“Não corre, menino!” estreia no Sesc Tijuca e aborda violência policias sobre corpos pretos no Brasil

Reconstituindo vivências dolorosas através da arte, gerando reflexão e almejando mudanças. Assim nasceu “Não corre, menino!”, espetáculo autoral da Cia Nosso Olhar (SC) com dramaturgia e atuação de Leandro Batz. Dirigido por NatalyDelacour e com co-direção de Wallace Almeida, a peça estreia dia 05 de setembro às 19h no Teatro II do SESC Tijuca, contemplada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024, cumprindo temporada no local até o dia 29 de setembro. A montagem conta a história de Eduardo da Silva Santos, menino negro de 11 anos que foi alvo de uma bala perdida. Trazendo à tona a reflexão sobre o racismo contra os corpos negros no Brasil, país onde a cada 12 minutos uma pessoa negra é assassinada, o monólogo nos leva a acompanhar a rotina de uma criança negra que tem sua vida rabiscada pela violência policial – e chama atenção especialmente para a violência contra as crianças negras e periféricas.

A história é marcada pela luta pela sobrevivência, identidade racial e social, mas também é a história de uma criança e a sua relação com a família onde, apesar da vida simples e sem luxo, existia amor. Quando o personagem Eduardo se torna um alvo, ele se lembra do pai, que era músico – uma homenagem a Evaldo, músico negro que durante um passeio com a família em 2019, foi alvejado por 257 tiros de fuzil do Exército Brasileiro, tendo seu carro atingido por 62 disparos, e morreu na hora. E, mesmo que o personagem, uma criança, não tenha um pensamento engajado politicamente, ele fez uma das coisas mais importantes a serem feitas: Eduardo canta o amor. “E isso também é fundamental, essa é a parte da obra que gostaríamos que não fosse apenas ficção”, pondera a diretora Nataly.

A dramaturgia nasceu em 2020, em plena pandemia, através de um exercício de escrita da Cia Nosso Olhar sobre a infância negra. No auge da pandemia, enfrentando dificuldades para ensaiar o espetáculo, o texto foi montado através de ensaios remotos. “Nós enfrentamos tantas dificuldades para ensaiar, que meu pai, Telio Batista, construiu uma sala de teatro no quintal de casa para que pudéssemos trabalhar nesse espetáculo. Nós batizamos essa sala de Espaço Télio B, fica no Morro da Mariquinha, em Florianópolis. Em fevereiro de 2021, estreamos de forma virtual no Festival Felino Preta (SP)”, relembra Leandro, cujo processo para escrever esta narrativa foi lembrar de um ato truculento que a polícia militar de Florianópolis produziu com um de seus irmãos.

“Num sábado de manhã, fazíamos compras eu, meu irmão, minha mãe e uma tia. Precisávamos ligar pro meu pai em um telefone público (orelhão), e eu e meu irmão corremos em direção ao telefone. Uma viatura da polícia militar apareceu no meio do calçadão e jogou o carro em direção ao meu irmão, que foi jogado com os braços abertos em cima do capô do carro tendo uma arma apontada pra sua cabeça. Mediante os gritos desesperados de minha mãe e minha tia, os policiais alegaram que uma pessoa de amarelo havia roubado uma loja. Meu irmão, uma criança negra de 12 anos, vestia um casaco da mesma cor. Para a polícia militar brasileira, menino preto correndo é bandido”, rememora.

Essa lembrança, misturada com a quantidade de pessoas negras assassinadas em plena pandemia, foi o estopim para a escrita do texto, que se tornou uma peça teatral no mesmo ano em que foi escrita. O solo já foi assistido por mais de 4.000 pessoas no Brasil e no exterior, tendo participado de diversos festivais nacionais e internacionais. A montagem recebeu o Prêmio Aldir Blanc (2021) e Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (2022), sendo ainda um dos 10 espetáculos catarinenses selecionados para catálogo da Quadrienal de Praga, o maior evento dedicado à arte da cenografia no mundo. Embora seja uma obra dolorosa, a montagem também é uma peça de esperança, de futuros possíveis.

“Esta é uma obra que traz consigo a denúncia contra o racismo estrutural, e também uma forma de mostrar que estamos aqui e lutamos por futuros melhores para a negritude brasileira. No Brasil tem-se a consciência do genocídio negro no Rio e em São Paulo, mas existe uma invisibilidade dos corpos negros no sul do país – que enfrentam os mesmos problemas. É impossível sermos artistas negros e negras e não denunciarmos estas formas de violência nos lugares em que expressamos nossa arte e nossa forma de ver o mundo. Esperamos contribuir para o debate acerca de como o racismo se estrutura no nosso país, e incitar ainda mais a reflexão de que a ‘bala perdida’ é, na verdade, uma forma de minimizar o projeto colonial que segue se expressando em todo o país”, finaliza Leandro.

FICHA TÉCNICA:

  • Direção Geral e Produção: Nataly Delacour
  • Dramaturgia e Atuação: Leandro Batz
  • Co-direção e Iluminador: Wallace Almeida
  • Direção de Arte: Kamila Maria
  • Desenho de Luz: Gabriel Guedert
  • Técnico de Som e Projeção: Gerson Gonçalves
  • Assistentes de Produção: Felipe Batista e Gisele Farias
  • Fotógrafo: Mauricio Garcias
  • Intérprete em Libras: Joanna Tiepo
  • Designer: Bruno Ruthe
  • Produção Local: MS Arte e Cultura | Aline Mohamad e Larissa Coelho
  • Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Comunicação
  • Realização: Sesc Pulsar e Cia Nosso Olhar

SERVIÇO:

  • Temporada: 05 a 29 de setembro de 2024
  • Horário: Quinta-feira a sábado, 19h; Domingos, às 18h
  • Ingressos: R$ 7,50 (associado do Sesc), R$ 15 (meia-entrada), R$ 30 (inteira), Gratuito (PCG)​
  • Local: Teatro II do SESC Tijuca
  • Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca – Rio de Janeiro
  • Tel.: (21) 4020-2101
  • Bilheteria – Horário de funcionamento:
  • Terça a sexta – de 7h às 19h30;
  • Sábados – de 9h às 19h
  • Domingos – de 9h às 18h.
  • Classificação Indicativa: 12 anos
  • Duração: 45 minutos
  • Instagram: @cianossoolhar

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