A campanha Natal Solidário 2025 da Oncomed e da PróOnco Mulher arrecadou mais de 500 latas e pacotes de leite em pó nas unidades das duas clínicas de Niterói referência em oncologia no Grande Rio. As doações foram entregues no último dia 23/12 à Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, ONG que funciona em Botafogo, no Rio de Janeiro. A presidente da instituição, Sandra Nóbrega, agradeceu a ajuda que classificou como uma “relação de amor e solidariedade”.
“O mundo está precisando muito deste tipo de comportamento humano, com cada um fazendo a sua parte, pois está cada dia mais difícil mantermos os serviços assistenciais. Esta doação chegou em muito boa hora. Só temos que agradecer à Oncomed, que vem se tornando mais uma parceira nossa”, disse Sandra Nóbrega.

Colaboradora da Oncomed fez a entrega à Casa de Apoio à Criança com Câncer
Histórico da campanha – Esta é a décima edição do Natal Solidário que a Oncomed começou com a distribuição de cestas básicas na ação que logo ganhou a participação de colaboradores. Aos poucos, a campanha cresceu e em 2023 foi estendida aos pacientes, resultando em 200 bolsas natalinas. Em 2024 o projeto passou a contar com a parceria da PróOnco Mulher e arrecadou brinquedos doados a duas instituições de Niterói.
Este ano as duas clínicas decidiram contemplar uma unidade de assistência oncológica a crianças, optando pela Casa de Apoio que fica em Botafogo. O bairro é o mesmo onde a Oncomed iniciou em 2021 o atendimento ambulatorial de oncologia pediátrica, e é até hoje a única instituição da rede privada em todo o estado do Rio a oferecer este tipo de serviço.
ONG precisa de ajuda para manter assistência
A Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa é uma ONG que há 25 anos acolhe e assiste crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas. São pacientes de famílias de baixa renda de outros municípios e estados, que dependem de tratamento em clínicas do Rio e precisam ter uma base para ficar por dias e mesmo meses. A casa providencia alimentação, hospedagem, apoio psicológico, medicamentos, exames e o transporte para as unidades de tratamento, mantida por doações, campanhas e o trabalho de voluntários.
Até seis meses atrás a instituição funcionava no Estácio em prédio próprio que foi comprometido por cupins e condenado, obrigando a mudança para o imóvel alugado na Rua Professor Alfredo Gomes, 32, em Botafogo. Na antiga sede, a capacidade de acolhimento chegava a 120 famílias, mas como o prédio atual é bem menor, o atendimento está limitado a 76 famílias.
“Precisamos muito de ajuda para mantermos as assistências fundamentais para famílias que vêm de longe. Colocamos a nossa sede do Estácio à venda para comprarmos outro imóvel, o que nos livraria dos custos com o aluguel e permitiria aumentarmos a nossa capacidade de atendimento”, diz Sandra Nóbrega, disponibilizando o número (21) 98463-3568 para os interessados em conhecer e colaborar com a instituição.
