Homens de Fortuna, da somali Nadifa Mohamed – também autora de Menino Mamba-Negra –, agora disponível no Brasil pelo selo Tordesilhas, é uma obra finalista do Booker Prize que recria a história de Mahmood Mattan. Ele foi injustamente condenado por homicídio na década de 1950 e apenas em 2022 a polícia britânica fez um pedido oficial de desculpas.
Leia também > Livro de estreia de Françoise Sagan é resgatado pela Editora Bertrand
O cenário desta narrativa é Cardiff, País de Gales, 1952. O jovem marinheiro sofre com a acusação de um crime que não cometeu: o assassinato brutal da comerciante Violet Volacki. Pai de três filhos, ele assegura a própria inocência e acredita fielmente na justiça britânica.
Na trama criada pela autora, Mahmood pensa que consegue ignorar o fato de todos os dedos estarem apontados para si, afinal, sabe que é apostador, um ladrãozinho, mas não assassino. No entanto, conforme o julgamento se aproxima, as perspectivas de Mattan diminuem e ele se vê diante de uma investigação deficiente, um sistema judicial implacável e do preconceito racial arraigado que permeia o processo.
Com uma escrita que mergulha na humanidade, Nadifa Mohamed transporta o leitor para as sensações dos personagens, desde as roupas usadas, até o jeito de caminhar pelas ruas e as emoções vivenciadas. De forma contundente, ela utiliza a narrativa ficcional para retratar temas reais como o racismo e a injustiça.
O inspetor Powell organiza seus pensamentos: Mattan é mais indisciplinado do que esperava, um verdadeiro patife sem nenhum respeito pela lei, um negro ambicioso sem residência fixa. […] Esse deve ter se tornado mais ousado depois das penas brandas que recebeu no passado; […] Um sujeito perigoso, mas agora incapaz de sustentar suas mentiras. Um caso bom e sólido.
(Homens de Fortuna, p. 105)
Homens de Fortuna funciona como uma restituição da justiça em prosa. À sombra da ameaça de enforcamento, o protagonista percebe que a pureza da verdade pode não ser suficiente para garantir a absolvição. Este relato angustiante de uma justiça falha lança luz sobre os cantos mais obscuros da natureza humana e do sistema jurídico.
Título: Homens de Fortuna
Autora: Nadifa Mohamed
Tradução: Marina Vargas
Editora: Tordesilhas
ISBN: 978-65-5568-072-0
Páginas: 360
Preço: 88,90
Onde comprar: Amazon
* Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa.