A Zona Oeste do Rio de Janeiro acaba de ganhar um movimento estruturado para transformar potência cultural em desenvolvimento criativo. O Movimenta Bangu nasce com o objetivo de fortalecer a indústria criativa da região, conectando produtores locais, espaços culturais, marcas, projetos sociais e poder público em uma estratégia contínua de impacto cultural, social e econômico.
O projeto é uma iniciativa do Teatro Bangu Shopping e parte do reconhecimento de que Bangu e sua região de influência concentram um dos maiores contingentes populacionais do Brasil e uma atividade cultural própria. Se fosse uma cidade, a região de influência de Bangu estaria entre as dez maiores do país, reunindo mais de 1,6 milhão de habitantes, com enorme potencial criativo, e ainda não reconhecida como uma “praça” importante no cenário das grandes produções no país.
“O Movimenta Bangu nasce para dar luz à produção e a força cultural local, ao mesmo tempo que posiciona a região como um mercado importante para as produções de todo Brasil. Bangu e região, apesar de sua força, ainda sofrem com preconceitos. Nosso papel, como gestores culturais, é estruturar pontes entre território, produção local e mercado, criando um movimento contínuo de desenvolvimento cultural e econômico”, conta Fernando Campos, CEO do Grupo Prismah e gestor do Teatro Bangu Shopping.
Inserido nesse contexto, a iniciativa propõe uma atuação permanente de fomento, articulação e visibilidade para agentes culturais locais, estabelecendo parcerias estratégicas com produtores, coletivos e iniciativas da região. O objetivo é criar um ecossistema sustentável que amplie o acesso à cultura, fortaleça a cadeia produtiva e integre a Zona Oeste às grandes rotas de circulação cultural do Rio de Janeiro e do Brasil.
Já em seu lançamento, o Movimenta Bangu se conecta à trajetória da INOFF, produtora cultural atuante há muitos anos na Zona Oeste e reconhecida por seu papel como agente, articuladora e realizadora de projetos culturais no território. Presente de forma ativa no mercado e profundamente conectada à cena local, a INOFF se soma ao Movimenta Bangu para, em parceria, ampliar esse movimento e potencializar ações ao longo do ano. Juntos, desenvolverão uma programação contínua que inclui oficinas, mostras, rodas de conversa e apresentações especiais, fortalecendo a produção local e expandindo sua visibilidade.
O calendário de ações ao longo de 2026 reúne diferentes linguagens artísticas e iniciativas voltadas à valorização da produção local e ao desenvolvimento de público.
• Rio de Dança – 28, 29 e 30 de abril e 2 de maio
• Circuito Afrocarioca – segunda semana de maio (encerramento em 13/05)
• Rio + Jovem – 12, 13, 14 e 15 de agosto
• Festival Audiovisual Suburbano – 4, 5 e 6 de setembro
“Os projetos da INOFF nascem do reconhecimento das lacunas, dos desejos e da força criativa que atravessam a Zona Oeste. Realizar esses projetos aqui não é apenas uma escolha geográfica, é um posicionamento político e cultural: investir onde a cultura já existe, mas historicamente recebeu menos estrutura, visibilidade e recursos. O Movimenta Bangu chega para somar forças e potencializar a produção cultural local. Vamos fazer ao longo de 2026 uma programação que dialoga com a identidade local e também mostra pra fora a força criativa que temos.”, diz Thayná Oliveira, da INOFF Produções.
O projeto também se conecta ao Clubinho do Samba, iniciativa social desenvolvida pelo Clube do Samba em parceria com a Prismah, reforçando o compromisso do Movimenta Bangu com a formação cultural, a identidade local e a responsabilidade sociocultural.
O Movimenta Bangu conta com o apoio de TV Globo, Atlas Schindler, Unisys e Arremate, empresas que também acreditam na transformação social por meio da educação, da arte e da cultura.
“Entendemos que esse tipo de incentivo é de fundamental importância para o público do shopping e a região de Bangú. Levar cultura é fundamental principal para quem não tem tanto acesso a esse tipo de evento”, diz Leonardo Vieira, superintendente do Bangu Shopping.
As ações acontecem no Teatro Bangu Shopping, principal palco cultural da Zona Oeste, com mais de 500 lugares e infraestrutura técnica completa, que assume papel central nesse movimento como espaço de encontro, formação de público e difusão de projetos. Integrado ao Bangu Shopping, que recebe cerca de 1,8 milhão de consumidores por mês, o teatro amplia o alcance das ações e potencializa a conexão entre cultura, público e território.
Sobre o Teatro Bangu Shopping: Inaugurado em dezembro de 2016, o Teatro Bangu Shopping está localizado no pátio do Bangu Shopping, um dos bairros mais populosos do Rio de Janeiro. Com capacidade para 532 pessoas entre a plateia e balcão, o teatro foi construído para receber espetáculos de todos os portes e impressiona pela qualidade de sua estrutura tanto física, quanto de som e luz.
Sobre o Grupo Prismah: Fundada em 2019, a Prismah atua na integração entre eventos, teatro, musicais, espaços culturais e projetos socioculturais de alto impacto, reunindo a experiência de mais de 25 anos de seu fundador, Fernando Campos, no setor cultural. O grupo também integra a Hiato, plataforma criada para ampliar o acesso à cultura, conectando pessoas a experiências de cinema, teatro e museus.
Sobre a INOFF: A INOFF Produções é uma produtora cultural com atuação na Zona Oeste do Rio de Janeiro, dedicada ao desenvolvimento de projetos que ampliam o acesso à cultura, fortalecem a produção local e impulsionam a economia criativa do território. Em atividade desde 2014, realiza iniciativas como o Festival Rio + Jovem, o Festival Audiovisual Suburbano e o Circuito Afro Carioca.
Bangu Shopping
É um dos principais centros de compras, serviços e lazer da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com um mix diversificado de operações e infraestrutura completa, o empreendimento integra-se à dinâmica urbana da região e recebe mensalmente cerca de 1,8 milhão de consumidores. Alinhado ao compromisso com o desenvolvimento local e a promoção da cultura, o Bangu Shopping abriga o Teatro Bangu Shopping, espaço dedicado à realização de espetáculos e eventos culturais. A atuação conjunta do shopping e do teatro reforça o papel do empreendimento como agente de valorização cultural, convivência e desenvolvimento socioeconômico do território.