Mostra de Cinema Gratuita: CasaBloco chega à 5ª edição com exibição de 12 filmes na Cinemateca do MAM, entre eles: “Fevereiros”, “Andança” e “Salgueiro – Um Casal Diferente”

Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho -Direção: Pedro Bronz/Crédito: Ivan Klingen

De casa nova, CasaBloco ocupa pilotis, jardins, salão e cinemateca do MAM em 2024, com shows, blocos, intervenções, moda, cinema, gastronomia e rodas de conversa

Itinerante: Pela primeira vez, a estreia da CasaBloco será realizada no pré-carnaval de Olinda, dias 13 e 14/01, chegando ao Rio de Janeiro nos dias 25, 26, 27 e 28

De graça: programação diurna será totalmente gratuita, com oficinas, cinema, feira e intervenções artísticas nos pilotis

“Minha carne é de carnaval, meu coração é igual”. A CasaBloco chega à sua 5ª edição inovando e trazendo muitas novidades. De casa nova, o projeto vai ocupar os jardins, pilotis, salão e cinemateca do Museu de Arte Moderna, o MAM, levando toda a pluralidade do carnaval para um espaço que tem tradição no carnaval de rua. Nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro de 2024, serão 12 horas de programação, parte gratuita, com shows, oficinas, rodas de conversa, mostra de filmes de carnaval, feira de moda e muitas apresentações.

Em 2024 acontece a 2ª Mostra de Cinema da CasaBloco de 25 a 28/01, com exibição de 12 filmes selecionados, entre curtas e longas, que contam a história de blocos tradicionais da cidade, personalidades do samba e do universo carnavalesco. Entre os destaques estão “Fevereiros”, documentário com direção de Marcio Debellian, que registra a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, que apresentou um enredo em homenagem à cantora baiana Maria Bethânia, “Salgueiro – Um Casa Diferente”, com direção de Pedro Monteiro e Daniel Brunet, que mostra o retorno do casal de mestre sala e porta bandeira que mais tempo esteve à frente da Acadêmicos do Salgueiro e Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, que conta a história da Madrinha do Samba, com direção de Pedro Bronz, entre outros.

A edição 2024 da CasaBloco conta com patrocínio master da Ambev, através da marca Brahma, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com os patrocínios da Seafood from Norway – Bacalhau da Noruega O autêntico e da Cedae.

“2ª Mostra de Cinema CasaBloco” | PROGRAMAÇÃO

Sessão 01: quinta, dia 25 de janeiro, às 14h

Filme: Dia de Alforria

Duração: 11m | Gênero: Documentário | Realização: Cine-TV. Audio Visual LTDA.

Direção: Zózimo BulBul | Roteiro: Aniceto de Menezes, Zózimo BulBul, e Silva Júnior.

Sinopse: A trajetória do compositor Aniceto do Império Serrano: fundador de uma Escola de Samba e militante no Cais do Porto. Observação: O filme de Zózimo Bulbul é dedicado a Zumbi dos Palmares e a todos os quilombolas mortos e vivos. Retrata a vida de Aniceto, que tinha 72 anos na época: um líder sindical, um estivador no porto do Rio de Janeiro e fundador da Escola de Samba Império Serrano.

Classificação: LIVRE

 

Filme: Egili – Rainha Retinta no Carnaval

Duração: 1h 20m | Gênero: Documentário

Direção: Caroline Reucker | Roteiro: Caroline Reucker | Realização: Caroline Reucker

Sinopse: Egili Oliveira se prepara para o Carnaval de 2022 no Rio de Janeiro. Ela participa da competição da segunda divisão do carnaval carioca (série Ouro). É um longo e árduo caminho até que a sambista se transforme na deslumbrante rainha, a Rainha de Bateria da escola de samba Acadêmicos de Vigário Geral. A história de uma mulher preta e poderosa que, aos 42 anos, ainda luta por seu lugar na sociedade brasileira e no carnaval.

Observação: Filme selecionado para o Festival do Rio 2023

Classificação: LIVRE

 

Sessão 02: quinta, dia 25 de janeiro, às 16h

Filme: Fevereiros

Duração: 1h 14m | Gênero: Documentário | Realização: Debê Produções

Direção: Marcio Debellian | Roteiro: Diana Vasconcellos e Marcio Debellian

Sinopse: Documentário sobre a homenagem da Mangueira no carnaval de 2016 a Maria Bethânia, mostrando a escola de samba, os preparativos no barracão, e também a cantora baiana em Santo Amaro, nas festas de Nossa Senhora da Purificação.

Observação: Melhor Filme do IN – EDIT – Brasil 2018/ Menção especial do júri no Festival do Internacional do Uruguai 2018.

Classificação: LIVRE

 

Sessão 03: sexta, dia 26 de janeiro, às 14h

Filme: 82 minutos

Duração: 2h 05m | Gênero: Ficção | Realização: Comunicação Alternativa LTDA

Direção: Nelson Hoineff | Roteiro: Nelson Hoineff

Sinopse: Bastidores de uma jornada rumo ao desfile carnavalesco da Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba.

Classificação: 12 ANOS

 

Sessão 04: sexta, dia 26 de janeiro, às 16h

Filme: Na Veia (Clipe)

Duração: 3m | Gênero: Ficção

Direção: Lucas Carvalho | Roteiro: Lucas Carvalho | Realização: Lucas Carvalho

Sinopse: Clipe musical da Banda Eddie

Classificação: LIVRE

 

Filme: Fim de Festa

Duração: 1h34min | Gênero: Ficção | Realização: Carnaval Filmes e REC Filmes

Direção: Hilton Lacerda | Roteiro: Hilton Lacerda

Sinopse: Retornando cedo das férias após o Carnaval para investigar o assassinato de um jovem turista francês, Breno Wanderley se depara com possíveis reflexos de sua própria história dos quais não consegue fugir. Entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo pós-Carnaval, Breno tenta desvendar o crime e vê no filho, também chamado de Breno, uma chance de se reinventar em uma cidade quebrada e taciturna. ​

Observação: Melhor filme no Festival do Rio 2019; Melhor atriz no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021; Melhor ator e trilha Sonora no Prêmio Guarani 2020.

Classificação: 16 ANOS

 

Sessão 05: sábado, dia 27 de janeiro, às 14h

Filme: Gigantes de Pedra

Duração: 29 minutos | Direção: Guilherme Souza | Realização: Fábrica de Gigantes

Roteiro: Guilherme Souza e Raquel Potí

Sinopse: A Pernalta do carnaval carioca Raquel Potí já realizou diversas oficinas de perna de pau pela cidade do Rio de Janeiro e em outros estados, mas nunca em seu bairro natal, Pedra de Guaratiba. Com a ajuda de artistas e personalidades locais de Pedra, Potí realizará uma oficina de perna de pau repleta de significados especiais com o objetivo de criar o primeiro grupo de perna de pau da zona oeste do Rio, o Gigantes de Pedra.

Classificação: LIVRE

 

Filme: De Você Fiz Meu Samba

Duração: 1h 12m | Gênero: Documentário | Produção: Conspiração | Coprodução: Hysteria

Direção: Isabel Nascimento Silva | Roteiro: Isabel De Luca e Mariana Filgueiras

Sinopse: “De Você Fiz Meu Samba” acompanha a rotina das viúvas de cinco baluartes do samba carioca que em um trabalho invisível se tornaram guardiãs de parte fundamental da história musical brasileira. Um documentário sobre amor, parceria e saudade que defende uma história feminina sobre a cultura nacional e trabalha com um limite tênue entre o quanto elas eram parceiras importantes na carreira desses grandes sambistas e o quanto abriram mão da própria vida para viver o sonho do outro, uma questão determinante até hoje para essa geração de mulheres.

Observação: Exibido no Festival do Rio 2022; 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Festival Internacional do Documentário Musical – In Edit Brasil, Los Angeles Brazilian Film Festival 2023, Inffinito Film Festival 2023, Mostra: Brazilian Film Festival 2023.

Classificação: 10 ANOS

 

Sessão 06: sábado, dia 27 de janeiro, às 16h

Filme: Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho

Duração: 1h55min | Gênero: Documentário | Realização: Tv Zero

Direção: Pedro Bronz | Roteiro: Leonardo Bruno e Pedro Bronz

Co-produção: Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil

Sinopse: Beth Carvalho, a “Madrinha do Samba”, foi uma das maiores sambistas do Brasil, ajudou a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. Seus outros talentos e sua sensível capacidade de percepção da realidade que a cercava fez com que ela própria documentasse os ilustres encontros ao longo dos 53 anos de palcos e pagode. As imagens do documentário são parte desse vasto acervo nas mais diferentes mídias: super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotos. O filme se debruça sobre esse material de Beth Carvalho para traçar um recorte único, íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.

Observação: Melhor Filme pelo Júri Popular 17º FestAruanda; 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes ; Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; 24º Festival do Rio

Exibido no Festival do Rio 2022; 46*Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Classificação: 12 anos.

 

Sessão 07: domingo, dia 28 de janeiro, às 14h

Filme: Na Veia (Clipe)

Duração: 3m | Gênero: Ficção

Direção: Lucas Carvalho | Roteiro: Lucas Carvalho | Realização: Lucas Carvalho

Sinopse: Clipe musical da Banda Eddie

Classificação: LIVRE

Filme: Cubango – Território de Memórias

Ano: 2023 | Duração: 1h11min | Gênero: Documentário | Realização: Carretera Filmes

Direção: Levi Regis e Bruno dos Santos | Roteiro: Levi Regis e Bruno dos Santos

Sinopse: Cubango – Território de Memórias é um documentário longa-metragem, composto por muitas vozes, que mostra o conflito entre memória e apagamento a partir do avanço do mercado imobiliário e a gradual diminuição dos limites territoriais do bairro do Cubango, localizado em Niterói, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. O filme reúne recordações de velhos moradores, memórias de infância, livros e pesquisas acadêmicas e manifestações artísticas do samba ao funk, que revelam o orgulho e a identificação que os cubanguenses têm pelo bairro e por suas raízes. É nesse contexto que a Escola Acadêmicos do Cubango brilha como símbolo do orgulho e como um agente da cultura em um bairro abandonado. 

Observação: O filme é uma produção independente.

Classificação: 10 anos

Sessão 08: domingo, dia 28 de janeiro, às 16h

Filme: A Alma Das Coisas

Duração: 20min | Gênero: Documentário | Realização: Acalante Filmes

Direção: Douglas Soares e Felipe Herzog | Roteiro: Douglas Soares

Sinopse: Atrelado à mitologia dos Orixás contida no enredo Igbá – A Alma das Coisas e a Arte dos Milagres, da escola de samba Acadêmicos do Cubango, o filme propõe uma metáfora da criação através do boneco Babalotim, um ídolo-menino que já viveu muitos carnavais. Observação: Prêmio Especial do júri no Festival do Rio 2023.

Classificação: LIVRE

 

Filme: Salgueiro – Um Casal Diferente

Duração: 1h 20min | Gênero: Documentário

Direção: Pedro Monteiro e Daniel Brunet | Roteiro: Pedro Monteiro

Realização: Cafeína Filmes (Ph Souza), Pedro Monteiro | Co – Produção: Cavideo Produções

Sinopse: Em 2022 o casal de mestre sala e porta bandeira que mais tempo esteve à frente da Acadêmicos do Salgueiro, retorna com a sua escola para a passarela do samba após um ano sem desfile por conta da pandemia. Sidclei Santos e Marcela Alves somam ao todo oito estandartes de ouro. E em 2023 completam 10 anos de parceria. É como se fala na Rua Silva Teles no bairro da Tijuca: nem melhor, nem pior, apenas um casal diferente…

Observação: Filme inédito

Classificação: 10 ANOS

 

SERVIÇO

Rio de Janeiro dias 25, 26, 27 e 28/01

MAM – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 20021-140

Ingressos: a partir de R$ 160 (inteira) / R$ 90 (meia)

Links de vendas: Passaporte para todos os dias | 26/01 – Carnavais do Brasil

27/01 – Do Pop ao Brega 28/01 – Eu danço Samba

Mais informações em Link | Realização: Tess

Related posts

Bar dos Pescadores, em Búzios, é o refúgio gastronômico perfeito para curtir o verão 

Nosferatu (2024): Uma Sinfonia Gótica de Terror Assombra os Cinemas – A Obra-Prima de Robert Eggers

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024