Natthália Gonçalves protagoniza Toda Inocência Será Castigada, adaptação da obra de Nelson Rodrigues para jovens

Atriz com papéis em O Tempo Não Para (2018) e Gênesis (2020), Natthália Gonçalves interpreta quatro personagens em Toda Inocência Será Castigada. Com direção de Renata Tabelem e um elenco composto por quase 30 atores, o espetáculo — definido como intenso, provocador e muito atual — estreia neste fim de semana, 20 e 21 de dezembro, no Rio de Janeiro, no Teatro Tablado.

A proposta é apresentar a obra de Nelson Rodrigues aos jovens sob uma nova perspectiva, a partir de fragmentos de diferentes peças, na qual o público é convidado a testemunhar dramas familiares, ciúmes súbitos, amores confusos e promessas quebradas, onde cada gesto revela um segredo e, acima de tudo, “a vida é mostrada como ela é”.

“Remontar Nelson Rodrigues hoje é assumir uma grande responsabilidade, porque estamos falando de um autor que nunca foi ‘confortável’, nem em sua época, nem agora. O maior desafio é atualizar seu olhar, suas ideias e cenas sem esvaziar a força do texto.  Tivemos o cuidado de preservar a essência de suas peças — os conflitos morais, os desejos reprimidos e as contradições humanas —, mas de uma forma diferente”, antecipa Natthália.

Em cena, a atriz dá vida à Geni, de Toda Nudez Será Castigada; a Aurora, de Sete Gatinhos; a Nair, de Perdoa-me por me Traíres e a Guida, de A Serpente.  Para a intérprete, o primeiro desafio foi buscar o entendimento sobre as camadas emocionais e as contradições de cada uma dessas mulheres.

Na prática, ela revela que o processo de composição é fruto de uma extensa pesquisa, escuta e experimentação em ensaio, já que transitar entre papéis tão diferentes exige precisão, entrega e consciência corporal e emocional. “Esse trabalho tem sido fundamental para o meu crescimento como atriz, ampliando meu entendimento sobre a complexidade das personagens femininas de Nelson Rodrigues e muito mais”, avalia.

Retrato da sociedade

Temas recorrentes na obra do autor, hipocrisia social, violência, sexo e erotismo foram integrados ao enredo de Toda Inocência Será Castigada. Contudo, por conta da faixa etária do público-alvo, Natthália antecipa que, apesar da preocupação em preservar a essência do dramaturgo, algumas situações foram suavizadas pelos roteiristas.

“Algumas cenas são mais densas — e, particularmente, difíceis de fazer, porém, eu me sinto confortável justamente por conta do processo coletivo. Houve muita conversa, muito respeito e cuidado entre todos. O entrosamento com os colegas de cena é fundamental para que essas situações sejam tratadas com responsabilidade, sensibilidade e verdade cênica”, admite a intérprete.

Por último, ela faz questão de reforçar o convite para que o público prestigie as sessões de Toda Inocência Será Castigada. “Até mesmo quem já conhece a obra vai se surpreender justamente por essa abordagem mais fragmentada e juvenil, que revela como a dramaturgia rodrigueana continua atual e provocadora, mesmo atravessando gerações. É revisitar clássicos com um novo olhar e ainda uma ótima oportunidade para prestigiar o trabalho de jovens atores”, celebra.

 

Serviço

Toda Inocência Será Castigada

Dias: 20/12 às 19h e 21/12 às 20h

Ingressos: R$ 60, à venda na bilheteria

Local: Teatro O Tablado

Avenida Lineu de Paula Machado, 795, Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Mais Informações: Instagram @todainocenciaseracastigada

Related posts

Grupo Qualité prepara o Magical Dance Tour 2026, intercâmbio internacional de dança em Orlando

Espetáculo ‘Lady Tempestade’, com Andrea Beltrão, abre as comemorações dos 60 anos do Teatro Casa Grande em 2026

Dois Patrões é a versão atualizada e brasileira da comédia que mudou a história das comédias