Museu Bispo do Rosário recebe Folia de Reis do Sertão Carioca nesta sexta-feira

Mariana-Dias - Cuidado, amor

Nesta sexta-feira (16/01), o Memorial de Arte e Resistência, espaço vinculado ao Programa de Geração de Trabalho e Renda, Arte, Horta & Cia do Museu Bispo do Rosario, recebe a Folia de Reis do Sertão Carioca, celebrando o retorno de uma das mais importantes manifestações da cultura popular ao espaço do Museu.

A programação tem início às 14h, no Memorial de Arte e Resistência, com feira de economia criativa reunindo produtores locais. A concentração acontece às 15h30, na praça do Bar e Depósito do Alan, de onde parte o cortejo da Folia de Reis às 16h, seguindo em direção à horta do Memorial de Arte e Resistência.

Aberto ao público, o evento é gratuito e convida toda a família a vivenciar um momento de celebração cultural, da tradição e da memória.

Ainda em tempo – Regresso ao Sertão segue em cartaz

Quem quiser aproveitar o dia e seguir acompanhando a celebração da cultura popular, basta ir até o museu. Regresso ao Sertão fica em cartaz até julho de 2026, nas galerias 2 e 3, localizadas no 3º andar. Dedicada à desconstrução do imaginário do lugar comum que nos remete à comparação da região da Caatinga e do Semiárido, no nordeste do país, à realidade da Zona Oeste, ”Regresso ao Sertão” é pensada por uma equipe de curadoria atuante na Zona Oeste com diferentes perspectivas de um grupo de artistas ligados ao território. São mais de 200 peças, ao todo, contendo 60 obras de Bispo do Rosario e obras de artistas do entorno. 

A exposição tem sua pesquisa fundamentada e inspirada na obra ”O Sertão Carioca”, livro publicado em 1936 por Armando Magalhães Corrêa, onde retrata o cenário de um Rio de Janeiro rural registrado por heranças culturais, religiosas e paisagens campesinas do início daquele século. Corrêa detém-se sobre práticas agrícolas de uma Zona Oeste voltada para o cultivo da banana, a produção de carvão e outras atividades extrativistas da época. Englobando mais especificamente a Baixada de Jacarepaguá e as elevações do Maciço da Pedra Branca. Regresso ao Sertão celebra artistas da Zona Oeste e também tem entrada gratuita.

O Museu Bispo do Rosario é aberto ao público e os dias e horários para visitação são: de terça a sábado – das 9h às 17h – com entrada gratuita. A exposição Regresso ao Sertão é uma realização do Museu Bispo do Rosário, apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura – com o patrocínio do Itaú e da Rede D’OR.

SERVIÇO

Folia de Reis do Sertão Carioca
Data: 16 de JAN (SEX) 2026
Horário: A partir das 14h
Local: Memorial de Arte e Resistência – Museu Bispo do Rosário
End :: Avenida Marisa Letícia Lula da Silva, 4b, Colônia – Taquara/RJ
 Entrada: Gratuita

Related posts

‘Chaves – A Exposição’ no Via Parque lança programa de ingresso social com visitas gratuitas

Exposição de Bob Wolfenson no Museu do Amanhã apresenta imagens, aromas e sons da Floresta Amazônica

Exposição Rafael Pereira: A Cabeça de Zumbi, segunda individual do artista no espaço paulistano, abre a programação de 2026 da Galeria Estação