Museu do Pontal recebe artistas da Zona Oeste em maio

Na programação do fim de semana, oficinas de ritmos populares com Keila Gomes e de noções de mágica com Marcos Griot

por Redação
Museu do Pontal recebe artistas da Zona Oeste em maio

Os artistas da Zona Oeste estão em destaque na programação do Museu do Pontal no mês de maio. No sábado, dia 3, às 16h, a professora e brincante Keila Gomes vai ensinar um pouco sobre os ritmos populares brasileiros, enaltecendo a sonoridade da Zona Oeste, tão marcada pela presença dos migrantes nordestinos. Os participantes desta oficina vão dançar e tocar ao som de maracatu, coco de roda e jongo.

No domingo, dia 4, às 16h, o mágico Marcos Griot, cria da favela do Antares, em Santa Cruz, vai ministrar uma oficina que ensina mágicas simples com objetos que todos têm em casa. O objetivo é encantar os pequenos com o mundo do ilusionismo.

Toda a programação do Museu do Pontal é gratuita.

O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico, e como patronos Repsol Sinopec Brasil, Ternium, Tenaris e Itaú, além da Prefeitura do Rio.

Confira a programação

02/05 – Sábado

16h – Aquilombarzo – Ritmos populares

Esta oficina, ministrada por Keila Gomes professora e brincante da cultura popular, apresenta, de forma lúdica e interativa, os ritmos brasileiros, com instrumentos tradicionais, brincadeiras, música e dança. Considerada o “Sertão Carioca”, a Zona Oeste do Rio de Janeiro é protagonista nesta oficina, trazendo à tona um pouco da sua história e revelando como ritmos como o Maracatu, o Jongo, o Coco de Roda e a Ciranda se fazem presentes no território e se entrelaçam com as vivências dos migrantes nordestinos, que chegaram à região a partir da década de 1960.

03/05 – Domingo

16h – Oficina de mágica com Marcos Griot

Oficina de mágica com objetos do dia a dia, criando histórias e memórias afetivas. Os participantes irão aprender números de mágicas simples, porém impactantes, com canetas, colheres, papéis, barbantes, moedas. A oficina de mágica, ministrada por Marcos Griot, vice-presidente do Instituto Marginow, é uma oficina para os participantes começarem a se interessar pelo universo do ilusionismo.

10/05 – Sábado

15h30m às 17h30m – Piquenique musical com show de Luis Carlinhos e convidados.

No seu repertório, Luis Carlinhos, músico da Barra da Tijuca, canta, além de músicas autorais, clássicos da MPB e as músicas do seu projeto infantil “Macatchula”. Haverá, ainda, atividades de recreação para as crianças.

E ainda: Atividades Fixas

Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h e às 11h.

Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular. Para bebês de 6 meses a 3 anos. Senhas distribuídas 45 minutos antes das sessões.

Visita Musicada – Sáb e dom – 11h e 15h. Visita pelo acervo do Museu. Os arte-educadores da instituição convidam os visitantes a uma viagem cultural, utilizando a música como elemento chave de condução do grupo pelo acervo.

Baú de brinquedos populares – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.

Exposições em cartaz

Atualmente, dez mostras estão em cartaz. Cobra Canoa – por Paulo Desana e Larissa Ye’Pa Jair Gabriel – Imagens da Intuição, inauguradas em abril de 2025 e que seguem até agosto.  José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau, que ocupa os jardins do museu com esculturas de grandes dimensões. Além das coletivas Novos Ares – Museu do Pontal reinventadoO Circo Chegou!Entre beiras e margens – Fogo, água, arBrincaresDevoçõesPoética da Criação e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições.

Museu do Pontal

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

Museu do Pontal – Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend