Início » Museu da Diversidade Sexual (MDS) promove ‘Semana Cassandra Rios’ em comemoração aos 90 anos da escritora

Museu da Diversidade Sexual (MDS) promove ‘Semana Cassandra Rios’ em comemoração aos 90 anos da escritora

A partir de 08 de outubro, o MDS relembra a obra e vida da escritora brasileira com eventos no Museu e em parceiros, todos com entrada gratuita

por Redação

Museu da Diversidade SexualCassandra Rios, pseudônimo de Odette Pérez Ríos, completaria 90 anos em outubro e para homenagear sua vida e obra, o Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove a “Semana Cassandra Rios”, com uma série de eventos para relembrar e apresentar a escritora ao público, a partir de 08 de outubro.

Cassandra foi uma escritora brasileira, escrevia ficção, mistério e principalmente sobre homossexualidade feminina e erotismo, sendo a primeira escritora a tratar do tema, quebrando um grande tabu nacional. Durante o período da Ditadura Militar teve muitos de seus trabalhos censurados.

No sábado, 8 de outubro, às 10h acontece o “Rolês e Territorialidades LGBTQIA+ no Centro de São Paulo – Especial Cassandra Rios” em que o Núcleo de Ação Educativa do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo convida o público a explorar lugares pelos quais Cassandra passou. As inscrições podem ser feitas online no site.

A programação especial continua no domingo (9), às 14h com o “Sarau e Encontro de Autoras”, que em parceria a Editora PEL, o encontro marcará lançamento do livro “Inesquecível”, de Débora Mestre. O sarau fará uma homenagem à autora Cassandra Rios com a leitura de trechos de sua obra, convidando o público a conhecer melhor a produção da escritora.

Em 15 de outubro, às 14h acontece a “Mesa Cassandra Rios” uma parceria do MDS com o Museu Bajubá. O encontro abordará os 90 anos do nascimento de Cassandra Rios, sua trajetória de Cassandra Rios e a exposição virtual realizada pelo Museu Bajubá. O evento terá a participação especial de Rita Colaço e Kyara Almeida.

Em sinergia com as ações promovidas pelo MDS na “Semana Cassandra Rios”, o Museu apoia eventos de parceiros, como o Museu Bajubá e o Arquivo Lésbico Brasileiro com objetivo de difundir ainda mais informações sobre a Cassandra Rios e seu trabalho.

O grupo Arquivo Lésbico Brasileiro promove no dia 11 de outubro, às 18h o “90 anos de Cassandra Rios”, na Livraria Tapera Taperá. No debate estarão presentes duas convidadas: Hannah Korich, lésbica, advogada, editora, escritora, diretora e co-roterista do documentário “Cassandra Rios – A safo de perdizes” (2013) e Bárbara Esmenia, atriz do Ybyrá Teatro das Oprimidas, poeta, arte-educadora, LGBTQIA+ e escritora.

Já em 14 de outubro, às 10h, acontece a abertura da exposição virtual “De menina da pastinha a uma das maiores escritoras do Brasil: Cassandra Rio faz 90 anos”, do Museu Bajubá que acontece 14 de outubro, às 10h, evento que conta com o apoio do MDS. A exposição foi planejada e criada para comemorar e celebrar os 90 anos de Cassandra Rios, autora paulistana, descendente de imigrantes espanhóis, nascida em 03 de outubro de 1932, que vendeu mais de um milhão de livros num Brasil com índices alarmantes de analfabetismo.

SERVIÇO

Museu da Diversidade Sexual

Endereço: Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô (Piso Mezanino)

Funcionamento: de terça à sexta-feira, das 10h às 18h.

Arquivo Lésbico Brasileiro – Encontro 90 anos de Cassandra Rios

Endereço: Livraria Tapera Taperá. Av. São Luís, 187 – Centro. Loja 29, 2º andar. São Paulo.

Museu Bajubá – Exposição “De menina da pastinha a uma das maiores escritoras do Brasil: Cassandra Rio faz 90 anos”

Site

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via