A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) está promovendo uma série de atividades educacionais para alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro no mês de setembro. Nesta primeira quinzena, músicos de cordas (violino, viola e violoncelo) da OSB vão promover um intercâmbio com jovens da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, integrantes do projeto social do IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação, oferecendo aulas de instrumentos. O IBME é parceiro da OSB na promoção da educação musical no país e é responsável pelo projeto Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC), que oferece formação musical para alunos da rede pública estadual de ensino. Os jovens da OSJC terão ainda uma masterclass de regência, ministrada pela maestra Érica de Paula, concluindo a agenda de aprendizados. Em 1º de outubro, às 19h, haverá um concerto de integração, com a presença dos músicos da OSB e dos jovens da OSJC, no Teatro Carlos Gomes, Centro do Rio.
No dia 22, às 10h e às 14h, um quinteto de sopros vai visitar os alunos de duas escolas de ensino público estadual da cidade: a Escola Municipal Tiradentes, no Centro, e o Colégio Antônio Prado Junior, localizada na Praça da Bandeiras, Zona Norte do RJ, para realizar concertos didáticos – apresentações lúdicas e interativas nas quais os músicos compartilham curiosidades sobre os instrumentos e o universo orquestral, além de tocarem um repertório popular. As quadras das escolas vão se transformar em grandes palcos para a apresentação, que contará ainda com a participação dos músicos Alef Caetano (flauta), Jorge Postel (oboé), Igor Carvalho (clarinete), Simon Bechemin (fagote) e Eliézer Conrado (trompa).
Já o concerto final no Carlos Gomes trará o quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira formado pelos músicos Bogdan Hudzelaits (violino), Micael Machado (violino), Victor Botene (viola), Miguel Balloussier (violoncelo), e seus alunos da OSJC. O espetáculo contará também com uma apresentação de abertura do grupo Choro de Cordel, que interpreta arranjos de compositores nordestinos como Dominguinhos, Sivuca, Rossini Ferreira e Luiz Gonzaga, composições próprias e clássicos do choro, além de citar textos de cordelistas. As iniciativas fazem parte do Conexões Musicais, programa de educação musical da Fundação OSB, que tem patrocínio da empresa Transportadora Associada de Gás – TAG.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DA OSB:
DIA 1 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)
AULAS DE INSTRUMENTOS COM MÚSICOS DA OSB
Horário: 15h às 18h
Local: IBME (Praça Cristiano Ottoni, s/n, 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
DIA 9 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)
AULAS DE INSTRUMENTOS COM MÚSICOS DA OSB
Horário: 15h às 18h
Local: IBME (Praça Cristiano Ottoni, s/n, 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
DIA 10 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)
MASTERCLASS DE REGÊNCIA COM A MAESTRA ÉRICA DE PAULA
Horário: 10h às 12h
Local: IBME (Praça Cristiano Ottoni, s/n, 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
DIA 17 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)
AULAS DE INSTRUMENTOS COM MÚSICOS DA OSB
Horário: 15h às 16h20
Local: IBME (Praça Cristiano Ottoni, s/n, 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
ENSAIO DO QUARTETO DE CORDAS DA OSB + OSJC
Horário: 16h40 às 18h
Local: IBME (Praça Cristiano Ottoni, s/n, 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
DIA 22 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)
CONCERTO DIDÁTICO COM QUINTETO DE SOPROS DA OSB
Horário: 10h às 11h
Local: E. M. Tiradentes (Rua Visconde do Rio Branco, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
CONCERTO DIDÁTICO COM QUINTETO DE SOPROS DA OSB
Horário: 14h às 15h
Local: Colégio Estadual Antonio Prado Junior (Rua Mariz e Barros, 273, A, Praça da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ)
DIA 24 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)
AULAS DE INSTRUMENTOS COM MÚSICOS DA OSB
Horário: 15h às 16h20
Local: IBME (Praça Cristiano Ottoni, s/n, 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
ENSAIO DO QUARTETO DE CORDAS DA OSB + OSJC
Horário: 16h40 às 18h
Local: IBME (Praça Cristiano Ottoni, s/n, 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
DIA 1 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)
CONCERTO DE INTEGRAÇÃO DO QUARTETO DE CORDAS DA OSB + ORQUESTRA SINFÔNICA JUVENIL CARIOCA
Horário: 19h
Local: Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
PROGRAMA DO CONCERTO DE 1 DE OUTUBRO
Choro de Cordel
CHICO BUARQUE E JOÃO BOSCO – Sinhá (Arranjo: Choro de Cordel)
DOMINGUINHOS – Essa é Boa (Arranjo: Choro de Cordel)
MILTON NASCIMENTO – Vera Cruz (Arranjo: Choro de Cordel)
Quarteto de Cordas da OSB
WOLFGANG AMADEUS MOZART – Pequena Serenata Noturna
JOÃO DO VALE E JOSÉ CÂNDIDO – Carcará (Arranjo: Paulo Aragão e alunos do Conexões Musicais)
Quarteto de Cordas da OSB e Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
Regência: Maestro Carlos Sarria
ANTÔNIO CARLOS GOMES – Il Guarany (Abertura)
ARAM KHACHATURIAN – Adágio de Spartacus e Phrygia (do Balé Spartacus)
JOSÉ URSICINO DA SILVA – Suíte Nordestina
ALCEU VALENÇA – Anunciação (Arranjo: Mateus Araújo)
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 85 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o patrocínio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste, Núclea e Shell como Mantenedores Amazônia de seus projetos. Bermudes Advogados, Bradesco, Brookfield, CYMI, Instituto Cultural Vale, Globo, HIG Capital, ICATU, INFOTEC, Itaú – Redecard, JGP, Karoon Energy, Machado Meyer, Medlive, Moove, MRS Logística, Registro de Imóveis do Brasil, Safra, Sandech, TAG, Teatro Multiplan, Trench Rossi Watanabe e Veirano Advogados completam esta rede de patrocinadores que apoiam a instituição. Integram esta relação como Parceiros e Apoiadores: Bayum de Paiva e Andrade Advogados, BMA Advogados, Carpediem, CommonData, MRU, MXM e Pitmen.
Saiba mais em
A ORQUESTRA SINFÔNICA JUVENIL CARIOCA
Com regência do maestro Carlos Sarria, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca é composta por alunos das redes públicas de educação, que passam por um amplo programa de educação e formação musical, muitos já em universidades. Desde 2017, jovens estudantes das mais diversas regiões do Rio de Janeiro encontram na OSJC meios para a construção de uma mudança social, que possibilita resultados duradouros para os estudantes, suas famílias e toda a sociedade.
A OSJC é resultado de um amplo processo de transformação social para crianças e jovens, que encontram na música e nos espaços de vivências culturais, o estímulo ao protagonismo e à autonomia, em uma formação humanística, cidadã e profissional.
O CHORO DE CORDEL
Formado no Rio de Janeiro, o grupo “Choro de Cordel” coloca a rabeca como protagonista em uma formação clássica de choro, os chamados regionais. Com forte presença nas festas populares, especialmente no forró, no côco e no cavalo-marinho pernambucano, a rabeca se alia aos instrumentos tradicionais das rodas de choro — flauta transversa, violão de 7 cordas e pandeiro — em arranjos inovadores.
O grupo interpreta arranjos de compositores nordestinos como Dominguinhos, Sivuca, Rossini Ferreira e Luiz Gonzaga, além de composições próprias e clássicos do choro. Em suas apresentações, o grupo também cita textos de cordelistas, trazendo mais uma camada de riqueza cultural ao espetáculo. As apresentações se destacam pela sonoridade única proporcionada pela diversidade instrumental e pelo virtuosismo de seus integrantes, oferecendo um espetáculo alegre e acessível para o público de todas as idades.
A TAG:
A companhia detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás do país, com mais de 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de dez estados brasileiros. São cerca de 3.700 km na região costeira do Brasil – nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro –, e outros 800 km no Amazonas.
No Rio Grande do Norte, a TAG tem cerca de 400 km de gasodutos em operação que atendem a distribuidora local, a Potigás, e empresas do setor de Óleo e Gás (O&G), assim alcançando indústrias e térmicas locais; e, no Sergipe, são mais de 370 km de gasodutos, atendendo a distribuidora, SERGAS, e térmicas, assim chegando a indústrias da região.
Tem como acionistas a ENGIE, com 50% de participação, importante player na transição energética global, com o propósito de acelerar a transição para uma economia neutra em carbono e que, no Brasil, é líder em energia 100% renovável, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Os demais 50% pertencem ao CDPQ, grupo de investimentos global com forte atuação no Brasil.
Site: https://ntag.com.br/
O MINISTÉRIO:
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
