Museu do Amanhã

Museu do Amanhã promove programação especial na Semana Nacional de Museus

De 17 a 21 de maio, o público poderá participar de atividades norteadas pelo tema ‘O poder dos museus’

por Redação

O Museu do Amanhã preparou uma programação inteiramente dedicada à 20ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Entre os dias 17 e 21 de maio, o público será convidado a participar de atividades que estimulam a reflexão e a troca de experiências. 

“O Museu do Amanhã preparou uma programação especial para a Semana de Museus trazendo para o centro de suas atividades temas como inclusão, acessibilidade, diversidade, convivência e sustentabilidade. Assim, buscamos fomentar com o público processos de escuta e construção de saberes, a partir de reflexões que terão como referência o tema da semana: o poder do museus”, conta Camila Oliveira, Coordenadora de Educação do Museu do Amanhã. 

Com patrocínio da Americanas, através da Lei de Incentivo à Cultura, Trilhar o Amanhã oferece, entre os dias 17 e 21 de maio, uma visita mediada pelos educadores do Museu do Amanhã pela exposição principal, com objetivo de aproximar o público da narrativa curatorial e investigar o poder dos museus. Nas mesmas datas, educadores do Museu do Amanhã convidam os visitantes para a atividade Cantos de Pindorama, quando o público poderá fazer uma investigação sobre as inúmeras contribuições dos idiomas pertencentes à família tupi-guarani e das línguas de matriz africana nas nomeações do território nacional. 

O Museu do Amanhã promoverá, no dia 18 de maio, a primeira edição do Entre Museus Acessíveis, programa de mobilização social e cultural com patrocínio da Fundação Engie, que convida pessoas com deficiência visual e a comunidade surda a ocuparem os museus e a cidade. Em uma mesma semana, os participantes podem conhecer o Museu do Amanhã e também o Museu da República. 

Além das atividades abertas ao público, o Museu do Amanhã também realizará uma atividade com escolas da região durante a Semana Nacional de Museus. O Rolê ODS vai estimular, de forma lúdica, adolescentes a investigarem como os diferentes atores sociais, equipamentos e instituições podem contribuir na defesa da biodiversidade. O projeto Rolê Sapiência ODS é apoiado pela Colgate através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

A Semana Nacional dos Museus visa mobilizar museus brasileiros, seus profissionais e suas comunidades em prol do compartilhamento de ações para o diálogo com seus mais variados públicos e territórios, fortalecendo e viabilizando estes espaços e democratizando o acesso. Em 2022, o tema escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) para orientar as proposições é: “O poder dos museus” que evidencia a dualidade existencial dessas instituições: a disrupção e potencialidade social transformadora em suas ações, bem como a capacidade em controlar, manter e impor determinados padrões.

Confira a programação aberta ao público:

Trilhar os Amanhãs

17 de maio (terça) a 21 de maio (sábado), em dois horários: às 11h e às 14h

A atividade tem duração estimada de 1h. Podem participar grupos de até 20 pessoas, sem necessidade de inscrição.

Cantos de Pindorama

17 de maio (terça) a 21 de maio (sábado), em dois horários: às 11h e às 14

Entre Museus Acessíveis

18 de maio (quarta), em horário a combinar.

As pessoas e instituições interessadas em realizar agendamentos para grupos a partir de 15 pessoas podem fazer a solicitação para esta e outras edições através do e-mail visitas@museudoamanha.org.br.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via