Início » Mulheres negras, trans, LGBTQIA+ e PCD protagonizam evento inclusivo sobre arte, beleza e moda em Madureira

Mulheres negras, trans, LGBTQIA+ e PCD protagonizam evento inclusivo sobre arte, beleza e moda em Madureira

por Redação

Entre os dias 23 a 26 de março, grandes nomes da área da beleza, estética, comportamento, moda e universo digital se reunirão em Madureira para o OFIO _ 1º CONFERÊNCIA DE ARTE, BELEZA E MODA DE MADUREIRA. O evento chega para celebrar a potência e a inovação afro urbana e assumir o papel de portadora de uma nova frequência de transmissão criativa em rede.

O encontro conta com uma programação completamente voltada para ramo da  cultura, estética negra, trazendo as principais tendências, influenciadores, autoridades, novidades científicas e tecnológicas das área de moda,  beleza, cosmética e saúde.

OFIO é uma conferência criada para quebrar o molde. É o próximo nível de formação, aprimoramento técnico, pesquisa, crescimento pessoal, network e diversão consciente, tudo vestido na melhor experiência de um acampamento urbano, dentro do maior epicentro criativo do subúrbio do Rio. Madureira!

Gostaria através deste contato, convidá-la para compor o time de painelistas desse grande encontro. Nós da organização entendemos o potencial da sua narrativa, trajetória profissional e representatividade dentro do setor do AFRO NEGÓCIO e ficaremos honrados em tê-la conosco nessa jornada de conhecimento, desenvolvimento e integração.

O evento acontece com restrição de público, num formato BETA e tem como objetivo disponibilizar  as principais tendências, influenciadores, autoridades, novidades científicas e tecnológicas, além de validar novas metodologias, linguagens e dinâmicas de aprendizado híbridos. A intenção é circular inteligências, estimular inovações e construir pilares que auxiliem novas modelagens de negócios.

Empreender ainda é um universo privilegiado, dominado por regras complexas e arranjos institucionais excludentes. O FIO sinaliza 3 pontos focais sensíveis para o desenvolvimento sustentável de novos negócios nesse ramo, são eles: NEGACIONISMO: a prática de invisibilizar e estereotipar o potencial  socioeconômico e cultural dos subúrbios. PRECONCEITO: a falta de diversidade da indústria criativa e a seletividade das oportunidades. ESCASSEZ: ausência de investimento para desenvolvimento de iniciativas, agentes, negócios e soluções que estão fora do eixo capital.

OFIO vai pautar a convergência, entregando conteúdos interativos através de um programa que inclui masterclass, produção de podcasts, workshops e compartilhamento digital dos processos nas redes sociais do projeto.

O evento é realizado pela DUTO, agência desenvolvedora de negócios potenciais criativos, patrocinado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e  acontece na primeira Zona de Cultura do Rio, Madureira.  É organizado em parceria com Gabriela Azevedo, Fundadora e Diretora Executiva do TRANÇA TERAPIA , sob curadoria da Stylist e Diretora Criativa,  Rafaela Pinah e conta com a produção geral de Yasmin Gomes da Gestora e Fundadora da HULP FINANÇAS.

A conferência  é gratuita, as vagas são limitadas e as inscrições dos participantes podem ser realizadas  pelo link do sympla mediante preenchimento do questionário seletivo.

No dia 23 de MARÇO, das 18h às 23h no ROOF DUTO, ocorrerá para o público e veículos de mídia um coquetel de lançamento oficial do projeto para apresentação de todo o conceito, conteúdo e propósito da conferência.

Participantes:

23.MAR _ ABERTURA (18h às 23h)

TAINA DE PAULA _ Arquiteta e Urbanista I @tainadepaularj 

Vereadora, Arquiteta e urbanista, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro da Comissão de Gênero do CAU-RJ e atualmente  é Coordenadora Regional do Projeto Brasil Cidades. É conselheira do Centro de Defesa e Direitos Humanos Fundação Bento Rubião e da ONG Rede Nami. Representante do Brasil no Fórum Mundial no Fórum 2030 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na Tunísia, realizado em abril de 2019

24.MAR _ 2º DIA (14h as 22h)

PAINEL 1 _  Novas narrativas no mercado de moda (14h às 16h)

LELE MARTINS _ Blogueira

Lelê Martins é produtora de conteúdo para as redes sociais, palestrante e modelo. Nas redes, conhecida como @blogueirapcd e nelas fala sobre capacitismo, moda e desconstrução. Além disso, é estudante de Ciências Sociais, e realiza uma pesquisa direcionada à vivência de pessoas negras com deficiência no Brasil.

MANU MENDES _ Comunicadora e Digital Influencer

Manu Mendes. Comunicadora, digital influencer, MBA em redes sociais.

PAINEL 2 _  Gestão de negócio e desenvolvimento de produto (17h às 19h)

SAMANTA CONSTANTINO _ CEO & Founder das : @hairsamanta @samantaeducational – Ubuntu Beauty

Terapeuta Capilar ( Tratamento de Queda Capilar, Alopecia, Psoríase, Dermatites, Caspas, Oleosidade Excessiva), Especialista em Soluções Capilares, Mentora de Carreira Beauty, Especialista em Cabelos Afro e Tranças Afro, Educadora, Palestrante, Mentora de Empreendedorismo, Gestora de Branding, Personal Branding.

ISABELA MELO _ Empresária e  Cabeleireira I  @hidrabella

Isabella Melo, 28 anos, é cabeleireira, empresária no ramo da beleza, proprietária de um espaço focado em cabelos cacheados/crespos e desenvolvedora de uma linha de produtos chamada HIDRABELLA.

Happy Hour: 19h às 22h (Djset)

25.MAR _ 3º DIA (14h as 22h)

PAINEL 1 _  A potência do mercado das trancas e seus desafios (14h às 16h)

LARISSA AZEVEDO _ Empresária e Trancista | @black.azevedo

Larissa Azevedo, 27 anos, nascida em Madureira cresceu em Valença, interior do Rio de Janeiro onde depois de anos trabalhando com cabelos se descobriu apaixonada em tranças resultando hoje na Black Azevedo. Hoje, após 5 anos na área profissionalmente, auxilia vários trancistas iniciantes e veteranos nessa estrada empreendedora cheia de obstáculos.

JULLY VICTORIANO _ Especialista em Faux Locs

Jully Victorino, tem 23 anos, é nascida e criada na zona oeste do Rio de Janeiro, mais especificamente em Bangu. Trabalho com tranças/dreads há mais ou menos 8 anos, e hoje em dia é a sua maior fonte de renda. Jully é produtora de moda e trancista especializada em faux locs, uma das pioneiras do método no RJ. Conhecida nas redes pela habilidade e técnica em auto trança e por assinar o cabelo várias artistas da cena independente.

INTERVALO: 16h às 17h (Djset)

PAINEL 2 _  A importância do conteúdo digital no desenvolvimento de carreira. (17h às 19h) 

JACY CARVALHO _ Afrohairstylist e Empreendedora Iinstagram.com/jacycarvalho I  youtube.com/jacycarvalho I tiktok.com/@jacycarvalho 

Trancista, uma das maiores referências em estética  e beleza afro, CEO das empresas @ciaracabelos e @viagempreta e proprietária do maior canal do Youtube voltado para a temática de tranças no Brasil.

ERICA ANDRADE _ Trancista 

Conhecida como Kika Tranças, ela tem um trabalho orientado nas áreas de  cabelo afro, investimento, mercado financeiro e transição de carreira.

Happy Hour: 19h às 22h (Djset)

26.MAR _ 4º DIA (14h as 22h)

PAINEL 1 _ Inovação, empreendedorismo e alta performance como ferramenta de transformação (17h às 19h) 

JUH DE PAULA _ CEO da Femme Fit Power e Especialista em Emagrecimento

CEO do  Femme Fit Power, Escritora, Mãe, Profissional de Educação Física , especialista em emagrecimento e treinamento de alta performance para mulheres.

LORENA COIMBRA _ Diretora e Fundadora da Foodtech Consultoria | 

Proprietária da Foodtech consultoria e  Sócia-fundadora na Hort-e | Mentoria de Negócios de Alimentos. Mestra em Ciências e Tecnologia de Alimentos na IFRJ com foco em tecnologias emergentes e engenheira de alimentos, especialista em desenvolvimento de produtos e em segurança de alimentos.

PAINEL 2 _ Moda, Estilo de Vida e Marketing Digital como produto. (14h às 16h)

MONIQUE BERÇOT _  Influencer e Ceo da LUXUOSODIA I @MoniiqueBercot

O seu propósito na internet é ajudar as pessoas aproveitarem o melhor da vida, logo, compartilha suas descobertas, experiências e vivências na certeza que está dando um passo que quem a acompanha ainda não deu, mas que quando der, será certeiro.

MANNU VIANA | Influencer | @manuuvianaa

Emannuely Viana, atua como criadora de conteúdo digital para o instagram e youtube, com foco no universo da beleza, casa, maternidade e lifestyle.

          ENCERRAMENTO: 19H AS 22H

TIME

GABRIELA AZEVEDO | TRANCISTA E IDEALIZADORA TRANÇA TERAPIA | @trancaterapiaoficial

Gabriela Azevedo é Trancista, Poeta, Articuladora Cultural, Mãe… Idealizadora do projeto Trança terapia com sede na cidade do Rio de Janeiro, desenvolve em todo território nacional atividades de reflexão e propagação da  Cultura Afro Brasileira, por através de workshops, palestras, oficinas em instituições culturais, comerciais e em escolas, contribuindo para a valorização da Cultura e Estética Afro, e apresentando conhecimento e reconhecimento não só de tendências, bem como de memória, história da Cultura Africana e Afro Brasileira.

YASMIN GOMES | PRODUTORA EXECUTIVA, EMPREENDEDORA E MENTORA FINANCEIRA | @yasgcp @hulpfinancas

Yasmin Gomes, tem 24 anos, é carioca, nascida e criada numa comunidade em Realengo, atualmente reside em Madureira. Yasmin carrega mais de 4 anos de experiência em gestão de empresas, gestão de equipes, produções executivas, produções de eventos e muito mais. Em 2020 ela criou a empresa chamada Hulp Finanças, que é uma empresa que ajuda mulheres e empreendedoras a gerenciar e controlar seu dinheiro e sua empresa de forma correta, visando crescimento e lucro.

RAFAELA PINAH | PESQUISADORA, CURADORA DE CONTEÚDO E FUNDADORA DA COOLHUNTER FAVELA | @rafaelapinah

Rafaela Pinah, moradora da Cohab de Realengo, zona oeste do RJ. Ela é pesquisadora e diretora criativa decolonial de visualidades, curadora de conteúdo pluriversais e fundadora do escritório Coolhunter Favela.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via