Museu de Arte do Rio passa a abrir nas segundas-feiras

MUSEU DE ARTE DO RIO - Foto: Beatriz Gimenes

O Museu de Arte do Rio promove mudanças no mês de aniversário da instituição. As alterações nos dias de funcionamento do MAR começam a valer na próxima segunda-feira, dia 17 de março. Agora, a instituição passa a funcionar às segundas-feiras e fechar às quartas. A mudança visa ampliar as opções culturais e incentivar um dia extra de visitação no roteiro turístico do Rio. Nas terças-feiras, a entrada no mais carioca dos museus se mantém gratuita.

O funcionamento do MAR é das 11h às 18h e a última entrada para visitação continuará às 17h. Atualmente o Museu de Arte do Rio possui sete exposições em cartaz: Funk – Um Grito de Ousadia e Liberdade, Brígida Baltar: Pontuações, Elisa Martins da Silveira, O dono do MAR, Atlântico Floresta, Zimar e Morrinho.

Serviço:

Museu de Arte do Rio – MAR

  • Praça Mauá, 5 – Rio de Janeiro/RJ
  • Fechado às quartas. Nos outros dias, aberto das 11h às 18h (última entrada às 17h)
  • R$ 20 (inteira) R$10 (meia) – às terças-feiras com entrada gratuita

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

 ”Para a OEI, o Museu de Arte do Rio (MAR) é um espaço fundamental que conecta a cultura carioca ao mundo, preservando e valorizando as expressões artísticas locais. Por meio de suas exposições e iniciativas educativas, o MAR não apenas promove o acesso à cultura, mas representa um convite ao diálogo e à pluralidade, algo de extrema importância para a coesão de nossa sociedade”, comenta Rodrigo Rossi, Diretor da OEI no Brasil. Em 2024, a OEI e o Instituto Arte Cidadania (IAC) celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o IAC passa a auxiliar na correalização da programação.

O MAR conta o Instituto Cultural Vale como mantenedor, com a Equinor e LATAM como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador Ouro.

Além de ter a Globo, a Machado Meyer Advogados, a Cescon Barrieu e Wilson Sons, como apoiadores. Também como parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio