Natal Mágico nas favelas do Rio: Papai Noel negro encanta cerca de mil crianças em eventos da ONG Favela Mundo

A ONG Favela Mundo promoveu momentos de alegria, inclusão e representatividade para cerca de mil crianças em duas comunidades do Rio de Janeiro durante a edição 2024 do Natal Mágico. As celebrações aconteceram nesta segunda-feira (2/12), no Caju; e na sexta-feira (29/11), na Cidade de Deus, reforçando o compromisso da organização com a valorização cultural e o incentivo à leitura.

Na sexta-feira, o evento teve como cenário a Escola Municipal Joaquim Fontes, na Cidade de Deus. O destaque ficou por conta da presença do ator, diretor e escritor Rodrigo França, que encarnou o Papai Noel negro pelo sétimo ano consecutivo. Durante a ação, Rodrigo distribuiu livros de autores brasileiros, despertando a imaginação infantil com narrativas que promovem a diversidade.

“São sete anos sendo Papai Noel pela Favela Mundo. É sempre uma emoção muito diferente, mas o que se assemelha é que volto a ser criança, aquele menino que não via um Papai Noel negro. Eu sei quanto isso representa para cada criança, no imaginário. As crianças alisam o cabelo, percebem a textura, que é a mesma do pai, do avô, do tio, a mesma textura do cabelo delas. Isso é mágico,” afirmou Rodrigo.

O segundo dia de festividades foi realizado no Ciep Henfil, no Caju. Desta vez, o ator e cantor Lucas da Purificação assumiu o papel de Papai Noel. Lucas também distribuiu livros de autores nacionais e destacou a relevância do evento

“Estou muito feliz de participar desse momento. O evento evidencia o quanto a representatividade é importante para os nossos pequenos”, afirmou o ator, que atualmente interpreta Jair Rodrigues no musical Tom Jobim.

Com iniciativas como o Natal Mágico, a Favela Mundo celebra o fim de ano e promove reflexão e empoderamento, fortalecendo os laços comunitários e a construção de um imaginário mais inclusivo e diverso para as novas gerações.

Favela Mundo

A Favela Mundo, reconhecida por seu trabalho social e educativo em comunidades do Rio de Janeiro, tem promovido o acesso à cultura e educação para milhares de jovens ao longo de 14 anos de história. A organização desenvolve atividades que ajudam a alcançar cinco metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, entre elas, educação de qualidade e redução das desigualdades.

Conheça o Instagram da ONG Favela Mundo

Acesse o site da ONG Favela Mundo

Related posts

Lançamento de “Mulheres nas Finanças, Volume 2” em setembro, em São Paulo

ONG Favela Mundo celebra aniversário de 15 anos com diversas atividades culturais e mutirão de vagas para cursos gratuitos

Arte pública ocupa escolas do Rio e de Niterói com oficinas culturais