Museu do Jardim Botânico celebra o Dia Mundial da Fotografia com visita especial ao acervo histórico do JBRJ

No Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, o Museu do Jardim Botânico lança uma atividade inédita em parceria com a Divisão de Acervo e Memória do Jardim Botânico do Rio de Janeiro: a visita educativa “Museu, Acervo e Memória do JBRJ”.

A programação, que passará a ocorrer bimestralmente, combina um percurso mediado pelos espaços expositivos do Museu com uma visita à Reserva Técnica do JBRJ, apresentando ao público peças históricas e culturais que fazem parte da trajetória de mais de 200 anos da instituição. A atividade é gratuita e acontece das 14h às 16h.

A edição de estreia terá como fio condutor o Dia Mundial da Fotografia, destacando instalações compostas por imagens presentes nas exposições do Museu, como “Jardim de Histórias”. Em seguida, o Chefe da Divisão de Museu e Acervo, Raul Ribeiro, conduzirá o grupo pelo Galpão da Reserva Técnica, revelando parte do acervo fotográfico histórico do Jardim Botânico, que inclui álbuns, fotografias raras, negativos de vidro e flexíveis, além de câmeras antigas.

O roteiro também contempla instrumentos científicos, documentos de renomados botânicos como João Geraldo Kuhlmann e Graziela Maciel Barroso, pinturas, medalhas e objetos arqueológicos. Entre as peças em destaque está uma câmera fotográfica de viagem fabricada no início do século XX pela alemã Curt Bentzin, acompanhada de tripé e porta-negativo de vidro. O equipamento ilustra como a fotografia, antes da popularização dos filmes flexíveis, foi essencial para documentar e apoiar pesquisas científicas no Brasil.

Para Raul Ribeiro, a fotografia histórica é mais que um registro: “Ao integrar o discurso visual ao científico, as imagens do Acervo e Memória do JBRJ ajudaram a construir narrativas que legitimaram o conhecimento produzido na instituição. Foram estruturais para o processo de institucionalização da botânica no país e revelam como a imagem se consolidou como ferramenta de divulgação científica e preservação da memória”.

A visita é aberta ao público, com 15 vagas preenchidas por ordem de chegada. O ponto de encontro será a Sala de Acolhimento do Museu do Jardim Botânico.

O Museu do Jardim Botânico conta com patrocínio master da Shell Brasil e gestão do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Inaugurado em março de 2024, o espaço apresenta ao público, por meio de exposições, conteúdos interativos e programação cultural para todas as idades, o trabalho pioneiro do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro para o conhecimento e conservação da flora brasileira.

Serviço

Visita Educativa: Museu, Acervo e Memória do JBRJ
Data: Terça-feira, 19 de agosto
Horário: 14h às 16h
Local: Museu do Jardim Botânico e Galpão Acervo e Memória
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento do Museu
Público: Geral
Vagas: 15 (ordem de chegada)
Entrada: Gratuita

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio