação: Prêmio Especial do júri no Festival do Rio 2023.

Classificação: LIVRE

 

Filme: Salgueiro – Um Casal Diferente

Duração: 1h 20min | Gênero: Documentário

Direção: Pedro Monteiro e Daniel Brunet | Roteiro: Pedro Monteiro

Realização: Cafeína Filmes (Ph Souza), Pedro Monteiro | Co – Produção: Cavideo Produções

Sinopse: Em 2022 o casal de mestre sala e porta bandeira que mais tempo esteve à frente da Acadêmicos do Salgueiro, retorna com a sua escola para a passarela do samba após um ano sem desfile por conta da pandemia. Sidclei Santos e Marcela Alves somam ao todo oito estandartes de ouro. E em 2023 completam 10 anos de parceria. É como se fala na Rua Silva Teles no bairro da Tijuca: nem melhor, nem pior, apenas um casal diferente…

Observação: Filme inédito

Classificação: 10 ANOS

 

SERVIÇO

Rio de Janeiro dias 25, 26, 27 e 28/01

MAM – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 20021-140

Ingressos: a partir de R$ 160 (inteira) / R$ 90 (meia)

Links de vendas: Passaporte para todos os dias | 26/01 – Carnavais do Brasil

27/01 – Do Pop ao Brega 28/01 – Eu danço Samba

Mais informações em Link | Realização: Tess

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via