Lucília de Assis protagoniza monólogo de humor e poesia com direção de Bianca Byinghton.
Em curtíssima temporada, espetáculo será apresentado nos dias 17, 18 e 19 de março, sexta, sábado e domingo, às 19h.
Indicado ao prêmio Shell pela dramaturgia, “Não Peça” é um espetáculo solo da atriz e autora Lucília de Assis. Em cena, Jandira, uma funcionária do teatro, que se divide entre faxineira, bilheteira e baleira, é convocada na última hora para uma nova função: segurar o público de uma peça cujo elenco está preso em um engarrafamento. Sem qualquer preparo, mas com inusitado carisma e humor, ela decide contar sua própria história. Dirigida por Bianca Byinghton, a peça faz parte da programação do Mês da Mulher no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro, com sessões nos dias 17, 18 e 19 de março, sexta, sábado e domingo, às 19h.
Com muito humor e poesia, o espetáculo traz à cena Jandira, funcionária humilde e obediente da casa de espetáculos, que só sobe aos palcos mesmo para varrer. De repente, frente a um imprevisto, ela é convocada para ocupar a linha de frente e entreter o público. Ela então decide contar suas próprias histórias, desde a infância pobre em Cantochão, no Estado de Calamidade, até sua vida nos bastidores do teatro. “Nem toda vida daria um filme. Mas aqui, a vida da funcionária Jandira, com certeza, acaba dando uma peça. Ou melhor, uma NÃO PEÇA”, sintetiza Lucília.
A difícil história de Jandira, aliada à ficção e à realidade de tudo o que acontece nesse espaço teatral passa a constituir o repertório existencial da mulher, que conhece o teatro em sua intimidade. “A peça lida com as verdades como ficções do racional e as ficções como verdades do ‘imaginal’”, reflete Lucília. “Jandira veio menina do barro seco direto para a caixa preta de um teatro, sem escalas. Analfabeta, aprendeu a ler com os textos das peças. Seu universo não é mundano, disperso, superficial. Tudo para ela é existencial. Jandira é a encarnação da visão de mundo de Lucília de Assis, transbordante de humor e poesia”, finaliza a diretora Bianca Byinghton.
SINOPSE
Indicado ao prêmio Shell pela dramaturgia, NÃO PEÇA é um espetáculo solo da atriz e autora Lucília de Assis. Com muito humor e poesia, a peça traz as histórias de Jandira, que ainda menina veio da cidadezinha do Cantochão, no Estado de Calamidade, para morar nos fundos de um teatro. Ali acumula as funções de faxineira, bilheteira e baleira. Um dia o elenco do espetáculo em cartaz fica preso num engarrafamento e Jandira recebe mais uma ordem: segurar o público até a chegada dos atores. O momento adverso obriga a funcionária a entreter a plateia e, como efeito do inesperado acontecimento, Jandira acaba recebendo seus primeiros e, quem sabe, últimos aplausos.
LUCÍLIA DE ASSIS
Jornalista, atriz e roteirista. Indicada ao prêmio Shell pelo texto do espetáculo “Não Peça”. Junto com Alexandre Dacosta, criou a “Dupla-Sucesso Claymara Borges & Heurico Fidélis”, com quem gravou como cantora e compositora o CD “Cascata de Sucessos”. Desde 1998, faz parte do grupo de humor O Grelo Falante. Com o Grelo lançou os livros “Tapa de humor não dói – A hora e a vez das mulheres gozarem”, pela Editora Objetiva; e “Tomaladacá – O grande livro das relações”, “Livro de Bolsa – Minutos de ignorância” e “Coisa de Mulher”, pela Editora Imago; criou e redigiu “Garotas do Programa”, para a TV Globo. Roteirizou e atuou no filme “Coisa de Mulher”. Escreveu e dirigiu a peça “Mau Humor”. Atuou e produziu a peça “Antessala”, com direção de Guida Vianna. De 2012 a 2017, redigiu e apresentou o programa ao vivo O Grelo Falante, na Rádio Roquete-Pinto, 94.1 FM.
FICHA TÉCNICA
- Texto e atuação: LUCÍLIA DE ASSIS
- Direção: BIANCA BYINGTON
- Diretora de Produção: MARIA SIMAN
- Produção Executiva: NATÁLIA SAMBRINI
- Assistente de direção: PEDRO PEDRUZZI
- Figurino: DORA DE ASSIS
- Programador Visual: ALEXANDRE DACOSTA
- Assessoria de imprensa: JÚNIA AZEVEDO – Escrita Comunicação
- Realização: Lucília de Assis e Primeira Página Produções
SERVIÇO
- Espetáculo teatral
- “Não peça”
- Dramaturgia: Lucília de Assis
- Direção: Bianca Byinghton
- Com: Lucília de Assis
- Dias: 17, 18 e 19 de março – sexta, sábado e domingo
- Hora: 19h
- Ingressos: R$ 50,00
- Local: Centro Cultura da Justiça Federal
- End.: Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro
- Classificação etária: 10 anos
- https://www.facebook.com/naopeca