Música para os seus olhos: Instituto Cervantes de São Paulo promove mostra de documentários espanhóis no festival In-Edit Brasil 2025

O Instituto Cervantes de São Paulo convida os apaixonados por cinema, música e boas histórias para participarem da mostra Música para os seus olhos, que vai celebrar o talento de nomes icônicos da música espanhola durante o festival In-Edit Brasil 2025, com filmes gratuitos exibidos no Centro Cultural São Paulo.

A programação tem início no dia 13 de junho (sexta), às 19h30, com a exibição de “Revelando a Mario”. O documentário, dirigido por Simó Mateu, acompanha a trajetória do produtor musical Mario Pacheco, que transformou sua gravadora Nuevos Medios em uma das mais importantes da Espanha ao lançar artistas locais que revolucionaram o flamenco e ao acolher grandes nomes da música, como The Smiths e Joy Division.

No dia 14 (sábado), a programação tem início às 15h com “Fernanda y Bernarda”. Dirigido por Rocío Martín, o documentário destaca a carreira das irmãs espanholas Fernanda e Bernarda, grandes nomes do flamenco cigano, cujas vozes romperam as fronteiras da Espanha e conquistaram o público internacional. Até mesmo Camarón de la Isla, maior artista do gênero, sabia: em uma disputa de canto, ninguém superava as irmãs, que eram chamadas de Aretha Franklin e Billie Holiday da Andalucia.

Em seguida, às 17h, é a vez da exibição de “La Singla”. Com direção de Paloma Zapata, o documentário acompanha a ascensão de Antonia Singla, que terminou de forma misteriosa. Nascida surda em uma família cigana em Barcelona, ela alcançou fama internacional aos 17 anos, cativando o público com sua presença poderosa. Porém, no auge da fama, a artista desapareceu. O filme entrelaça o passado e o presente em uma fascinante exploração da dança como expressão de fúria e do legado de uma das maiores dançarinas de flamenco de todos os tempos.

A mostra se encerra no dia 15 (domingo), às 15h, com “Sexo, Maracas Y Chihuahuas”, de Diego Mas Trelles. O documentário faz um retrato da carreira do maestro, compositor e empresário catalão Xavier Cugat, um dos principais divulgadores da música afro-cubana e ibero-americana nos Estados Unidos. Personagem da era dourada de Hollywood, o artista conquistou quatro estrelas na Calçada da Fama e teve uma vida recheada de luxo, romances e excentricidades — rastros de uma trajetória pessoal e artística intensa, profícua e conturbada.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados 1h antes, na bilheteria do Centro Cultural São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas no site do festival e no Instagram do Instituto Cervantes de São Paulo.

Serviço – Música para os seus olhos no In-Edit Brasil 2025

Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo

Programação:

13/06 – 19h30: “Revelando a Mario”

14/06 – 15h: “Fernanda y Bernarda”

14/06 – 17h: “La Singla”

15/06 – 15h: “Sexo, Maracas Y Chihuahuas”

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países