MPB4 – 60 anos de MPB

MPB4 - Foto:Leo Aversa

Julho é mês de comemorações para o MPB4, que completa 60 anos de serviços prestados à MPB – sigla que o próprio quarteto criou e que acabou ganhando vida própria. No dia 5, chega às plataformas digitais o álbum “60 anos de MPB”, lançado pela Biscoito Fino. Dedicado ao Quarteto em Cy e aos fundadores do grupo Magro e Ruy Faria, o trabalho conta com participações luxuosas de Alceu Valença, Chico Buarque, Dori Caymmi, Edu Lobo, Francis Hime, Guinga, Ivan Lins, João Bosco, Kleiton & Kledir, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Toquinho. E no dia 10, tem show no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro.

O show tem direção do jornalista Hugo Sukman, que tentou resumir os 60 anos de carreira do quarteto. “É impossível resumir a história do MPB-4, tão vasta e do tamanho exato da música brasileira em sua fase mais rica; mas, no show, nós tentamos contar essa história por meio da ideia contida na música inicial de Milton Nascimento e Fernando Brant: ‘Notícias do Brasil’. A cada canção do espetáculo e de sua história, o MPB-4 faz isso: traz, boas ou más, notícias do Brasil”, diz Sukman, já dando um spoiler da abertura do show no Teatro Riachuelo.

O show também terá convidados que fazem parte da história do MPB4: Dori Caymmi, que fez arranjos para o álbum comemorativo e gravou com o grupo na faixa “O cantador”, parceria dele com Nelson Motta; Sonya Ferreira, que fez parte do Quarteto em Cy; João e Chico Faria, filhos dos saudosos Ruy e Cynara, que fez parte do Quarteto em Cy desde o início, em 1964, até sua morte, ano passado.

Sukman revela que, no espetáculo, estará a primeira música gravada pelo MPB-4. E as mais recentes também, como “Que tal um samba?”, de Chico Buarque. “Descobri, nesse arco de 60 anos, como o MPB-4 evoluiu. E como é exatamente o mesmo”, define o diretor.

No roteiro do show, há canções que estão no novo álbum, como “Velas içadas” (Ivan Lins e Vitor Martins), “Paz e amor” (Kleiton Ramil e Kledir Ramil), “Angélica” (Miltinho e Chico Buarque) e “O cantador” (Dori Caymmi e Nelson Motta). E é claro que não vão faltar clássicos do repertório do MPB4, caso de “Amigo é pra essas coisas” (Silvio da Silva Júnior e Aldir Blanc) e “Roda viva” (Chico Buarque).

É inegável a importância do MPB4 na música brasileira. E o diretor do show, o jornalista Hugo Sukman, que assumiu ser difícil resumir os 60 anos de carreira do quarteto num show, consegue resumir o papel do grupo no nosso cancioneiro em poucas palavras: “o MPB-4 consagrou o nome pelo qual a música brasileira ficou conhecida. Carregou essa música no nome e na carne. Ouso definir MPB como a música que o MPB-4 canta”.                                             

Ao público, resta agradecer e aplaudir.

Serviço

Show “60 anos de MPB”

Participações especiais de Dori Caymmi, Sonya Ferreira, João e Chico Faria

Dia 10 de julho (quarta-feira), 20h

Teatro Riachuelo RJ – rua do Passeio 40, Rio de Janeiro

Ingressos entre R$ 50 e R$ 160

https://bileto.sympla.com.br/event/93906/d/255696

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio