O Mundo Bita — fenômeno com mais de 21 bilhões de visualizações no Youtube — acaba de estrear na plataforma o primeiro episódio do Show da Flora, novo programa educativo voltado para crianças de até três anos. A produção da Mr. Plot foi criada a partir dos pedidos de pais e mães que acompanham o canal e desejavam um conteúdo educativo especialmente pensado para a primeira infância.
Estrelado pela atriz Beatriz Cavalcanti, o programa apresenta a Flora, jovem professora que mora na Vila Cachola e é amiga do Bita. Ela guia os pequenos e pequenas em jornadas repletas de conhecimento, imaginação, afeto e alegria.
Cada episódio tem duração de 20 minutos e foi cuidadosamente estruturado com a consultoria da professora e psicopedagoga Anna Paula, especialista em imaginação infantil. O objetivo é proporcionar experiências lúdicas que estimulem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, por meio de quadros dinâmicos, música e interações com personagens encantadores.
No episódio de estreia, o público conhece uma nova personagem: Pluma Plot, uma alienígena divertida e performática; além dela, o já conhecido robô Tum-Tum entra em cena para ajudar a explicar temas do cotidiano infantil. Ao longo dos próximos episódios, outros personagens do universo Mundo Bita também se juntarão à Flora, ampliando ainda mais o repertório educativo.
Para Chaps, é fundamental conteúdos voltados para a educação básica no Brasil. “Com o carinho e a qualidade que tratamos nossas criações aqui no Mundo Bita, as famílias acabam estabelecendo uma relação de extrema confiança com a gente. Não por acaso, começamos a receber pedidos para que o Mundo Bita trabalhasse esses conteúdos para crianças nos primeiros anos de vida. Abraçamos essa missão e hoje estamos felizes em anunciar o lançamento do Show da Flora.”
O Mundo Bita
O Mundo Bita ganhou vida há 14 anos, no Recife (PE), nos estúdios da Mr. Plot, produtora de conteúdo fundada por Chaps e seus sócios – João Henrique Souza, Enio Porto e Felipe Almeida. Todos são pais. A princípio, Bita seria o protagonista de um livro digital, mas a ideia não vingou e a virada aconteceu quando o personagem foi transportado para o audiovisual. “Decidi compor algumas letras, melodias e fazer um teste”, conta Chaps.
A experiência deu tão certo que cerca de cem clipes autorais lançados sob a grife Bita no Brasil ultrapassam 21 bilhões de visualizações no Youtube. Hoje, o canal na plataforma conta com mais de 14 milhões de inscritos. As produções dos conteúdos autorais abordam, com leveza, cor e muita música, temáticas atuais e assuntos que contribuem para a formação saudável e solidária das crianças. Mundo Bita fala sobre a preservação da natureza, criação de filhos, inclusão social, igualdade de direitos, família, sentimentos, higiene e outros temas importantes que permeiam o universo infantil.
Nos últimos anos, a animação tem focado em reforçar conteúdos, já consolidados no Brasil, no canal “Mundo Bita Español”, que conta com mais de 82 mil inscrições e mais de 29 milhões de visualizações. Essa iniciativa faz parte do processo de internacionalização da marca “Mundo Bita” iniciado em 2018 com o objetivo de aumentar o alcance da produção, principalmente, na Espanha e em países latinos.
