De 8 a 21 de dezembro, a Cinemateca do MAM será palco de histórias que vão trazer diversas perspectivas do Rio de Janeiro. Em sua segunda edição, a mostra gratuita Imaginários Cariocas reunirá 55 filmes, entre curtas e longas, que propõem um mergulho nas múltiplas representações da cidade e de seus realizadores ao longo da última década. Para celebrar em grande estilo, o filme de abertura será “Papagaios”, dirigido por Douglas Soares e vencedor de 4 Kikitos no último Festival de Gramado, incluindo Melhor Filme pelo Júri Popular e Ator (Gero Camilo). A exibição será a pré-estreia oficial do longa no Rio de Janeiro, no dia 8 de dezembro, às 19h30.
Com curadoria de Marina Meliande e Felipe M. Bragança, a mostra Imaginários Cariocas ainda vai promover três rodas de conversa, com convidados como a socióloga Ana Paula Alves Ribeiro, o pesquisador Hernani Heffner, a curadora e pesquisadora Janaína Oliveira e o professor e crítico Pedro Henrique Ferreira, que trazem eixos para o debate que também nortearam a curadoria: “Rio de Esquinas, Desterros e Quintais” (12 de dezembro), “Rio de Mitos, Fantasmas e Delírios” (18 de dezembro) e “Rio de Ruínas, Palimpsestos e Paraísos” (20 de dezembro).
O evento é realizado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc com produção da Duas Mariola e apoio da Cinemateca do MAM.
Realizada pela primeira vez em 2015, a mostra retorna dez anos depois com uma nova perspectiva: pensar as transformações e permanências do imaginário carioca e como o cinema contemporâneo traduz as complexidades da cidade.
“A primeira edição teve a proposta de um panorama histórico sobre a imagética do Rio ao longo de 100 anos de cinema. Esta segunda edição propõe pensar com mais urgência as transformações e permanências desse imaginário, aprofundando diversidades e camadas com três eixos temáticos que refletem sobre territórios, fantasmagorias e processos de transformação da cidade”, afirma Felipe M. Bragança.
Assim, os filmes selecionados criam um diálogo entre gerações de cineastas e perspectivas sobre a cidade. “Reunimos obras que, de forma transversal, tivessem como foco vivências, territórios, mitos, signos e processos históricos do Rio e seus arredores. Desde estreantes até veteranos, buscamos uma coleção de filmes que refletissem presente, passado e futuro da cidade, investigando desde camadas sociais até simbólicas”, explica Marina Meliande.
A diversidade de formatos e linguagens também é uma marca da programação. “Queríamos expandir as camadas cinematográficas da cidade, o que se reflete em uma coleção heterogênea — de documentários a filmes experimentais, de alegorias fantasmagóricas a retratos sociais, de musicais a obras de horror. O Rio é o filtro através do qual esses filmes enxergam o mundo, e não apenas um cenário”, destaca Meliande.
Mais do que um panorama da produção recente, Imaginários Cariocas reafirma o cinema feito no Rio como potência criativa e campo de reflexão sobre o presente e o futuro da cidade.
Ciclo de conversas vai falar sobre o audiovisual carioca
Complementando as exibições, o ciclo de conversas da Mostra Imaginários Cariocas reunirá nomes fundamentais do pensamento e da crítica cinematográfica contemporânea. Participam das mesas a socióloga Ana Paula Alves Ribeiro, o pesquisador Hernani Heffner, a curadora e pesquisadora Janaína Oliveira, o professor e crítico Pedro Henrique Ferreira, além dos curadores Marina Meliande e Felipe M. Bragança. Confira a programação:
Conversa 1 – “Rio de Esquinas, Desterros e Quintais”
12 de dezembro – 19h
Um debate sobre os territórios, margens e geografias afetivas que moldam o imaginário urbano do Rio.
Conversa 2 – “Rio de Mitos, Fantasmas e Delírios”
18 de dezembro – 19h
Um mergulho nas fabulações e assombrações que atravessam o cinema e a cidade, do real ao imaginário.
Conversa 3 – “Rio de Ruínas, Palimpsestos e Paraísos”
20 de dezembro – 18h30
Encontro que discute o Rio como ruína e reinvenção, entre memórias, apagamentos e resistências.
Confira a programação completa de filmes por dia e horário
A mostra apresentará um panorama abrangente da produção audiovisual fluminense dos últimos dez anos, com títulos que transitam entre a ficção, o documentário e o experimental.
Entre os longas-metragens, estão: “Ana” (direção de Marcos Faustini), “Benzinho” (direção de Gustavo Pizzi), “Breve Miragem de Sol” (direção de Eryk Rocha), “Carta a un Viejo Master” (direção de Paz Encina), “Capitu e o Capítulo” (direção de Julio Bressane), “Crônica da Demolição” (direção de Eduardo Ades), “Deixa na Régua” (direção de Emílio Domingos), “Mais um Dia, Zona Norte” (direção de Allan Ribeiro), “Mate-me por Favor” (direção de Anita Rocha da Silveira), “Mormaço” (direção de Marina Meliande), “O Desmonte do Monte” (direção de Sinai Sganzerla), “O Prefeito” (direção de Bruno Safadi), “Praia Formosa” (direção de Julia de Simoni), “Sem Seu Sangue” (direção de Alice Furtado), “Subterrânea” (direção de Pedro Urano), “Três Verões” (direção de Sandra Kogut), “Uma Baía” (direção de Murilo Salles) e “Um Filme de Verão” (direção de Jo Serfaty).
A seleção de curtas também destaca novas vozes e olhares sobre o Rio, com obras como “A Maldição Tropical” (direção de Darks Miranda), “BR3” (direção de Bruno Ribeiro), “Carne Fresca” (direção de Giovani Barros), “Escasso” (direção de Clara Anastácia e Gabriela Gaia), “Helena de Guaratiba” (direção de Karen Black), “Inocentes” (direção de Douglas Soares), “Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé” (direção de Rodrigo Dutra e Janaína Oliveira ReFem), “O Tempo é um Pássaro” (direção de Yasmin Thayná), “Portugal Pequeno” (direção de Victor Quintanilha), “Tokkotai Paquetá” (direção de Cao Guimarães), “Vagalumes” (direção de Léo Bittencourt) e “Zizi (ou Oração da Jaca Fabulosa)” (direção de Felipe M. Bragança), além de curtas produzidos na residência artística carioca Lab Cinema Expandido, como “Animais Noturnos” (direção de Indigo Braga e Paulo Abrão), “Mandinga de Gorila” (direção de Luzé e Juliana Gonçalves), “FUGA” (direção de viníciux da silva e Raphael Medeiros) e N.V.L.H (direção de Felipe Dutra e Thaís Iroko).
Programação completa dos filmes:
Segunda – 8 de dezembro
19h
Sessão especial de abertura: Papagaios, de Douglas Soares. Brasil, 2025. Com Gero Camilo, Ruan Aguiar. Participação especial de Léo Jaime. 90’. 14 anos.
Terça – 9 de dezembro
16h45
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli. Brasil, 2021. Com Dennis Pinheiro, Silvero Pereira. 15’. 12 anos. + Breve Miragem do Sol, de Eryk Rocha. Brasil, 2019. Com Fabrício Boliveira, Bárbara Colen, Cadu N. Jay. 95’. 14 anos.
19h
Sessão Lab Cinema Expandido 1: Uma Floresta, de Renata Catharino e Rafael Zacca. Brasil, 2024. 29’. + N.V.L.H, de Felipe Dutra e Thaís Iroko. Brasil, 2024. 9’. + Mandinga de Gorila, de Luzé e Juliana Gonçalves. Brasil, 2024. 21’. 10 anos. + Bacia dos Sonhos, de Anne Santos e João L. Lourenço. Brasil, 2024, 29’. Livre.
Quarta – 10 de dezembro
17h
O Tempo é um Pássaro, de Yasmin Thayná. Brasil, 2024. Com Lizziem, Julliana Cortes, Jénnie. Tempestade de Madureira 18’. 14 anos. + ANA, de Marcus Vinicius Faustini. Brasil, 2023. Com Priscila Lima, Gustavo Luz, Vinícius de Oliveira. 75’. 14 anos.
19h
Zizi (ou Oração da Jaca Fabulosa), de Felipe M. Bragança. Brasil, 2025. Com Leo Tucherman. 29’. Livre. + Mais Um Dia Zona Norte, de Allan Ribeiro. Brasil, 2023. Com Valéria Silva, Victor Veiga, Silvio Fernandes, Lara Rodrigues. 81’. 14 anos.
Quinta – 11 de dezembro
16h45
Eu, Minha Mãe e Wallace, de Irmãos Carvalho. Brasil, 2018. Com Fabricio Boliveira, Noemia Oliveira, Sophia Rocha. 23’. 12 anos. + Benzinho, de Gustavo Pizzi. Brasil, 2018. Com Karine Teles, Otávio Muller, Adriana Esteves. 95’. Livre.
19h
Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli. Brasil, 2023. Com Ayla Gabriela, Henrique Bulhões. 15’. 12 anos. + A Festa de Léo, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo. Brasil, 2022. Com Cíntia Rosa, Arthur Ferreira, Jonathan Haagensen. 85’. 12 anos.
Sexta – 12 de dezembro
17h15
Portugal Pequeno, de Victor Quintanilha. Brasil, 2020. Com João Vitor Nascimento, Wilson Rabelo, Danilo Martins. 20’. 12 anos. + Deixa na Régua, de Emílio Domingos. Brasil, 2016. 73’. 12 anos.
Sábado – 13 de dezembro
15h
(Outros) Fundamentos, de Aline Motta. Brasil, 2019. 16’. Livre. + Últimas Conversas, de Eduardo Coutinho. Brasil, 2015 97’. 12 anos.
17h10
Não Me Prometa Nada, de Eva Randolph. Brasil, 2016. Com Vivian Yang, Pedro Li, Lin Mohsi. 21’. 14 anos. + Um Filme de Verão, de Jô Serfaty. Brasil, 2019. Com Caio Neves, Karolayne Rabech, Junior Sousa. 95’. 14 anos.
19h30
BR3, de Bruno Ribeiro. Brasil, 2018. Com Dandara Vital, Johi Farias, Kamyla Galdeano. 23’. 14 anos. + Salão de Baile, de Vitã e Juru. Brasil, 2024. 94’. 16 anos.
Domingo – 14 de dezembro
15h
Stella do Patrocínio e a Gênese da Poesia, de Milena Manfredini. Brasil, 2024. Com Juliana França, Juliano Viana. 16’. 14 anos. + Praia Formosa, de Julia De Simone. Brasil, 2024. Com Aline Portugal, Isabel Zuaa, Miguel Seabra Lopes. 90’. 14 anos.
17h10
Carne Fresca, de Giovani Barros. Brasil, 2024. 24’. 16 anos. + Sem Seu Sangue, de Alice Furtado. Brasil, 2019. Com Luiza Kosovski, Juan Paiva, Digão Ribeiro. 104’. 16 anos.
19h30
Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira. Brasil, 2015. Com Valentina Herszage, Mariana Oliveira, Dora Freind. 101’. 16 anos.
Terça – 16 de dezembro
17h
Tokkotai Paquetá, de Cao Guimarães. Brasil, 2024. 27’. Livre. + Carta a un Viejo Master, de Paz Encina. Brasil, 2024. 71’. Livre.
19h
Sessão Lab Cinema Expandido 2: A Primeira Última Estação, de Marcos Vinicios de Souza e Jay Preto. Brasil, 2024. 14’ + Animais Noturnos, de Indigo Braga e Paulo Abrão. Brasil, 2024. 11’ + Fuga, de Viníciux da Silva e Raphael Medeiros. Brasil, 2024. 15’ + Ilha do Sol, de Dani Moreira (com Carolina Medeiros). Brasil, 2024. 26’. + Terral, de Ana Costa Ribeiro e Tatiana Devos Gentile. Brasil, 2024. 16’.
Quarta – 17 de dezembro
17h
Helena de Guaratiba, de Karen Black. Brasil, 2023. Com Helena Ignez, Cauã Reymond. 15’. 14 anos. + Capitu e o Capítulo, de Julio Bressane. Brasil, 2021. Com Mariana Ximenes, Enrique Diaz, Vladimir Brichta. 75’. 14 anos.
19h
Maldição Tropical, de Darks Miranda. Brasil, 2016. 14’. 12 anos. + Subterrânea, de Pedro Urano. Brasil, 2020. Com Silvana Stein, Clara Choveaux, Helena Ignez. 88’. 14 anos.
Quinta – 18 de dezembro
17h
Vagalumes, de Léo Bittencourt. Brasil, 2021. 19’. 18 anos. + Inocentes, de Douglas Soares. Brasil, 2017. 19’. 16 anos. + O Cavalo de Pedro, de Daniel Nolasco. Brasil, 2023. 24’. 16 anos. + Rainha, de Sabrina Fidalgo. Brasil, 2016. 30’. 14 anos.
Sexta – 19 de dezembro
16h45
A Noite das Garrafadas, de Elder Gomes Barbosa. Brasil, 2023. 25’. 12 anos. + Desmonte do Monte, de Sinai Sganzerla. Brasil, 2017. 85’. 12 anos.
18h45
Nossa Querida Jabebiracica, de Elder Gomes Barbosa. Brasil, 2024. 23’. 12 anos. + Mormaço, de Marina Meliande. Brasil, 2018. Com Marina Provenzzano, Sandra Maria, Pedro Gracindo. 96’. 14 anos.
Sábado – 20 de dezembro
15h
O Prefeito, de Bruno Safadi. Brasil, 2015. Com Nizo Neto, Djin Sganzerla, Gustavo Novaes. 70’. 12 anos.
16h45
Joãosinho da Goméia – O Rei do Candomblé, de Janaína Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra. Brasil, 2019. 15’. 12 anos. + A Morte de JP Cuenca, de João Paulo Cuenca. Brasil, 2015. Com Ana Flavia Cavalcanti, João Paulo Cuenca. 90’. 18 anos.
Domingo – 21 de dezembro
15h
Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles. Brasil, 2022. 15’. 12 anos. + Três Verões, de Sandra Kogut. Brasil, 2019. Com Regina Casé, Otávio Muller, Jéssica Ellen. 94’. 12 anos.
17h10
Crônica da Demolição, de Eduardo Ades. Brasil, 2015. Com Alex Nicolaeff, Alfredo Britto, Antonio Souza Aguiar. 90’. 12 anos.
19h
Uma Baía, de Murilo Salles. Brasil, 2021. 109’. DCP. 12 anos.
FICHA TÉCNICA:
- Idealização: Marina Meliande
- Curadoria: Felipe M. Bragança e Marina Meliande
- Produção: Duas Mariola Filmes
- Apoio: Cinemateca do MAM
- Realização: Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro,
- Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc
Conversa 1 – “Rio de Esquinas, Desterros e Quintais”
12 de dezembro – 19h
Um debate sobre os territórios, margens e geografias afetivas que moldam o imaginário urbano do Rio.
Conversa 2 – “Rio de Mitos, Fantasmas e Delírios”
18 de dezembro – 19h
Um mergulho nas fabulações e assombrações que atravessam o cinema e a cidade, do real ao imaginário.
Conversa 3 – “Rio de Ruínas, Palimpsestos e Paraísos”
20 de dezembro – 18h30
Encontro que discute o Rio como ruína e reinvenção, entre memórias, apagamentos e resistências.
Confira a programação completa de filmes por dia e horário
A mostra apresentará um panorama abrangente da produção audiovisual fluminense dos últimos dez anos, com títulos que transitam entre a ficção, o documentário e o experimental.
Entre os longas-metragens, estão: “Ana” (direção de Marcos Faustini), “Benzinho” (direção de Gustavo Pizzi), “Breve Miragem de Sol” (direção de Eryk Rocha), “Carta a un Viejo Master” (direção de Paz Encina), “Capitu e o Capítulo” (direção de Julio Bressane), “Crônica da Demolição” (direção de Eduardo Ades), “Deixa na Régua” (direção de Emílio Domingos), “Mais um Dia, Zona Norte” (direção de Allan Ribeiro), “Mate-me por Favor” (direção de Anita Rocha da Silveira), “Mormaço” (direção de Marina Meliande), “O Desmonte do Monte” (direção de Sinai Sganzerla), “O Prefeito” (direção de Bruno Safadi), “Praia Formosa” (direção de Julia de Simoni), “Sem Seu Sangue” (direção de Alice Furtado), “Subterrânea” (direção de Pedro Urano), “Três Verões” (direção de Sandra Kogut), “Uma Baía” (direção de Murilo Salles) e “Um Filme de Verão” (direção de Jo Serfaty).
A seleção de curtas também destaca novas vozes e olhares sobre o Rio, com obras como “A Maldição Tropical” (direção de Darks Miranda), “BR3” (direção de Bruno Ribeiro), “Carne Fresca” (direção de Giovani Barros), “Escasso” (direção de Clara Anastácia e Gabriela Gaia), “Helena de Guaratiba” (direção de Karen Black), “Inocentes” (direção de Douglas Soares), “Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé” (direção de Rodrigo Dutra e Janaína Oliveira ReFem), “O Tempo é um Pássaro” (direção de Yasmin Thayná), “Portugal Pequeno” (direção de Victor Quintanilha), “Tokkotai Paquetá” (direção de Cao Guimarães), “Vagalumes” (direção de Léo Bittencourt) e “Zizi (ou Oração da Jaca Fabulosa)” (direção de Felipe M. Bragança), além de curtas produzidos na residência artística carioca Lab Cinema Expandido, como “Animais Noturnos” (direção de Indigo Braga e Paulo Abrão), “Mandinga de Gorila” (direção de Luzé e Juliana Gonçalves), “FUGA” (direção de viníciux da silva e Raphael Medeiros) e N.V.L.H (direção de Felipe Dutra e Thaís Iroko).
Programação completa dos filmes:
Segunda – 8 de dezembro
19h
Sessão especial de abertura: Papagaios, de Douglas Soares. Brasil, 2025. Com Gero Camilo, Ruan Aguiar. Participação especial de Léo Jaime. 90’. 14 anos.
Terça – 9 de dezembro
16h45
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli. Brasil, 2021. Com Dennis Pinheiro, Silvero Pereira. 15’. 12 anos. + Breve Miragem do Sol, de Eryk Rocha. Brasil, 2019. Com Fabrício Boliveira, Bárbara Colen, Cadu N. Jay. 95’. 14 anos.
19h
Sessão Lab Cinema Expandido 1: Uma Floresta, de Renata Catharino e Rafael Zacca. Brasil, 2024. 29’. + N.V.L.H, de Felipe Dutra e Thaís Iroko. Brasil, 2024. 9’. + Mandinga de Gorila, de Luzé e Juliana Gonçalves. Brasil, 2024. 21’. 10 anos. + Bacia dos Sonhos, de Anne Santos e João L. Lourenço. Brasil, 2024, 29’. Livre.
Quarta – 10 de dezembro
17h
O Tempo é um Pássaro, de Yasmin Thayná. Brasil, 2024. Com Lizziem, Julliana Cortes, Jénnie. Tempestade de Madureira 18’. 14 anos. + ANA, de Marcus Vinicius Faustini. Brasil, 2023. Com Priscila Lima, Gustavo Luz, Vinícius de Oliveira. 75’. 14 anos.
19h
Zizi (ou Oração da Jaca Fabulosa), de Felipe M. Bragança. Brasil, 2025. Com Leo Tucherman. 29’. Livre. + Mais Um Dia Zona Norte, de Allan Ribeiro. Brasil, 2023. Com Valéria Silva, Victor Veiga, Silvio Fernandes, Lara Rodrigues. 81’. 14 anos.
Quinta – 11 de dezembro
16h45
Eu, Minha Mãe e Wallace, de Irmãos Carvalho. Brasil, 2018. Com Fabricio Boliveira, Noemia Oliveira, Sophia Rocha. 23’. 12 anos. + Benzinho, de Gustavo Pizzi. Brasil, 2018. Com Karine Teles, Otávio Muller, Adriana Esteves. 95’. Livre.
19h
Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli. Brasil, 2023. Com Ayla Gabriela, Henrique Bulhões. 15’. 12 anos. + A Festa de Léo, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo. Brasil, 2022. Com Cíntia Rosa, Arthur Ferreira, Jonathan Haagensen. 85’. 12 anos.
Sexta – 12 de dezembro
17h15
Portugal Pequeno, de Victor Quintanilha. Brasil, 2020. Com João Vitor Nascimento, Wilson Rabelo, Danilo Martins. 20’. 12 anos. + Deixa na Régua, de Emílio Domingos. Brasil, 2016. 73’. 12 anos.
Sábado – 13 de dezembro
15h
(Outros) Fundamentos, de Aline Motta. Brasil, 2019. 16’. Livre. + Últimas Conversas, de Eduardo Coutinho. Brasil, 2015 97’. 12 anos.
17h10
Não Me Prometa Nada, de Eva Randolph. Brasil, 2016. Com Vivian Yang, Pedro Li, Lin Mohsi. 21’. 14 anos. + Um Filme de Verão, de Jô Serfaty. Brasil, 2019. Com Caio Neves, Karolayne Rabech, Junior Sousa. 95’. 14 anos.
19h30
BR3, de Bruno Ribeiro. Brasil, 2018. Com Dandara Vital, Johi Farias, Kamyla Galdeano. 23’. 14 anos. + Salão de Baile, de Vitã e Juru. Brasil, 2024. 94’. 16 anos.
Domingo – 14 de dezembro
15h
Stella do Patrocínio e a Gênese da Poesia, de Milena Manfredini. Brasil, 2024. Com Juliana França, Juliano Viana. 16’. 14 anos. + Praia Formosa, de Julia De Simone. Brasil, 2024. Com Aline Portugal, Isabel Zuaa, Miguel Seabra Lopes. 90’. 14 anos.
17h10
Carne Fresca, de Giovani Barros. Brasil, 2024. 24’. 16 anos. + Sem Seu Sangue, de Alice Furtado. Brasil, 2019. Com Luiza Kosovski, Juan Paiva, Digão Ribeiro. 104’. 16 anos.
19h30
Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira. Brasil, 2015. Com Valentina Herszage, Mariana Oliveira, Dora Freind. 101’. 16 anos.
Terça – 16 de dezembro
17h
Tokkotai Paquetá, de Cao Guimarães. Brasil, 2024. 27’. Livre. + Carta a un Viejo Master, de Paz Encina. Brasil, 2024. 71’. Livre.
19h
Sessão Lab Cinema Expandido 2: A Primeira Última Estação, de Marcos Vinicios de Souza e Jay Preto. Brasil, 2024. 14’ + Animais Noturnos, de Indigo Braga e Paulo Abrão. Brasil, 2024. 11’ + Fuga, de Viníciux da Silva e Raphael Medeiros. Brasil, 2024. 15’ + Ilha do Sol, de Dani Moreira (com Carolina Medeiros). Brasil, 2024. 26’. + Terral, de Ana Costa Ribeiro e Tatiana Devos Gentile. Brasil, 2024. 16’.
Quarta – 17 de dezembro
17h
Helena de Guaratiba, de Karen Black. Brasil, 2023. Com Helena Ignez, Cauã Reymond. 15’. 14 anos. + Capitu e o Capítulo, de Julio Bressane. Brasil, 2021. Com Mariana Ximenes, Enrique Diaz, Vladimir Brichta. 75’. 14 anos.
19h
Maldição Tropical, de Darks Miranda. Brasil, 2016. 14’. 12 anos. + Subterrânea, de Pedro Urano. Brasil, 2020. Com Silvana Stein, Clara Choveaux, Helena Ignez. 88’. 14 anos.
Quinta – 18 de dezembro
17h
Vagalumes, de Léo Bittencourt. Brasil, 2021. 19’. 18 anos. + Inocentes, de Douglas Soares. Brasil, 2017. 19’. 16 anos. + O Cavalo de Pedro, de Daniel Nolasco. Brasil, 2023. 24’. 16 anos. + Rainha, de Sabrina Fidalgo. Brasil, 2016. 30’. 14 anos.
Sexta – 19 de dezembro
16h45
A Noite das Garrafadas, de Elder Gomes Barbosa. Brasil, 2023. 25’. 12 anos. + Desmonte do Monte, de Sinai Sganzerla. Brasil, 2017. 85’. 12 anos.
18h45
Nossa Querida Jabebiracica, de Elder Gomes Barbosa. Brasil, 2024. 23’. 12 anos. + Mormaço, de Marina Meliande. Brasil, 2018. Com Marina Provenzzano, Sandra Maria, Pedro Gracindo. 96’. 14 anos.
Sábado – 20 de dezembro
15h
O Prefeito, de Bruno Safadi. Brasil, 2015. Com Nizo Neto, Djin Sganzerla, Gustavo Novaes. 70’. 12 anos.
16h45
Joãosinho da Goméia – O Rei do Candomblé, de Janaína Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra. Brasil, 2019. 15’. 12 anos. + A Morte de JP Cuenca, de João Paulo Cuenca. Brasil, 2015. Com Ana Flavia Cavalcanti, João Paulo Cuenca. 90’. 18 anos.
Domingo – 21 de dezembro
15h
Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles. Brasil, 2022. 15’. 12 anos. + Três Verões, de Sandra Kogut. Brasil, 2019. Com Regina Casé, Otávio Muller, Jéssica Ellen. 94’. 12 anos.
17h10
Crônica da Demolição, de Eduardo Ades. Brasil, 2015. Com Alex Nicolaeff, Alfredo Britto, Antonio Souza Aguiar. 90’. 12 anos.
19h
Uma Baía, de Murilo Salles. Brasil, 2021. 109’. DCP. 12 anos.
FICHA TÉCNICA:
- Idealização: Marina Meliande
- Curadoria: Felipe M. Bragança e Marina Meliande
- Produção: Duas Mariola Filmes
- Apoio: Cinemateca do MAM
- Realização: Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro,
- Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc
SERVIÇO:
Mostra Imaginários Cariocas – A Representação do Rio no Cinema (2a edição)
Local: Cinemateca do MAM – RJ – Av. Infante Dom Henrique, 85, Glória
Período: De 8 a 21 de dezembro de 2025
Entrada gratuita.
Veja a classificação indicativa dos filmes
Retirada de ingressos no site ou na bilheteria da Cinemateca
https://mamrio.byinti.com/#/