5
Membro titular da Sociede Brasileira de Neurocirurgia, ex-presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro e membro da câmara técnica de neurocirurgia do CREMERJ-Rio, o neurocirurgião Orlando Maia assumirá a 90° cadeira da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura- ABRASCI. O médico ministrou mais de 250 aulas, conferências e trabalhos, tem mais de 93 artigos publicados e realizou cerca de 17 mil procedimentos. Seu Patrono é o neurocientista Ivan Izquierdo, o argentino naturalizado brasileiro que morreu de pneumonia em 2021, aos 84 anos, dos quais dedicou boa parte ao estudo do cérebro humano, em especial sobre estruturas e funções da memória.
A Instituição ABRASCI foi fundada em 1910 e tem como princípio valorizar, promover e divulgar os valores morais e intelectuais das pessoas que colaboram de alguma forma com o progresso do Brasil. Afirmando as atitudes e a influência cultural, política e profissional dos cidadãos, e concedendo-os reconhecimento nacional e internacional tornando essas pessoas imortais na Academia. “Me sinto honrado, depois de 28 anos de carreira, de receber esse título tão importante, recebido por grandes nomes da ciência”, relata Dr Orlando.
O médico também sera homenageado com o título Doutor Honoris Causa em Neurocirurgia, pela Universidade Saberes, Corporativa e de Educação da Capital, (Uniscecap), em Brasília, neste sábado, 17/08.
A honraria proposta é feita por meio de um Conselho Superior formado por professores de cada área da faculdade. Fundada em 1999, a Uniscecap é uma instituição presente nas cinco regiões do Brasil e com sete faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).
O Título de Doutor Honoris Causa é concedido a brasileiros que trabalham e visam tornar melhor a humanidade. Entre as personalidades que já foram agraciadas com o Título de Doutor Honoris Causa da Uniscecap estão o ex-senador Cristovam Buarque, o advogado Raul Canal e a desenhista e artista Ingrid Von Steurer Zavarezzi.
Bibliografia
O médico, neurocirurgião e endovascular, Orlando Maia, é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), da Câmara Técnica de Neurocirurgia do Rio de Janeiro, da World Federation in Neuroradiology, da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia e da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista. Foi Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) e do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Foi presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro (2018-2021). Possui MBA em Gestão Pública, além de Residência em Neurocirurgia no HFAG e Residência em Neurorradiologia Intervencionista no Hospital da Beneficência Portuguesa – RJ. Foi coordenador do Departamento de Imagem e Neurocirurgia Endovascular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Hoje ele é e Diretor Médico da rede Interneuro e Chefe do Serviço de Neurocirurgia e Endovascular no Hospital Santa Tereza, em Petrópolis.