Museu do Amanhã abre inscrições para a 6ª edição do programa ‘Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas’

por Jorge Rodrigues

De 1º a 14 de agosto, estão abertas as inscrições (link) para a 6ª edição do programa ‘Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas’, que se dedica a debater questões referentes ao lugar da mulher na sociedade e sua representatividade na ciência, a partir da discussão sobre as transformações climáticas no planeta. Realizado pelo Museu do Amanhã, com patrocínio da Engie, o projeto visa fomentar a valorização da equidade de gênero na ciência e o letramento em temáticas ambientais para o enfrentamento das Mudanças Climáticas em diálogo com a Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) – e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Após duas edições online, o programa volta a ser presencial com 40 vagas dedicadas exclusivamente para meninas de 10 a 16 anos, moradoras da cidade do Rio de Janeiro. O resultado da seleção será divulgado no final de agosto e os encontros acontecerão todos os sábados de setembro de 2023. Ao longo de todo o projeto, as meninas terão oportunidade de conhecer e conversar com mulheres cientistas, ativistas, professoras e educadoras que, mais do que compartilhar suas pesquisas e trajetórias, irão apresentar novas possibilidades de futuros à elas.

“O aumento da representatividade de mulheres na ciência tem um efeito catalisador no interesse das meninas em seguir carreira científica ou em áreas afins. Sabendo disso, o Museu do Amanhã, por meio de projetos como ‘Meninas de 10 anos’, pretende inspirar e empoderar as meninas, desde pequenas, colocando-as em contato com as temáticas deste universo”, destaca Bruna Baffa, Diretora Geral do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto teve seu pontapé inicial em 2017, quando o Museu do Amanhã, em parceria com a UNFPA – o Fundo de Populações das Nações Unidas – , realizou o Seminário “10 meninas na construção dos amanhãs”. O evento foi um desdobramento do relatório produzido pelo Fundo que apontava como, aos 10 anos de idade, a vida de meninas de todo o planeta é radicalmente transformada, sendo este o momento inicial de suas escolhas e trajetórias profissionais. Nesta ocasião, o Programa de Educação do Museu do Amanhã reuniu dez meninas com idades entre 9 e 12 anos, de diferentes bairros e classes do Rio de Janeiro, para pensar e debater o lugar da mulher e do feminino no nosso mundo. A repercussão positiva do Seminário, deu origem ao Projeto “Meninas de 10 anos”, uma aposta na potência do encontro entre meninas e mulheres com a finalidade de romper barreiras e estereótipos, e fomentar desde a infância, valores como sororidade, empatia, identificação e confiança.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via